Roberto Baia

11 de dezembro de 2016

Sob investigação

A Prefeitura de Cajueiro, que tem como gestora Lucila Toledo, está sendo alvo de investigação da Promotoria de Justiça da cidade. A investigação é para apurar supostas doações de terrenos públicos. Lucila é esposa do Sérgio Toledo, membro de Tribunal de Contas de Alagoas, e mãe do deputado estadual Bruno Toledo, suas supostas doações de terrenos foram denunciadas pelo prefeito eleito, Palmery Neto.

 

Ato ilegal

Palmery afirma que a Prefeitura distribuição dos terrenos localizados ao lado do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Cajueiro. O que torna a suposta doação ilegal é o fato de segundo a promotoria, existir uma resolução da Procuradoria Geral da República que orienta os municípios a se absterem de promover doações de bem público até o final do presente mandato.

 

Pediu informações

 

Através de uma portaria, publicada na edição da última sexta-feira (09) do Diário Oficial do Estado e de ofícios enviados ao executivo, a promotoria de justiça pediu que a prefeitura preste informações e apresente os documentos sobre as denúncias. Quem também denunciou o ato, através de comunicação verbal, foi o presidente do Sindicato dos Taxistas do Vale do Paraíba, ele relatou que houve doação de terreno pertencente à União, realizado pela prefeitura por meio da Lei Municipal nº 739/2016.

 

 

Proibida licitação

 

Com informações da assessoria de comunicação do Ministério Público: O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) expediu a Recomendação nº 02/16 à Prefeitura de Igreja Nova para que o prefeito não realize procedimento licitatório neste final do mandato.

 

Exceção

 

A exceção seria apenas para aquisição de bens e serviços destinados a atender necessidades comprovadamente urgentes. O documento foi formulado porque a Promotoria recebeu informações de que o Executivo se preparava para promover uma licitação no apagar das luzes de 2016.

 

 

 

Cadastro

Um grupo de catadores levou até eles uma lista com 152 nomes para cadastro em uma cooperativa, a fim de se formalizarem de acordo com a lei.

“Vamos ajudá-los na formação dessa cooperativa, com estatuto, e definindo para eles um endereço, além de arrumar um local para a triagem do material deles. A gestão da prefeita Célia Rocha será concluída no próximo dia 31, mas estaremos juntos nessa caminhada”, garante Ivens Leão.

 

Nota Oficial

 

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou uma Nota Oficial onde informa à população que não há nenhuma iniciativa por parte do órgão em desabilitar o serviço de oncologia do Hospital Afra Barbosa. Informa também que qualquer notícia com esse conteúdo é caluniosa.

Explicou, ainda, que o contrato firmado, há alguns meses, entre a secretaria e a unidade hospitalar, prevê o cumprimento de vários procedimentos na área de saúde, rigorosamente monitorados pelos órgãos fiscalizadores do setor, tendo em vista a necessidade de que os mesmos sejam ofertados integralmente aos pacientes em tratamento.

 

Prejuízos

Ainda segundo a Nota Oficial, o hospital não está cumprindo a meta acordada no convênio, o que tem causado prejuízos aos usuários.

A Secretaria de Saúde reafirma o compromisso com a oferta de atendimento humanizado e com qualidade, buscando sempre alternativas de diálogo com todos os prestadores de serviços.

 

Buscando solução

Concluiu afirmando que “dessa forma, todos os esforços para a solução desse problema estão sendo mantidos entre o município, governo do Estado e a direção do Hospital Afra Barbosa, no sentido que os serviços pactuados pelo estabelecimento de saúde sejam cumpridos integralmente e que a população não volte a ser penalizada”. 

 

… Criada em 1956 pelo suíço-francês René Bertholet e comandada por agricultores familiares, a Cooperativa Pindorama chega, neste mês de dezembro, ao seu sexagésimo ano de atividades, alcançando posto de modelo de economia solidária e autogestão.

 

… Para comemorar, sua direção irá promover uma série de ações a começar por um café da manhã na próxima terça-feira (13), no Restaurante Picuí, em Maceió, a partir das 8h.

 

… O evento irá receber parceiros, clientes e representantes que revendem produtos fabricados pela marca, além de autoridades de Alagoas. Na oportunidade, a Pindorama também irá lançar mais dois produtos: o coco ralado úmido e seu novo leite de coco  – ‘Dicoco’. “É com grande satisfação que iremos receber parceiros que contribuíram para construção da Cooperativa Pindorama e automaticamente  o fortalecimento da agricultura familiar”, pontuou Klécio Santos, presidente da Cooperativa.