Blog do Dresch

10 de dezembro de 2016

Rede de combate à corrupção reúne-se segunda

             Orgãos de combate à corrupção reúnem-se nesta segunda feira (12) ás 9h no auditório da Norcon Empresarial, para estabelecer uma série de atividades de combate à corrupção em Alagoas. Segundo a Controladora Geral do Estado, Maria Clara Bugarin, participam do encontro além da CGE, a Controladoria Geral da União (CGU), o Fórum de Combate à Corrupção (Focco), além de representantes dos três poderes (federal, estadual e municipal) e entidades da sociedade civil. Na oportunidade também será avaliada a realização do III Encontro da Rede de Controladorias do Estado de Alagoas.

Dilma é a Mulher do Ano

             A ex-presidente Dilma Rousseff, foi escolhida como uma das mulheres do ano pelo jornal britânico “Financial Times”. Ela foi escolhida juntamente com a primeira-ministra britânica Theresa May; a ginasta olímpica americana Simone Biles; a designer de moda italiana Maria Grazia Chiuri; a cantora americana Beyoncé; a presidente sul-coreana Park Geun-hye e a candidata democrata Hillary Clinton. A ex-presidente brasileira, foi afastada do governo através de um processo de impeachment concluído no final de Agosto, embasado por provas e subsídios frágeis e sem comprovação.

Dilma é a Mulher do Ano 2

             Ao jornal, a ex-presidente petista disse que não pretende disputar mais nenhum cargo eletivo, mas que continuará “politicamente ativa”. O texto do Financial explica que o congresso brasileiro considerou Dilma responsável por manobras fiscais, e que o TCU rejeitou suas contas, mas que o julgamento foi absolutamente político. “A verdadeira razão pela qual ela perdeu o poder foi a queda da popularidade em meio a uma recessão crescente e a uma investigação de corrupção na estatal Petrobrás” assinalou o texto do jornal britânico.

Estiagem assola o Estado

             Mais da metade dos municípios alagoanos enfrentam a atual seca a quase três anos. Alguns com mais intensidade, como os localizados no sertão e outros que sofrem com a falta de água em função da redução dos seus sistemas de abastecimento. É o caso de Palmeira dos Índios, que sofre com a redução drástica do nível da Barragem Carangueja, que responde por mais de 70% de toda a água consumida na cidade. A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) tenta encontrar alternativas para o problema e já anunciou que vai intensificar o combate ao furto de água das adutoras, vai apelar à população para utilizar o liquido de forma racional e sem desperdícios e pretende transferir água do Sistema Bálsamo (que abastece Minador do Negrão e Estrela de Alagoas), para atender alguns povoados de Palmeira. É possível também que a Casal complemente o abastecimento via Igaci, utilizando água do Sistema Coletivo do Agreste, oriunda do Rio São Francisco. Já nesta segunda feira o Comitê Estadual de Combate à Seca promove uma reunião extraordinária no Palácio República dos Palmares, para discutir a situação dos municípios que se encontram em estado de emergência e a beira de um colapso de abastecimento d’água.

 

Uma visita histórica

             O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe revelou esta semana, que ainda neste mês de Dezembro fará uma visita a Pearl Harbor, acompanhado do presidente americano Barack Obama. Vai ser o primeiro chefe do governo japonês a visitar a base naval norte americana, atacada pelo Japão em 7 de Dezembro de 1941 e que provocou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. O primeiro-ministro japonês afirmou que a visita “será para consolar as almas das vítimas”. Já o presidente Barack Obama não participou das cerimônias em Pearl Harbor na última quarta-feira, dia 7, data em que o ataque japonês completou 75 anos.

Uma visita histórica 2

             A visita à base americana será uma espécie de retribuição de Shinzo Abe, á visita feita pelo presidente norte-americano a Hiroshima, cidade japonesa destruída pela primeira bomba atômica lançada pelos EUA no final da Segunda Guerra Mundial. Na oportunidade a imprensa japonesa já especulava sobre a ida de Abe a Pearl Harbor. Há 75 anos, aviões japoneses lançaram um feroz ataque à base americana e mataram mais de 2.400 soldados e civis. Em duas horas de ataque, a força aérea japonesa afundou ou danificou 20 navios da frota do Pacífico e destruiu 164 aviões.

Rodovia na região sul

             Até o final do corrente mês, a região sul de Alagoas vai dispor de uma alternativa de locomoção importante para o desenvolvimento local. O Governo do Estado entrega a rodovia que liga a Cooperativa Pindorama até o povoado Bolivar, na AL-110, num total de 25, 144 quilômetros. A rodovia atenderá mais de 150 mil alagoanos, principalmente de Coruripe, Penedo e São Sebastião, e permitirá mais rapidez e segurança para o transporte de mercadorias e pessoas.

 

 

  • Morreu esta semana, aos 69 anos, o vocalista e baixista Greg Lake, que integrou o grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer.
  • O anúncio foi feito pelo empresário Stewart Young, que comunicou que o músico morreu após “uma longa batalha contra o câncer”.
  • A morte de Greg Lake ocorre nove meses depois de Keith Emerson, ter sido encontrado morto com um tiro na cabeça, na sua casa em Santa Monica, na Califórnia.
  • Os dois, ao lado de Carl Palmer, formaram uma das maiores bandas de rock progressivo dos anos 1970, além de responsáveis pela introdução de equipamentos modernos como instrumentos musicais, como o órgão Hammond e o sintetizador Moog.
  • Entre os vários álbuns que marcaram a música do ELP podem ser destacados “Tarkus”, “Trilogy” e “Brain Salad Surgery”.
  • Algumas músicas desenvolvidas pelo trio, em um momento marcante do rock mundial estão “Lucky Man”, “Take a Pebble” e “From The Beggining”.
  • Emerson, Lake & Palmer fizeram parte da linha de frente do rock progressivo mundial, juntamente com Pink Floyd, Yes e Kraftwerk.