Roberto Baia

8 de dezembro de 2016

Nas mãos do juiz

No próximo dia 19, o juiz Jairo Xavier decidirá o destino do prefeito eleito de Campo Grande, Arnaldo Higino, que é acusado de apresentar documentação falsa ao Tribunal de Contas com a finalidade de driblar a lei da ficha limpa e assim concorrer às eleições municipais.

 

A fraude

De acordo com Cícero Pinheiro, que ficou em segundo lugar nas eleições daquela cidade, Arnaldo Higino juntamente com vereadores de sua confiança forjaram a realização de uma sessão e uma ata com data retroativa a sessão original, realizada me maio de 2011, assegurando que suas contas durante o exercício de 2005 foram aprovadas.

 

Novas eleições

O TCE, por sua vez, já deu parecer afirmando que a única documentação válida para o órgão fiscalizador foi apresentada em 2011, no qual rejeita as contas de Arnaldo Higino. O TCE já enviou a sua decisão para o Tribunal Regional Eleitoral, solicitando que sejam tomadas as medidas cabíveis com a finalidade de restabelecer a ordem com a realização de novas eleições.

 

Ficou feliz

O vice-prefeito de Arapiraca, Yale Fernandes, disse que recebeu com surpresa a notícia sobre a sua nomeação para a Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas. “Seria uma honra para mim, mas posso assegurar, com todas as letras, que até o momento ainda não recebi oficialmente convite do governador Renan Filho para assumir a pasta”, garantiu Yale.

 

 

Aterro sanitário

O encerramento das atividades no aterro sanitário de Arapiraca – também conhecido como “lixão de Mangabeiras”– pegou muita gente de surpresa.

No entanto, foi algo anunciado prévia e publicamente, ainda em fevereiro deste ano em reunião no Centro Administrativo com vários prefeitos do Agreste alagoano e especialistas na área ambiental (veja aqui).

 

Não prejudica

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semasa), Ivens Leão, o desfecho do local não irá prejudicar em nada o recolhimento dos dejetos domiciliares, comerciais e da construção civil.

Isto porque o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), localizado nas imediações da Vila São José, está em pleno funcionamento, já atuando e recebendo a demanda da cidade.

 

Assinou o TAC

Com relação ao lixão, após receber notificações, a Prefeitura de Arapiraca assinou um Terno de Ajuste de Conduta (TAC) com o Instituto de Meio Ambiente de Alagoas de Alagoas (IMA/AL) e, nesta terça-feira (6), o próprio IMA e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) interditaram o local no bairro de Mangabeiras, desviando todos os caminhões da empresa Limpel para a CTR.

Feriado no interior

 

No Dia de Nossa Senhora da Conceição, celebrado nesta quinta-feira (08/12), a maior parte dos estabelecimentos comerciais da capital abrirá em horário normal, segundo informa a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL).

No agreste, o Arapiraca Garden Shopping abrirá das 10h às 22h. As lojas do Centro também estarão à disposição do público em horário habitual e apostam em promoções para atrair o consumidor.

 

Penedo

Em Penedo o comércio abrirá das 8h até 14h e, em União dos Palmares, funcionará normalmente no período da manhã. Porém, a estimativa é de que à tarde apenas os maiores estabelecimentos permaneçam em funcionamento no município. Já em Palmeira dos Índios a abertura do comércio será facultativa. As informações são dos Sindilojas destes municípios; entidades filiadas à Fecomércio.

 

Pariconha

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), por meio da Promotoria de Justiça de Água Branca, ajuizou, na segunda-feira (5), uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com pedido de afastamento cautelar, em desfavor do prefeito de Pariconha, Fabiano Ribeiro de Santana. Este município é termo da Promotoria de Justiça em destaque.

 

 … Dirigentes da Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal) estiveram reunidos nesta semana, na sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com o secretário Antônio Pinaud para debater a criação do Núcleo de Atendimento Comunitário (NAC), cujo objetivo é oferecer inclusão social e digital para crianças, adolescentes e idosos.

 

… De acordo com o diretor de Educação e Formação Comunitária da Famecal, Antônio Sabino, a criação do núcleo tem uma função determinante no avanço da inclusão social e digital nas periferias.

 

… “É importante que seja estimulada a implementação desses núcleos nas periferias de todo o Estado, para que possamos atender melhor e facilitar a vida do cidadão em seus locais de moradia”, explicou Sabino.