Roberto Baia

8 de dezembro de 2016

Marechal, mais denúncias!

“Descobertos pelo menos mais 82 milhões de rombo na Prefeitura de Marechal”. Essa manchete foi postada ontem, no site de notícias da própria Prefeitura, atacando o prefeito afastado Cristiano Matheus. Diz a matéria: “Mais cinco ações de improbidade administrativa foram protocoladas na Justiça, contra Cristiano Matheus e uma delas, também arrolando como réu, sua ex-secretária de Finanças, Betânia Canuto”. 

 

Marechal II

Na matéria é citado, que  Cristiano Matheus foi afastado por uma ação proposta pelo Ministério Público Federal, em que ele é acusado de desvio de 102 milhões de reais. Além desta acusação, agora ele deverá responder  pelo menos outras cinco ações protocoladas pela equipe jurídica da prefeita interina Iolanda Alcântara. 

Marechal III

A atual prefeita, Iolanda Alcântara, comentou que acompanha com preocupação a evolução da auditoria que ainda continua. Segundo ela, há o temor de que as irregularidades sejam ainda maiores. “Temos que lamentar e entregar para a Justiça tomar as providências. É o que nos cabe, além de trabalhar, trabalhar para Marechal voltar a crescer”, disse.

Penedo

Produtores de arroz do Baixo São Francisco tiveram a oportunidade de prestigiar esta semana, um seminário promovido pela Codvasf,  a fim discutir uma estratégia conjunta para melhoramento da qualidade de seus produtos. O tema do evento foi: “Qualidade de grãos de arroz no Baixo São Francisco alagoano”. É que representantes do segmento industrial da cadeia produtiva apontam dificuldades na aquisição de um arroz na região que atenda aos padrões de qualidade esperados pelo consumidor final.

Penedo II

“É a oportunidade de criarmos uma força-tarefa para enfrentamento do problema e para a construção de soluções conjuntas e coletivas dos diversos atores que integram a cadeia produtiva da rizicultura na região”, disse o superintendente regional da Codevasf, Antônio Nelson de Azevedo. Revelou que seu órgão vem dando sua contribuição efetiva para a recuperação da estrutura dos projetos de irrigação – a exemplo da substituição do maquinário da estação de bombeamento Ceci Cunha do projeto público de irrigação Boacica, um investimento federal de mais de R$ 10 milhões. 

Palmeira 

É crítica a situação de abandono do Estádio de Futebol Juca Sampaio. Desapareceram vários aparelhos de eletrodomésticos como geladeira, fogão e aparelho de ar-condicionado; além de bolas, uniformes do CSE entre outros. A estrutura física do Estádio também ficou no abandono, sem falar no gramado, que estava sendo consumido por uma praga de formiga espalhada por mais de 90 buracos. 

 

 

 

Vaquejada 

Não houve problema algum perante a Justiça, para a realização da Vaquejada no último final de semana em Arapiraca. E é sobre a polêmica da possível extinção desse esporte no Brasil, que o deputado federal Pedro Vilela (PSDB/AL) tem defendido de unhas e dentes a sua permanência. “Tenho me esforçado para exercer meu mandato com bom-senso e ponderação, sempre buscando o que considero ser o mais justo. No caso da vaquejada, minha posição já é conhecida e, hoje, a regulamentação da atividade conquistou um importante avanço” disse. 

 

Vaquejada II

 

O deputado alagoano afirma que foi aprovada, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a PEC que trata do assunto, que agora será objeto de apreciação de uma Comissão Especial. “Solicitei a minha participação neste colegiado para defender aquele que acredito ser o melhor caminho, ou seja, a regulamentação da vaquejada, preservando milhares de empregos e respeitando uma importante manifestação cultural do Nordeste. Além disso, serei rigoroso na exigência de que os maus tratos aos animais não sejam tolerados”. 

 

Delmiro Gouveia 

 

Deputado estadual Ronaldo Medeiros (PMDB) se encarregou ontem de levar o prefeito eleito de Delmiro Gouveia, o Padre Eraldo, para uma  reunião com o governador Renan Filho. “Discutimos sobre diversos pontos que serão atendidos pelo Estado na gestão que se inicia em 2017. Destaquei a importância de tratarmos com prioridade a construção de uma escola na Barragem Leste e de creches para atender a demanda das famílias, a construção do novo hospital, para melhorar o atendimento na região do Alto Sertão, a viabilização de uma parceria entre o município e o Estado para a conclusão das obras das 369 casas e a melhoria da distribuição de água na cidade” disse Medeiros. 

 

Delmiro – segurança 

Disse Ronaldo Medeiros, que Renan Filho se comprometeu com as necessidades e ainda destacou que estará empenhado em concluir a sede do Corpo de Bombeiros e realizar a construção do Batalhão de Polícia e de uma nova Delegacia. “Através do diálogo e na busca por melhores apoios, é possível realizar as grandes mudanças que a população de Alagoas tanto precisa” afirmou o deputado.  

 

Japaratinga 

 

Ministro do Turismo, Marx Beltrão disse que esteve em Japaratinga na segunda-feira, com os prefeitos eleitos da região norte de Alagoas.  “Incentivei o fortalecimento dos consórcios para o fim dos lixões. O assunto precisa sair do papel, a questão é de saúde pública e ambiental. Região turística precisa está preparada para receber o desenvolvimento a responsabilidade parte também do gestor municipal. Contem com meu apoio, em Brasília, e não medirei esforços junto aos órgãos competentes para viabilizar os investimentos necessários” comentou nas redes sociais, Beltrão, ele que não descarta a sua futura candidatura para o Senado Federal em 2018.  

 

Batalha 

 

O Parque Mair Amaral será transformado em um grande Parque de Capacitação, e as reformas em sua estrutura física vão possibilitar a realização de cursos como inseminação artificial, produção de silagem, manejo de gado de leite, plantio de palma, feno e mecanização agrícola. A iniciativa é da secretária de Estado da Agricultura numa parceria com a Ressocialização e Inclusão Social e Infraestrutura (Seinfra). 

 

Batalha – pena 

 “A integração entre as Secretarias de governo é muito importante porque vai possibilitar economia nos gastos, além de oferecer atividades aos reeducandos do presídio do Agreste”, afirma o secretário Álvaro Vasconcelos. O secretário da Seinfra, Cel. Marcos Sérgio, reconhece que a parceria entre os órgãos do governo é uma excelente iniciativa e será um ganho coletivo. “Vamos empregar a força de trabalho dos reeducandos e, com isso, reduzir as penas de acordo com os dias trabalhados”, explica.

 

Sertão – leite 

Incrementar a produção de leite e o fortalecimento da Agricultura Familiar. Estes foram os pontos de pauta do encontro com os prefeitos eleitos do Sertão alagoano, em Batalha, com a direção da CPLA e o secretário de Agricultura,  Álvaro Vasconcelos. O secretário disse que Alagoas vai continuar investindo na Bacia Leiteira, como alternativa para os pequenos produtores na distribuição de renda. Segundo ele, para 2017 já estão assegurados R$ 30 milhões para a manutenção do Programa do Leite. O encontro reuniu prefeitos eleitos e lideranças dos municípios de Delmiro Gouveia, Mata Grande, Piranhas, Olho D’Água do Casado e Água Branca.

 

Pariconha 

 

Mesmo faltando pouco mais de 20 dias para terminar seu mandato, Fabiano Ribeiro, prefeito de Pariconha, foi advertido que ainda pode ser afastado do cargo. A figura é alvo de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com pedido de afastamento. A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Água Branca. Fabiano, segundo o MPE, é suspeito de não repassar o duodécimo da Câmara Municipal relativo ao mês passado, previsto para o dia 20. 

 

Piranhas 

Uma operação policial desencadeada na madrugada de terça-feira resultou na prisão de quatro pessoas envolvidas no roubo à residência do ex-prefeito da cidade de Piranhas, Dante Alighiere, no mês de setembro de 2015.