Edmilson Teixeira

7 de dezembro de 2016

Matriz de Camaragibe

A 16ª edição do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Matriz de Camaragibe, chegou a seu final  sábado último, com a equipe da Portuguesa conquistando pela 10ª, o título da Categoria Principal, depois de ter vencido nos minutos finais por 2 x 1 ao Audax. No grupo dos Aspirantes, o Fluminense levantou o troféu depois de ter vencido uma soada partida de 1 x 0 em cima da Portuguesa. Simplesmente estava no apito,  Francisco Carlos do Nascimento, o Chicão, árbitro FIFA, auxiliado por Fernando  Maciel e Juliano (ambos CBF).

 

Matriz de Camaragibe II

 “É prazeroso investir nesse Campeonato, sobretudo pelo fato de saber que o esporte é saúde e vida para todos; e competição desta natureza, movimenta a cidade em todos os aspectos; tanto econômico como social” argumentou o prefeito Marquinhos, que se fez presente ao lado de seu vice, Mário Melo e de seu sucessor, Anderson Bolevard, onde no final comandaram a entrega de  premiação aos vencedores de todas as categorias. 

 

Canapi 

 

Enquanto o prefeito Celso Luiz continua afastado do cargo, acusado de desviar dinheiro de repasses de precatórios, é que o Ministério Público de Contas (MPC) com o objetivo de tentar impedir novos desvios em Canapi solicitou ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), que determine o bloqueio imediato de R$ 7.396.863,90 da conta bancária do município alagoano, até decisão final da Corte de Contas. 

 

Canapi II

 

O procurador de Contas, Gustavo Santos, titular da 4ª Procuradoria de Contas, pediu também que o TCE/AL ordene ao prefeito em exercício, Genaldo Soares Vieira, que respeite a decisão cautelar proferida nos autos, e ainda a aplicação de multa, a reprovação das contas, e o envio do processo ao Ministério Público Estadual (MPE/AL) para apuração de crime, caso haja descumprimento. O valor é referente aos recursos remanescentes do Fundef, repassados ao município, sob títulos de precatórios.

 

Pão de Açúcar 

No último sábado, famílias de cooperados e colaboradores da Cooperativa de Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (CAFISA) foram atendidas por equipe de saúde formada por médica e enfermeiros. A ação aconteceu no assentamento Pacu, em Pão de Açúcar, e foi oportunizada pelo Sistema OCB/AL*. 

 

Pão de Açúcar II

 

Ao longo deste ano, o Sistema OCB/AL promoveu centenas de ações de saúde, capacitações e assistências profissionais gratuitas para cooperativas regulares com a organização. “Nossa missão é impulsionar a qualidade de vida na região onde as cooperativas estão inseridas”, reforça o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha.

 

Protesto 

Na segunda-feira, em Maceió, os secretários municipais de Saúde aprovaram por unanimidade, por manter suspensas as reuniões da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Comissão Intergestores Regional (CIR), paralisadas desde o início de setembro, após deliberação da categoria em 22 de agosto deste ano.  A discussão foi coordenada pela Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).

 

Protesto II

 

Dentre os problemas que motivaram a suspensão das reuniões estão à precariedade das bases descentralizadas do Samu; extinção em abril do Prosaúde (recurso destinado o fortalecimento da Atenção Básica), descontinuidade no fornecimento de fraldas geriátricas, Tratamento Fora de Domicílio (TFD) Interestadual (pago até setembro); atraso de quatro meses do componente básico da assistência farmacêutica e não aquisição de tiras e lancetas destinadas aos pacientes portadores de Diabetes Mellitus.

 

 

Olho d’Água do Casado 

 

O Ministério Público de Contas (MPC), por meio de sua 2ª Procuradoria de Contas, deu parecer favorável a suspensão do concurso público para o preenchimento imediato de 120 cargos, no município de Olho D’Água do Casado, que deveria acontecer  no último domingo . O edital do certame foi publicado após o resultado das eleições de outubro, o que prometeria aumento de despesa nesse fim de mandato – se não estiver compatível com os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) -, além de que vários requisitos legais também não foram observados. 

 

Olho d’Água do Casado II

 

Por isso, o MPC opinou pelo recebimento da denúncia e pela suspensão imediata do concurso, solicitando ainda, a intimação do atual prefeito José Gualberto Pereira para que ele apresente seus esclarecimentos, bem como, o estudo de impacto financeiro e orçamentário em decorrência das contratações, o levantamento prévio da necessidade de contratação pela administração pública, e a origem legal dos cargos ofertados. Os documentos subsidiarão o Procedimento Investigatório instaurado para apurar os fatos.

 

Olho d’Água do Casado III

 

A denúncia trazida ao MP de Contas pelo prefeito eleito José dos Santos, dá conta de que o atual gestor, por não ter obtido êxito no intento de se reeleger para o cargo, deflagrou, inesperadamente, concurso público, o que segundo ele, trás conseqüências danosas ao município como o sério desequilíbrio financeiro das contas públicas e a superação dos limites para gastos com pessoal contidos na LRF, além da falta de transparência e publicidade no procedimento de escolha da empresa Funvapi (Fundação Vale do Piauí), responsável pela realização do certame, entre outros fatores que implicariam aumento das despesas e difícil quadro econômico para o próximo gestor. 

 

Arapiraca 

 

Mais de 600 funcionários do Grupo Coringa participaram da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). Com o tema “Quase Acidente”, os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) junto com a Secretaria de Saúde, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Serviço Social da Indústria (SESI) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) ofereceram aos participantes, palestras, sorteios de brindes, exames, teatro e atividades motivacionais.