Flávio Gomes

7 de dezembro de 2016

A CNBB confunde

De Eurico Borba, ex-presidente do IBGE: “O PT começa a se aproveitar, (principalmente pela Internet), da ingenuidade de alguns membros da Igreja, tentando se reerguer depois da recente fragorosa derrota eleitoral, em todo o Brasil. O eleitorado sofrido e enganado não se esqueceu dos processos de corrupção que as lideranças do PT respondem. A Igreja Católica vai se juntar a este bando e mais uma vez colaborar com o erro e a mentira? Por que os senhores Bispos não pedem o aconselhamento dos cientistas sociais das Universidades Católicas? Os professores das Universidades Católicas estão a serviço das elites? As Universidades Católicas não estariam habilitadas para assessorar a Igreja? Breve vamos enfrentar as imprescindíveis reformas da previdência social, da política, da trabalhista. A Igreja também vai se intrometer dando palpites sobre detalhes técnicos que envolvem cálculo atuarial, demografia, economia, etc.?  Voltará a insinuar que os ‘maus’ que agora assumiram o poder estão maltratando e explorando os trabalhadores mais humildes e pobres?  Os senhores Bispos nunca foram veementes na condenação da incompetência e da corrupção que grassava no Estado brasileiro…”

Ansiedade

Independentemente da decisão do colegiado do STF, a liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello afastando Renan Calheiros da presidência do Senado preocupa aliados e amigos do senador. Temem que possa significar o começo de um final dramático, a exemplo de Dilma Rousseff e Eduardo Cunha.

Perdas e ganhos

Abre-se uma porta, fecha-se outra. O governador Renan Filho anunciou, festivamente, que o Estado irá implantar o Hospital da Mulher. Mas, em contrapartida, o Estado está fechando o Hospital Portugal Ramalho, para implantar um sistema de atendimento domiciliar aos pacientes psiquiátricos. Está gerando controvérsia.

Cautela

Extremamente preocupado em preservar a imagem de austeridade, o prefeito Rui Palmeira tem um hábito interessante: só trata com alguém sobre assuntos da Prefeitura de Maceió na presença de testemunhas. O cuidado é redobrado se o interlocutor for empresário e mais ainda se tiver negócios com o município

Compromisso

Ministro Marx Beltrão, na instalação do Conselho de Turismo da Fecomércio/AL: “Muitas das ações são vontade política. Se o governo está me dando oportunidade de representar, eu tenho que sair com a missão cumprida. Transformar o turismo mais competitivo, com menos burocracia e gerar mais empregos.”

“Presente”

Em primeiro de janeiro o médico Fernando Sérgio Lira será empossado para o terceiro mandato como prefeito de Maragogi. Na semana passada, ele foi alvo de despedidas no Tocantins, onde trabalhou nos últimos oito anos. Ganhou, também, um presente muito inusitado: a implantação, às pressas, de um stent cardíaco.

Oportunidade

Instituições da área de atuação do Banco do Nordeste ligadas à promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e idosos já podem inscrever projetos em editais lançados pelo banco. Serão investidos mais de R$ 2 milhões em projetos sociais, por meio do Fundo da Infância e Adolescência e Fundo dos Direitos do Idoso.

Opinião

Do site “O Antagonista”, sobre a crise institucional que vivemos, entre o Senado e o Supremo Tribunal Federal: “Não, não é piada. Renan Calheiros ultrapassou a fronteira da insolência e agora desafia a autoridade do mais alto tribunal do país. Essa, sim, é uma afronta ao Estado Democrático de Direito. Muito grave.”

 

*Bancos e repartições públicas não funcionam amanhã, feriado de Nossa Senhora da Conceição. O Centro de Maceió funcionará das 8 às 18 horas, segundo a Aliança Comercial. Os supermercados e shoppings center funcionarão em horário normal.

 *O Sebrae/Alagoas assinou Termo de Cooperação e Capacitação Técnica com Casas Jardim, com o objetivo de qualificar os profissionais pintores nas áreas de atendimento, qualidade e gestão. O termo é continuidade das oficinas piloto realizadas em setembro.

*O Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia se inicia hoje e segue até o dia 10,  no campus da Ufal em Maceió. Com o tema “Ciências, saberes e sociedade em rede”, o evento contará com a participação de renomados pesquisadores da área.

*O Centro de Convenções de Maceió recebe, de hoje a 28 de dezembro, o 30º Salão de Artes Marinhas. A mostra é uma realização da Associação dos Artistas Visuais de Alagoas, em parceria com Secult e Sedetur) e apoio da Capitania dos Portos de Alagoas.

*A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realiza até hoje a “Campanha do Laço Branco”, com ações de fortalecimento ao trabalho contra a violência à mulher. Às 8 horas, no Centro Administrativo.

O Sesc realizará o Laboratório de Crítica Cinematográfica com o jornalista André Dib. O curso será realizado de 12 a 18 de dezembro, no Sesc Poço. Nele, participantes serão estimulados a ter um olhar mais crítico sobre a arte cinematográfica.

*A tendência é que o CSA tenha uma grande temporada em 2017, quando participará de diversas competições, inclusive a Série C. Ao contrário de CRB e ASA, os outros mais tradicionais clubes alagoanos, o CSA mantém a base do elenco e inicia logo os treinos.

 

“Precisamos desenvolver a educação ambiental para que a necessidade de defender o Rio aumente”

Anivaldo Miranda

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco