Flávio Gomes

6 de dezembro de 2016

O STF e o aborto

De Luís Vilar, no site Cada Minuto, sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal em favor do aborto até o terceiro mês de gestação: “…Os senhores ‘ministros revolucionários’ que assim entenderam são Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Rosa Weber. Luiz Fux e Marco Aurélio Mello concordaram com a revogação da prisão, mas não se manifestaram sobre a criminalização do aborto no primeiro semestre. Bem, quem cala… consente. Barroso ainda chegou a dizer que é um tema ‘moralmente divisivo’, como se fosse uma mera questão de opinião de ser contra ou favor do aborto por ‘questões morais’. Eu perguntaria ao senhor ministro: o bebê no terceiro mês de gestação está vivo? É uma vida? É um ser humano? O tema só é ‘moralmente divisivo’ se a resposta para cada uma destas perguntas for ‘não’. Se ele puder dar com toda a certeza do ‘Não’ e explicar cientificamente porque não é uma vida. Cabe a ele provar que aquela vida pode ser banalizada. Como para mim a resposta é ‘Sim’, não há ambiguidade moral alguma. Muito pelo contrário, há um direcionamento moral claro e óbvio: o direito à vida! A não ser que Barroso ache que a vida de uma criança já nascida vale mais do que aquela que apenas ainda espera por nascer ao primeiro, segundo ou terceiro mês de gravidez…”

Detalhe

A decisão do ministro Marco Aurélio Mello de afastar Renan Calheiros da presidência do Senado amplia a crise política. O vice-presidente do Senado, Jorge Viana, além de filiado ao PT é ligadíssimo a Lula e Dilma Rousseff. Para receber e dar andamento a um pedido de impeachment de Temer é vapt, vupt.

O mal imediato

A decisão, em caráter liminar, ainda precisa ser submetida ao colegiado do Supremo Tribunal Federal. Mas, por si só, produz efeitos imediatos na área econômica. Ainda mais quando o governo acabara de fechar a proposta de reforma da Previdência. Quem tem muito dinheiro a esta altura deve estar muito preocupado

Expectativa

O prefeito Rui Palmeira tem uma semana decisiva para escalar a equipe para o segundo período de gestão. Ele quer definir logo o grupo para iniciar o planejamento de 2017, primeiramente, e do restante do mandato. Alguns aliados da eleição deste ano serão contemplados no secretariado, pessoalmente ou por indicação.

Apoio

Em nota, o presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes, agradece ao deputado federal Cícero Almeida, que conseguiu R$ 220 mil para a entidade bancar parte dos custos com o pré-Carnaval e o Carnaval de Maceió. Os recursos, da União, serão viabilizados por convênio com a secretaria estadual da Cultura.

Cena rara

Ontem, por volta das 12h30m, agência Jatiúca da Caixa, o prefeito eleito de Arapiraca, Rogério Teófilo, utilizava um caixa eletrônico quando foi abordado por um cidadão: “O senhor usando um caixa rápido? É difícil ver um político fazendo isso.” Ao que Rogério retrucou: “Costumo fazer isso, inclusive em Arapiraca”.

“Banda voou”

Uma cena se repetiu domingo, na Ponta Verde: jets ski circulando à beira mar, em meio às pessoas que se banhavam, invadindo a área limitada pelas bóias. A tranqüilidade dos transgressores era tamanha que vários formaram um grupo para conversar, nas imediações dos Sete Coqueiros, a poucos metros da faixa de areia.

Opinião

Do jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva: “Organizadoras do ‘protesto pacífico’ em Brasília, para o qual atraíram bandidos armados de porretes, barras de ferro, rojões e até coquetel molotov, entidades como CUT recebem por ano mais de R$ 3,2 bilhões do governo federal, aponta o Portal da Transparência.”

 

 

 

*O governo do Estado do Rio de Janeiro terminou ontem de pagar os salários dos servidores, referentes ao mês de outubro. Em Alagoas, o governador Renan Filho está pagando em dia e até prometendo a antecipação do 13º salário.

*Acontece hoje, 9h30m, no Centro de Convenções, a 46ª edição do Fórum Estadual de Turismo. Será lançado o aplicativo “Turismo Alagoas”, pelo qual se tem informações de bares e restaurantes, localização de hotéis e pousadas e informações de pontos turísticos.

* A Comissão de Valores Mobiliários prorrogou para hoje o prazo para receber sugestões à Minuta da Instrução Normativa para regulamentar a oferta de distribuição de valores mobiliários emitidos por pequenos empreendedores com dispensa de registro.

*A iluminação implantada pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública, em função do Natal, tornou as noites de Maceió ainda mais bonitas. Inclusive, beneficiam a conhecida Praça da Faculdade, antigo polo dos festejos natalinos.

*Até o dia 20, em horários diversos, o Maceió Shopping promove o Festival de Corais, que já se tornou tradição durante o período natalino.  Hoje, a partir das 17 horas, será a vez da apresentação do coral de crianças da Legião da Boa Vontade.

*Até 27 de janeiro está aberta ao público, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, a exposição “Um olhar no Cubismo Analítico”, do artista visual Orlando Santos. São ao todo 35 obras que retratam temas da cultura alagoana, abrangendo o rural e urbano.

*Na reformulação do seu elenco, o CRB renovou praticamente com todos os jogadores do setor defensivo. Nem parece que o clube, apesar da boa campanha, teve a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro da Série B deste ano. Vale explicação…

 

“Renan finge não perceber. Mas ele se converteu num novo Eduardo Cunha.”

Josias de Souza

Jornalista, em seu blog