Roberto Baia

2 de dezembro de 2016

Novo Cidadão

A Câmara Municipal de Arapiraca aprovou na  sessão ordinária da ultima terça-feira (29) o projeto de decreto legislativo que concede o título de Cidadão Honorário para o deputado federal Paulo Fernandes dos Santos  – o Paulão do PT. A matéria, após tramitar nas comissões foi colocada em votação e aprovada por unanimidade, é de autoria do vereador Adalberto Saturnino de Almeida (PMDB).

Foi condenado

Paulão foi condenado em julgamento do Tribunal de Justiça de Alagoas que manteve a condenação com mais nove políticos por desviarem R$ 300 milhões da Assembleia Legislativa Estadual quando eram deputados estaduais. A sessão foi realizada na última segunda-feira (28) em um dos processos originários da “Operação Taturana”, deflagrada em 2007 pela Polícia Federal. Coincidentemente a matéria foi aprovada pelos vereadores arapiraquenses um dia após sua condenação pelo Tribunal de Justiça de Alagoas.

 

Ainda é deputado

Dos réus condenados em 2ª instância, apenas João Beltrão (PRTB) ainda é deputado estadual, mas está de licença médica. Os demais são os deputados federais Paulo Fernando dos Santos (Paulão), Arthur César Pereira de Lira (o Arthur Lira, do PP) e Cícero Almeida (PMDB), e os ex-deputados Manoel Gomes de Barros Filho (o Nelito Gomes), José Adalberto Cavalcante Silva, Celso Luiz Tenório Brandão, Maria José Viana, Cícero Amélio da Silva, além do Banco Rural.

 

Nos braços de Teófilo

Contando desde já com apoio de 13 vereadores, o futuro prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, não terá nenhuma dificuldade para eleger o novo presidente da Câmara Municipal. Vale registrar que a maioria dos vereadores que estava com a prefeita Célia Rocha, já debandou para os braços de Teófilo.

 

Sobrevivência

Oportunismo ou não, alguns vereadores entendem que a “sobrevivência” política está em primeiro plano, afinal oposição não conta com os encantos e mimos proporcionados pela administração pública. Numa linguagem popular é o mesmo que “é pedir esmola pra dois”.

 

Poucas chances

Não há nada definido, mas estão na disputa Aurélia Fernandes (PSB), Melquisedec (PRB) e Pablo Fênix (PRB). Mesmo com poucas chances, a oposição resiste e aponta os nomes de Moisés Machado (PDT), Fabiano Leão (PMDB), Sérgio do Sindicato (PPS) e Rogério Nezinho (PMDB).

 

Resistir é preciso

A explicação para a resistência é simples e pode contar até mesmo com apoio de vereadores do lado de Teófilo: ficar totalmente nas mãos do governo municipal é não ter força para exigir alguns “direitos” que sempre fizeram parte do contexto politico do Poder Legislativo.

 

“Faz-me rir”

Para ser mais direto, os vereadores querem tudo que têm direito para aprovarem os projetos do Executivo, a exemplo empregos na máquina administrativa para seus eleitores; isso sem falar num saudável “faz-me rir” a cada final de mês.

 

Casamento coletivo

O Tribunal de Justiça de Alagoas realizará casamentos coletivos nas cidades de Teotônio Vilela e Campo Alegre, nesta sexta (2) e no sábado (3) respectivamente. As cerimônias serão promovidas pelo projeto “Justiça Itinerante” e integrarão o “Governo Presente”, de iniciativa do Executivo estadual.

 

Teotônio Vilela

    Em Teotônio Vilela, 100 casais deverão participar da cerimônia, marcada para as 17h, na Praça da Liberdade, no Centro. A habilitação dos noivos ocorrerá pela manhã, das 8h às 12h, no Clube Recreativo Vilelense, situado na rua do Progresso, nº 76. 

 

… Em Campo Alegre, a habilitação dos casais também será na sexta-feira (2), das 13h às 16h, e ocorrerá na Escola de Ensino Fundamental Menino Jesus de Praga, na rua Dorgival Gonçalves, distrito de Luziápolis. Já a cerimônia será realizada no sábado (3), às 9h, e deverá reunir 50 casais na Escola Hildebrando, na rua Nossa Senhora do Carmo, nº 463.

 

… Na manha de ontem, quinta-feira (01) a diretoria executiva da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) fechou um acordo com a direção da Rádio Novo Nordeste e a partir deste sábado (3) passará a transmitir um programa semanal com duas horas de duração.

… De acordo com o diretor de Marketing do Fantasma de Alagoas, Sérgio Lucio, essa foi uma iniciativa do diretor da NN, Ernandes de Almeida Duarte, que concedeu um espaço ao alvinegro sempre aos sábados das 8h às 10h.