Edmilson Teixeira

2 de dezembro de 2016

Cultura em ação

Por meio da Academia Alagoana de Cultura, foi que na noite de quarta-feira, em Maceió, poetas de diversos municípios do Estado prestigiaram uma oficina sobre poesias, poemas e sonetos coordenada pelo poeta Tito Alencar, que aparece recebendo o diploma a que fez jus das mãos da pianista Selma Teixeira Brito. “A nossa Academia Alagoana de Cultura promove no próximo dia 16, às 19hs no MISA, o ‘Oscar da Cultura Alagoana’ onde homenagearemos diversas personalidades, que merecidamente serão carimbados pela nossa Academia, sobretudo como figura de destaque no cenário cultural de Alagoas”, disse o presidente do órgão, médico Jorge Soares.   

Viçosa 

 

A comunidade de Viçosa vivenciou entre terça e quarta-feira desta semana, as festividades alusivas ao Dia do Evangélico. Diversas  Igrejas  do município e região marcaram presenças, numa festa bastante animada com bandas  de músicas gospel. O evento ocorreu num palco montado na Praça Apolinário Rebelo, oportunidade em que  cada pastor das igrejas presentes falaram da importância da religião e de cumprir o mandamento deixado por Jesus.  

 

Viçosa II

 

“Para mim foi uma grande honra ter um Projeto de Lei aprovado e ver a efetividade dele; já que se trata de uma comunidade que tanto faz para o povo e para a cidade de Viçosa. O Dia do Evangélico serve principalmente para reconhecer o trabalho de evangelização, por tirar tantas pessoas do risco social, que estão submetidos e por levar uma palavra de paz a nosso povo”, comentou  a vereadora Micheline Fernandes (PV), responsável pela criação dessa data.   

 

Água nordestina 

 

Afirma o Banco do Nordeste que uma nova linha de crédito voltada para a gestão eficiente e sustentável de recursos hídricos será lançada nesta sexta-feira, às 8h30, na sede do Banco do Nordeste em Fortaleza/CE. A apresentação do novo produto de crédito, o FNE Água, acontece dentro da programação do Seminário de Avaliação da Seca de 2010-2016 no Semiárido Brasileiro. O evento objetiva subsidiar estratégias de adaptação aos impactos da atual estiagem, considerada a mais severa dos últimos 50 anos.

Água nordestina II

 

Contando com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, o FNE Água será disponibilizado a empresas e produtores rurais, que poderão contratar o crédito com juros de 6,5% a 11% ao ano, com direito também a bônus de adimplência de 15%. Os investimentos serão distribuídos em quatro eixos de financiamento: acesso, eficiência, recuperação de mananciais e saneamento.

Água nordestina III

 

Com o FNE Água, o Banco do Nordeste poderá financiar o valor total de investimento do projeto, a depender do porte do empreendimento e de sua localização. Os prazos para pagamento do empréstimo podem chegar a 20 anos, a exemplo dos casos de iniciativas relacionadas a saneamento (com até quatro anos de carência) e recuperação ambiental e reflorestamento (com até oito anos de carência).  

Capela 

A situação da falta d’água em Capela começa a preocupar a população, sobretudo as escolas públicas e particulares que dão sinais de não haver aula se o problema persistir por mais dias. “A feira livre começa nesta sexta-feira, o que nos deixa muito preocupado, visto que a água é fundamental para o mercado de carne, os banheiros públicos e outros serviços essenciais para a população”, comentou o radialista Jorge Miguel. Argumentou que há três dias não corre água nas torneiras e que toda bronca se concentra numa barragem, que vez por outra tem causado transtorno e que a Casal não investe de forma correta. 

Empresas 

A quinta edição do “Governo Presente” terá seu início nesta sexta-feira e, entre as ações programadas para o primeiro dia do evento, estão as assinaturas dos convênios para funcionamento de unidades do serviço Juceal Express em Junqueiro, Teotônio Vilela e Boca da Mata. Com as três unidades, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) prevê que 3.074 empresas ativas nos municípios sejam beneficiadas.

 

Novo Lino 

Após apresentar atitude suspeita, policiais abordaram um elemento em uma motocicleta de cor preta. Trata-se de um policial militar de Pernambuco, Carlos Alberto Oliveira Silva, 33 anos, que foi preso há oito dias, no município de Novo Lino. A Polícia já procurava por um suspeito de praticar estrupo naquela região e ele foi apontado como o principal suspeito de estuprar pelo menos nove pessoas nos municípios de Campestre, Colônia de Leopoldina, Jundiá e Novo Lino.

Novo Lino II

Várias vítimas contaram à Polícia da forma de que eram abordadas e ao serem chamada na Delegacia, todas elas reconheceram o PM como estuprador. A prisão foi feita pelos policiais da 2ª Cia/Independente de Joaquim Gomes e com o acusado, a Polícia apreendeu uma pistola.

Cacimbinhas 

Dr. José Wanderley, cardiologista badalado de Alagoas e que já foi vice-governador, durante a primeira gestão de Téo Vilela, afirmou categoricamente, que seu filho, Hugo (PMDB), eleito prefeito de Cacimbinhas é forte candidato a presidência da AMA. Disse que toda uma articulação vem sendo feita, a fim de consolidar a vitória do garotão para mais um compromisso político. 

BR 101 

“Notícia muito boa em relação à duplicação da BR 101 em Alagoas. Os últimos dois lotes que estavam paralisados (Rio Largo/São Miguel dos Campos /Teotônio Vilela), por força de uma decisão judicial, poderão finalmente ser contratados. O STJ  no último dia 23, decidiu favoravelmente ao DNIT, suspendendo a liminar que impedia a contratação. Essa é a principal obra do Governo Federal em Alagoas e de fundamental importância para o desenvolvimento de nosso Estado. Agora mãos à obra!”, comentou nas redes sociais, o ministro dos Transportes, Maurício Quintela.