Edmilson Teixeira

1 de dezembro de 2016

Canal do Sertão

Secretário de Agricultura Álvaro Vasconcelos, apresentou a imprensa nesta quarta-feira, um grandioso projeto social, que visa atender inicialmente a 451 famílias, que estão até 1 km das margens do Canal do Sertão, no trecho de seus primeiros 65 km de extensão. Na verdade, serão 23 comunidades e assentamentos que estão englobados nesse projeto. Trata-se de um trabalho de irrigação para o plantio diversificado, orçado em apenas 129 mil dólares, por meio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrário-FIDA, órgão sediado em Roma e que é vinculado a ONU.  

 

Canal do Sertão II

 

Denominado de “Dom Helder Câmara” esse projeto de recursos hídricos do Canal do Sertão, vai atender em princípio as regiões de Delmiro, Olho d’Água do Casado e Inhapi. “A nossa equipe fez um amplo estudo técnico, sobretudo levando orientação de todo um processo social, junto com as próprias comunidades, que vão ser beneficiadas, cuja ação reúne parceiros como Embrapa, Ufal, Sebrae/AL entre outros, a fim de garantir nessa iniciativa, uma indústria de transformação”, disse o secretário Álvaro.  

 

Canal do Sertão III

 

Diz ainda Álvaro Vasconcelos, que o projeto vai atender pessoas que nunca produziram,  e que todas elas receberam orientações técnicas ao longo desses últimos quatro meses de fase de implantação. “Vamos distribuir mil kits de irrigação para as famílias produzirem uva, hortaliças, milho, manga e outras, onde está inserido um processo para o manejo sustentável com gerenciamento de dados e acesso ao mercado”, comentou o secretário, afirmando que toda essa plataforma de trabalho será apresentada ainda este mês ao governador Renan Filho, para que em janeiro já possa entrar em operação e tratar do início da segunda etapa do projeto.  

 

Canapi

O prefeito em exercício Genaldo Soares, está impedido de tocar na quantia de cerca de 7 milhões e 400 mil reais, que foram repassados ao município de Canapi, remanescentes sob título de precatório do Fundef. A determinação foi do procurador Gustavo Santos, titular da 4ª Procuradoria do Ministério Público de Contas. A solicitação foi encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado, a fim de que esse tomasse as devidas providências com o gestor sertanejo, que fica somente no cargo até o dia 31 que se aproxima.  

 

Canapi II

Lembrando que há um ano, o prefeito titular, Celso Luiz (afastado por improbidade administrativa), teria desviado parte do valor de 13 milhões de reais, segundo o MPE/AL, dinheiro justamente oriundo de precatórios do Fundef. O caso ainda rola na Justiça, onde entraram em cena nessa história, dois camponeses daquela região, que teriam sidos usados como “laranjas”, a fim agregar um valor milionário, para que esse fosse depositado em duas contas diferentes no Banco do Brasil.  

Pilar 

“Transição tranquila e dentro da normalidade; bem diferente de quando assumi a Prefeitura em 2013”, recado postado pelo prefeito do Pilar, Carlos Alberto Canuto (PMDB), em sua página do facebook. Certamente a alfinetada foi direcionada ao seu sucessor Renato Resende (PSDB), de quem Canuto recebeu a Prefeitura para exercer esse mandato.  

Viçosa 

 

O vice-prefeito Manoel dos Passos (PSDB) está se consolidando à frente da Prefeitura de Viçosa sem sobra de dúvidas até o final deste mandato. É que o TJ/AL manteve o afastamento do titular, Flauber Filho acusado pelo MPE/AL de não ter efetuado os repasses das contribuições previdenciárias dos servidores ativos, inativos e pensionistas do município de Viçosa ao Instituto de Previdência local. Flauber foi afastado em maio de 2015.

    

 

Penedo 

Penedo recebe nesta quinta-feira, as maiores celebridades que têm lutado para resgatar a vida do Rio São Francisco. Trata-se da XXXI Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). A presidente da Codevasf, Kênia Marcelino que é membro titular do comitê, estará representando o Ministério da Integração Nacional por indicação do ministro Helder Barbalho.

 

Penedo II

Sob o tema “Velho Chico Tem Pressa! É hora de transformar essa realidade”, a Plenária vai até amanhã, e contará com 62 membros titulares do colegiado para tratar de assuntos de interesse da bacia e da população que vive em seu entorno. “O Plano irá priorizar, neste primeiro momento, o término de obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário que estão em andamento”, disse Kênia Marcelino. 

 

Dados 

 Do valor total aprovado para execução pela Codevasf entre 2007 e 2018, 76% foram investidos até o momento R$ 2,2 bilhões, beneficiando 847 mil pessoas na área de influência do Velho Chico. A Companhia também vai atuar de forma mais específica com ações de requalificação ambiental em áreas prioritárias de recarga, com especial atenção às nascentes.

 

Senado 

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), assinou, na terça-feira, protocolo de intenções que firma parceria entre o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Segundo Renan, uma das mais importantes competências constitucionais do Senado Federal é zelar pelo pacto federativo e zelar pelo equilíbrio nas relações entre a União, os Estados e os Municípios brasileiros. 

Senado II

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão e o Secretário Geral, prefeito  Jorge Dantas, que participaram do evento, lá em Brasília, acreditam na importância da parceria com a escola do Senado para capacitar as equipes técnicas e garantir  melhoria da gestão pública.