Edmilson Teixeira

29 de novembro de 2016

Maribondo

O vice-prefeito eleito de Maribondo, Serginho Marques assumiu a presidência estadual do PRTB Jovem de Alagoas. O anúncio foi feito ontem em Brasília, na sede do partido,  nas presenças do presidente nacional do PRTB, Levi Fidelis e do presidente regional no Estado, Adeilson Bezerra. “Vamos transformar o PRTB numa grande agremiação partidária, sobretudo convidando pessoas jovens comprometidas com o desenvolvimento do Brasil” disse Serginho.   

Pariconha

O jovem vocalista da banda Forrozão dos Manos, Manoel Lima morreu na manhã de ontem, no Hospital de Arapiraca. Ele foi vítima de um acidente de moto, ocorrido altas horas da noite de domingo, entre Delmiro e Pariconha. É que seu veículo colidiu violentamente num cavalo, que estava na rodovia. Era natural de Pariconha, cidade que decretou três dias de luto pela sua morte.   

Chã Preta


A cidade de Chã Preta resolveu comemorar o Dia da Consciência Negra no último sábado. O evento reuniu centenas de pessoas, que foram prestigiar diversas apresentações folclóricas. O organizador da festa, o escritor Olegário Venceslau, disse que diversos grupos culturais abrilhantaram à noite com danças e outras manifestações afros brasileiras. Dentre os grupos que se apresentaram merece destaque a Negra da Costa (Quebrangulo) Banda Gurungumba (Viçosa) e o grupo Parafolclórico Flor da Serra.   

Chã Preta II

Olegário Venceslau que também é advogado, tem se dedicado a causa do folclore alagoano incentivando os jovens a preservar o legado cultural herdado dos mestres Théo Brandão, Pedro Teixeira e Ranilson França;  além de já ter publicado várias obras sobre o tema em Alagoas.

Agricultura 

Ontem em Maceió, o professor da UFAL, Luiz Carlos Molion, fez palestra para uma infinidade de produtores rurais oriundos de todas as regiões do Estado, sobre o futuro de Alagoas para próxima década, em se tratando de climatização. Com o tema “Diagnóstico do clima e perspectivas para os próximos dez anos”, o professor Molion ressalta que  com base nos dados históricos entre 2012 a 2016, este ano foi extremamente ruim, onde se constata que açudes e rios secaram no Agreste e no Sertão. O evento ocorreu no auditório da Faeal, numa parceria da Secretaria de Agricultura de AL. 

Agricultura II

“As informações são de grande utilidade para os produtores,  já que eles podem fazer um planejamento e evitar perdas em suas lavouras”, afirma o professor Molion. Segundo ele,  o efeito El Nino que provocou a estiagem, deve ser substituído pelo La Nina, e a situação do clima ficara mais estável. “Com o esfriamento do Pacífico, 2017 ficara abaixo da média de chuvas, mas, será bem melhor do que 2016” prevê. 

 

Junqueiro 

Na próxima sexta, a cidade de Junqueiro  será palco do programa “Governo Presente”  onde o governo do Estado estará desenvolvendo com toda sua equipe de secretariado diversas ações para atender todos os municípios circunvizinhos da região. Podemos destacar que Renan Filho, assinará neste evento, decreto que devolve competitividade à cadeia produtiva do coco em Alagoas. 

 

Junqueiro II

Com o decreto, as operações internas com coco verde e coco seco passam a ter aplicação de crédito presumido, incentivando o consumo da produção alagoana pelas indústrias que utilizam a matéria-prima. A assinatura da norma fortalece o diálogo iniciado com o segmento no ano passado, no município de Coruripe, também durante a programação do Governo Presente.

 

 

Transporte

Na sexta-feira, o secretário de Segurança Pública, coronel Paulo Lima Júnior, anunciou a intensificação das abordagens a veículos que compõe o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros como uma das medidas de combate aos crimes praticados em ônibus, micro-ônibus e vans. O assunto foi discutido em reunião entre o secretário e o presidente da Arsal, Marcus Vasconcelos.

 

 Transporte II

“O que nos traz a esse encontro é o índice elevado de assaltos praticados no transporte complementar. Precisamos reforçar a parceira entre a Arsal, as polícias e a categoria, para garantir mais segurança, já que está entre os papéis da Agência Reguladora tornar o transporte eficiente e seguro para todos”, disse Marcus Vasconcelos, após apresentar ao secretário relatos vivenciados diariamente pelos transportadores.

 

Teotônio – peixe 

O governo do Estado espera que em 2017, pelo menos dez municípios da região Sul sejam beneficiados  com a construção do novo mercado público de peixe de Teotônio Vilela. Serão 120 estandes de venda com padrões elevados de higiene, abrindo espaço para comerciantes e produtores de pescado da região e atendendo consumidores de municípios como Junqueiro, Anadia, Coruripe, Boca da Mata, São Sebastião, Limoeiro de Anadia, entre outros. A assinatura para o início da obra será feita nesta sexta-feira, em Teotônio Vilela. 



Senador Rui Palmeira

Durante o transcorrer deste mês, todas as UBS de Senador Rui Palmeira estão com a atenção voltada à saúde do homem, seja nas consultas ou nas salas de espera, como forma de fazer alusão à campanha intitulada “Novembro Azul”. O período tem como foco ações preventivas à saúde do homem, principalmente, a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer da próstata. Três casos já foram detectados. No ano passado teve um caso, segundo o secretário de Saúde, José Marcos Oliveira.