Blog do Dresch

29 de novembro de 2016

A história vai julgar Fidel Castro

             A repercussão da morte de Fidel Castro, o maior líder revolucionário do século XX, foi enorme, como era esperada. O presidente norte americano, Barack Obama, que iniciou um processo de aproximação com Cuba, buscando o fim do embargo econômico imposto pelos EUA nos anos 60, disse que caberá à história julgar Fidel. O Papa Francisco enviou telegrama dizendo que “expresso os meus sentimentos de dor aos familiares do morto, assim como ao governo e ao povo desta amada nação” direcionando a comunicação ao presidente cubano e irmão de Fidel, Raúl Castro.

“A história julgará Fidel” 2

             O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, classificou Fidel como “símbolo de uma época inteira da história moderna”. Segundo Putin, a lembrança dele ficará para sempre nos corações dos cidadãos da Rússia. Já o presidente da China, Xi Jinping, disse que a história e as pessoas vão se lembrar do líder cubano como “uma grande figura dos nossos tempos”. Segundo o líder chinês, a morte de Fidel Castro fez com que a China perdesse um companheiro íntimo e um amigo sincero. Sua gloriosa imagem e grandes conquistas vão ficar para sempre na história. “O grande camarada Fidel viverá para sempre nos valores do seu povo” afirmou Xi Jimping.

Nove dias de luto por Fidel

             Os cubanos e as principais lideranças mundiais começaram a prestar desde ontem, as últimas homenagens ao líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, que morreu no último Sábado, aos 90 anos. O país decretou nove dias de luto oficial. As cinzas ficarão no memorial José Martí, em Havana até hoje, e depois vão percorrer o país, até Domingo (4) quando serão enterradas no maior cemitério da Ilha. A peregrinação das cinzas, por quatro dias a partir de amanhã percorrerão 13 das 15 províncias cubanas. Os restos mortais do maior líder cubano viajarão em sentido contrário ao da “Caravana da Liberdade” que foi comandada por Fidel de Santiago de Cuba até Havana, após derrubar o ditador Fulgêncio Batista, em 1959. O trajeto terá aproximadamente 1.000 quilômetros e em Santiago, no Domingo está marcado um “ato maciço” na Praça Antonio Maceo, com sepultamento marcado para ás 7h locais 10h de Brasília). Todo o funeral, será organizado pelo governo cubano, tendo à frente o irmão de Fidel, o atual presidente de Cuba, Raúl Castro. Líderes mundiais já estão agendando presença no país no próximo Domingo.

 

SSP aposta na radiocomunicação

             Lançado ontem, pelo governador Renan Filho e pelo Secretário de Segurança Pública, cel. Lima Júnior, o sistema de radiocomunicação digital, que permitirá uma melhor integração das operações policiais, além de proporcionar um menor tempo de resposta para atendimento a ocorrências. Os aparelhos, de tecnologia avançada serão utilizados pelas bases e viaturas das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Oficial, além do Grupamento Aéreo.

SSP aposta na radiocomunicação 2

             A Secretaria de Segurança Pública utilizará 690 rádios móveis, mais 140 transceptores de rádio fixos, seis estações de rádio base, com quatro portadoras, outras 24 com duas portadoras e 20 estações de despacho. Também é possível localizar automaticamente qualquer veículo policial através do sistema. Esta é a primeira etapa de implantação do sistema de radiocomunicação digital, que vai abranger a capital e a região metropolitana. A segunda fase do sistema atenderá a região do Agreste.

Tráfico de animais selvagens

                O Tráfico de animais é hoje, o quarto negócio ilegal mais lucrativo do mundo, ficando atrás apenas do tráfico de drogas, de seres humanos e de armas. Estima-se que o lucro anual da atividade gire em torno de 8 bilhões e 20 bilhões de euros. Acredita-se que entre 20 mil a 30 mil elefantes são abatidos por ano ilegalmente. Desde 2007, o comércio ilegal de marfim mais do que duplicou. O tráfico ameaça a diversidade e acelera a extinção de elefantes, tigres e rinocerontes. A Comissão Europeia trabalha junto aos Estados Unidos para intensificar o combate ao tráfico de espécies selvagens. As causas principais a procura do mercado e a falta de conhecimento do comprador. O marfim é mais valioso que a platina, e a China compra o material ou troca por armas.

Tráfico de animais selvagens 2

             Mas não são apenas os animais que sofrem com o tráfico da vida selvagem. O crime põe em risco muitas espécies vegetais, como árvores tropicas, corais e orquídeas. O tráfico ainda gera corrupção, faz vítimas humanas e priva as comunidades mais pobres de receitas que lhes são necessárias. Em 2007, na África do Sul, foram mortos ilegalmente 13 rinocerontes. Em 2015 foram 1.175 animais abatidos. A maioria dos 20 mil rinocerontes existentes no mundo estão naquele país. Os chifres são usados na medicina oriental para tratamentos diversos. Há um século a população de tigres no mundo chegava a 100 mil animais. Hoje, se resume a 3.500 deles. Dentes, ossos e pele são usados como decoração de ambientes.

 

  • Uma operação da Lei Seca, desencadeada na Avenida Juca Sampaio no Barro Duro, na madrugada do último Sábado, retirou 40 condutores, que foram autuados por conduzir veículos com sinais de terem ingerido bebidas alcoólicas.
  • A operação, que durou toda a madrugada, até o início da manhã, contou com o apoio do sistema de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública e da equipe de inteligência do Detran de Alagoas.
  • Foram abordados 328 veículos e seus condutores revistados, e 11 deles estavam inabilitados.
  • Além disso, outros 9 veículos foram encaminhados ao pátio de Detran, e 35 CNHs foram recolhidas.
  • Outros cinco condutores foram presos por embriaguez.
  • Trinta deles se recusaram a fazer o teste no etilômetro (bafômetro).
  • Também foram realizados 360 testes de etilômetro e 89 autos de infrações por diversas irregularidades de trânsito.

 

(Sugestão)