Roberto Baia

27 de novembro de 2016

Chã Preta

 A Prefeitura de Chã Preta entregou esta semana o prédio onde irá funcionar o Setor de Endemias, Vigilância Sanitária e Centro de Educação continuada. O espaço irá ajudar na saúde da população da cidade. De acordo com o atual vice-prefeito, Maurício Holanda, o espaço, localizado no Centro da cidade, irá também proporcionar aos servidores equipamentos qualificados e um ambiente de trabalhado totalmente climatizado.

 

Prestação de contas

 

Outra ação ocorrida na cidade foi a audiência pública de prestação de contas da saúde. A audiência ocorreu no prédio da Câmara de Vereadores de Chã Preta e cumpre a normativa da lei 141, que faz estabelecer as Audiências Públicas nas pautas do Poder Legislativo Municipal no que se refere a prestação de contas das aplicações dos recursos com folha de pessoal, fornecedores, e com ações e serviços de saúde. Esta foi a terceira audiência do segundo quadrimestre de 2016.

 

Paralização

Os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego em Alagoas (MTE/AL) param todas as atividades do órgão, na última sexta-feira (25). A paralização faz parte da luta por melhores condições de trabalho. A categoria, que reivindica há cinco anos uma reforma na estrutura física do prédio-sede, situado no centro de Maceió. Eles podem entrar em greve por tempo indeterminado. 

 

Greve

 

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Seguridades Social e Trabalho (Sindprev), Célio dos Santos, a paralisação faz parte do calendário de ações realizadas pelos profissionais, que “sofrem com a situação degradante das instalações físicas da Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRTE)”.

 

Maceió

A série de reportagens apresentando fenômenos eleitorais nas eleições municipais deste ano, na região Nordeste, realizada pelo blog do Magno Martins, de Pernambuco, mostrou na última quinta-feira (24), o vereador mais votado de Maceió, Anivaldo Luiz da Silva, ou simplesmente Lobão. Ele é produtor de filmes pornôs e vocalista da Banda Cheiro de Calcinha, uma banda de Rock que anima as noites da periferia maceioense, sem cobrar cachê. Lobão foi eleito com 24.969 votos.

 

Descarte de lixo

Na última quinta-feira (24), o Instituto Origame, responsável pela idealização do Projeto Relix em Alagoas, que tem a finalidade alertar sobre perigos constantes da destinação inadequada de resíduos em Alagoas, participou de um encontro na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para agendar o lançamento oficial do projeto em Maceió. O projeto ficou agendado para a próxima quarta-feira (30) às 10h, no Teatro Deodoro, no centro de Maceió.

 

 

.. O instituto informou que uma das atuações do projeto é a doação de bicicletas denominadas de ciclolix que tem o intuito de contribuir com os catadores na coleta adequada de resíduos sólidos. O veículo tem capacidade para carregar até 500 kg. 

 

… Até fevereiro de 2017, o Relix prevê uma intensa lista de atividades em todo o Estado, envolvendo apresentações teatrais em escolas e indústrias, doação de lixeiras seletivas a escolas e de bicicletas coletoras a associações e cooperativas de catadores, exposição fotográfica, lançamento de história em quadrinhos, intervenções em espaços públicos e com o intuito de criar consciência da necessidade de não apenas reciclar o lixo, mas de evitá-lo o máximo possível. 

 

… No dia 8 de janeiro, em pleno verão, acontece uma grande apoteose do projeto, com apresentações, passeios ciclísticos e entregas das Ciclolix na Orla de Maceió.