Flávio Gomes

25 de novembro de 2016

Porteira escancarada

Do jornalista Kennedy Alencar: “No dia em que a Lava Jato começou a assinar acordos de delações premiadas dos executivos da Odebrecht, o Congresso reagiu com uma articulação rápida a fim de aprovar anistia para casos de caixa 2 que possam ser denunciados como propina pelos investigadores. As delações da Odebrecht gerarão mais turbulência para o governo. O presidente Michel Temer terá maior dificuldade para navegar na política e na economia. O PT será fortemente atingido, mas, como o partido perdeu o poder, parte do dano já foi assimilado. Há expectativa de novas revelações sobre a relação da Odebrecht com o ex-presidente Lula. Mas outras forças políticas, como o PMDB e o PSDB, também sofrerão com essas delações. Elas poderão derrubar ministros de Temer e enterrar projetos presidenciais de tucanos como Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra. Na Câmara, houve articulação ao longo desta quarta-feira a fim de tentar votar uma anistia que não se aplique apenas aos casos clássicos de caixa 2 eleitoral. O objetivo é incluir práticas que possam vir a ser denunciadas pelo Ministério Público como corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, entre outros crimes.”

Agora?

Rui Palmeira sinaliza que no ano que vem as prévias do Carnaval de Maceió poderão ter apoio financeiro da prefeitura, ao contrário deste ano. É uma medida salutar para as saídas dos blocos em Jaraguá e na Ponta Verde, na 6ª e no sábado anteriores ao Carnaval. Mas certamente é tarde para o Pinto da Madrugada.


A cidade de Maragogi recebe hoje o projeto “Deputado na Praça”, iniciativa do deputado estadual Rodrigo Cunha. “Faço questão de estar nas ruas mostrando o trabalho do meu mandato e levar o que acontece na Assembleia ao conhecimento dos alagoanos”, explica. Às 9 horas, na Praça Santo Antônio.

Argumento

O senador Benedito de Lira (PP-AL) ao votar, na Comissão da Constituição e Justiça, a favor da PEC 50/2016, que regulamenta a vaquejada, ponderou sobre as críticas de que vaquejada é atividade cruel: “Já viram maior sofrimento que o uso de machadadas e peixeiras de até 12 polegadas para sangrar os bovinos?”.

Presença

Antônio Moura, secretário do Meio-Ambiente de Maceió, foi um dos organizadores do VIII Encontro Nacional do CB-27, reunião de gestores de secretarias de Meio-Ambiente das capitais, encerrado ontem, no Ritz Lagoa da Anta. O CB-27 é inspirado no C-40, formado por prefeitos das maiores cidades do mundo.

Protesto

O Fórum Alagoano Em Defesa dos Serviços e Patrimônio Públicos coordena as ações em Maceió, hoje, do Dia Nacional de Greve, em protesto contra a política do governo Michel Temer em relação aos direitos sociais. O ato está programado para a Praça dos Martírios, com concentração a partir das 15 horas.

Oportunidade

A Caixa Econômica Federal encerra hoje, 15 horas, a “Semana Black Friday Caixa”, com vantagens para contratação de crédito, aquisição e utilização de cartão de crédito e renegociação de dívidas. Aos clientes pessoa física é oferecida redução nas taxas mínimas de juros para CDC, Consignado e Crédito Auto.

Opinião

Do deputado federal Wladimir Costa (SD-PA): “Quem é o PT para cobrar moralidade e ética? O PT nada mais é do que uma grande organização criminosa. Quem quer falar com vocês é o juiz Sérgio Moro. Lavem a boca com soda cáustica para falar do ministro Geddel. Seus imundos, irresponsáveis, desqualificados, despreparados”.

 

*Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, comanda hoje café da manhã, na casa de eventos Altomang (no alto da ladeira do Lar São Domingos), para anunciar a programação do Carnaval 2017 e das prévias. Às 8 horas.

*O Maceió Shopping funcionará hoje em horário ampliado, abrindo às da manhã e encerrando as atividades às 23 horas. O Parque Shopping abrirá hoje ao público no seu horário normal, 10 horas, mas as lojas abrirão um pouco mais tarde, à meia-noite.

*A UniNassau – Centro Universitário Maurício de Nassau de Maceió encerra hoje o seu Encontro de Engenharia, nas áreas Civil, Elétrica, Mecânica e Química. Às 18h30m haverá oficinas e palestra de Carlos César Moreira sobre a produção de açúcar e álcool.

*Acontece hoje a última happy hour das sextas-feiras, no Sesc Poço, com duas atrações: as bandas Time Machine e Sabáki, com repertórios de sucesso e dançante. A partir das 19h30m, com classificação etária de 18 anos. Informações: 0800 284 2440.

*O projeto Misa Acústico apresenta hoje, a partir das19 horas, o show ‘Levando a Vida na Gaita’, com o músico e instrumentista Luciano Harmônica Falcão, acompanhado de Joacaz Paz e Roberto Rei. No Museu da Imagem e do Som, em Jaraguá.

 

*No Teatro Deodoro, às 20 horas de hoje, acontece o espetáculo “Volta à Seca”, sobre o cangaceiro Antonio dos Santos. Direção de Marco Antonio de Campos, com Chico de Assis e Nany Moreno no elenco. Texto: Mauricio Melo Júnior. Música: Jurandir Bozo.

*Em São José da Laje, o Instituto Histórico, Artístico e Cultural Lajense promove hoje lançamento de livros de dois poetas locais, Waldemar Matias e João Pinheiro Lyra. O evento compõe a programação da I Mostra Cultural Lajense, que termina domingo.

 

“A ausência de direito penal efetivo criou um país cheio de ricos e delinqüentes”

 Luis Roberto Barroso

 Ministro do Supremo Tribunal Federal