Edmilson Teixeira

24 de novembro de 2016

Boca da Mata

Prefeito Gustavo Feijó (PMDB) tem dito que seu grande desafio para seu segundo mandato agora, será buscar recursos junto ao governo federal, por meio da Funasa, a fim de garantir um projeto, que venha resolver por completo o serviço de abastecimento de água da cidade. “Não se trata da falta d’água, mas sim do sistema técnico de distribuição que é feito pelo SAAE; pois toda tubulação está superada, por conta de um trabalho que foi feito há 40 anos, e que hoje não tem mais suporte para acompanhar o crescimento da cidade”, disse.  

 

 

Major Izidoro

Com um jeito especial de driblar a crise, é que a prefeita Santana Mariano (PMDB) promove a partir de hoje, a IX Festa do Leite, evento que vai se estender até o domingo, com muitas atrações culturais, comidas típicas, atividades esportivas, além é claro, de uma vasta programação artística musical, que reúne 12 atrações de bandas e cantores que vão subir ao palco para agitar a galera até a noite de sábado. Em Major, o servidor está recebendo em dia e a Prefeitura não pára de tocar obras. Isso é que é bom!

 

Atalaia

Entre tantas Prefeituras alagoanas que estão encrencadas com a folha de pagamento dos servidores, sobretudo os inativos, Atalaia é uma delas. Na manhã de ontem, um ouvinte ligou para a rádio Gazeta- AM, denunciando que sua mãe, de mais de 80 anos, vai entrar para três meses sem receber como aposentada. Criticou a postura do prefeito Zé de Pedrinho, dando conta de que ele é incapacitado para exercer tal função. 

 

Arapiraca

A cidade de Arapiraca promove neste sábado, a sua I Copa Arapiraca de Futevôlei. O torneio reunirá  duplas de Arapiraca, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, São José da Tapera, Penedo e Maceió. O evento será feito nas quadras de areia do parque Ceci Cunha, de 8h às 18h. Apoio Prefeitura local em parceria com a Federação Alagoana de Futevôlei. 

 

Murici 

Vereador por Murici, Anizão (PMDB) está disposto mesmo a disputar a presidência da Uveal (União dos Vereadores de Alagoas). O parlamentar já fez parte da diretoria do órgão, e se sente agora super preparado para comandar os destinos da Uveal. A eleição ainda não tem data para ser realizada, mais tudo leva a crê que será no mês de fevereiro. Se depender de força política de sua cidade, o Anizão terá como grande bagagem; o governador Renan Filho (que já foi prefeito de lá) o presidente do Senado, Renan Calheiros, além do deputado estadual Olavo Calheiros, a família que tem suas raízes em Murici. 

 

Esperança 

Diante da iminente inviabilização total dos municípios decorrente da defasagem de recursos repassados pela União e da aprovação de propostas pelo Congresso que comprometem a gestão municipal, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) encaminhou ofício ao presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz, para solicitar à Corte de Contas providências em relação ao atraso do governo federal em transferências voltadas ao custeio de programas em várias áreas essenciais para a população.

 Esperança II

Segundo a Confederação, se fosse feita uma correção atualizada, a defasagem que chega a 50% dos valores atrasados, na maioria dos casos, estaria superada. No ofício encaminhado, a CNM lista uma relação de programas e repasses constitucionais que a União deixou de cumprir. Entre eles, a obrigação de pagar mais 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), instituídos pelas Emendas Constitucionais 55/2007 e 84/2014.

 

 

Transporte 

 

A Arsal vem realizando uma pesquisa iniciada na última terça, a fim de traçar um panorama atualizado das necessidades dos passageiros que utilizam o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal. A ação vai se estender até o próximo dia 4, nos pontos fixos de fiscalização, no Terminal Rodoviário de Maceió; AL 101-Sul (Trevo do Polo); BR 316, em Satuba; AL 101 Norte, na Asplana; e BR 104, em Rio Largo.

 

Transportes II

 

A pesquisa ocorre em dias ininterruptos, das 4h da madrugada até as 18h, quando técnicos da agência e a equipe contratada para auxiliar os trabalhos devem realizar, em média, entre 1.500 e duas mil abordagens diariamente. A expectativa é que mais de 20 mil veículos, entre ônibus, complementares e táxis, sejam abordados até a conclusão do estudo.

 

Tempo 

 

“A pesquisa é muito rápida, buscamos basicamente saber o itinerário do veículo, que é a origem e destino, anotar o horário e a quantidade de passageiros transportados, para estabelecermos com exatidão os picos de demandas em cada dia da semana. Esses dados atualizados irão ajudar a Arsal no planejamento de ações voltadas para o sistema de transporte, na fiscalização e, principalmente, servirão de base para a elaboração do futuro certame licitatório para o sistema convencional”, explicou Leandro Calheiros, técnico da Agência Reguladora.

 

Jequiá da Praia 

 

Está desde terça-feira em Salvador/BA, o aluno Valmir Lima dos Santos, de 10 anos do quinto ano da Escola Municipal de Educação Básica Presidente Garrastazú Médice, localizada no povoado Grito, região lagunar de Jequiá da Praia. Está enfrentando um desafio, que finda nesta quinta-feira sobre  Olimpíada da Língua Portuguesa. O garoto pra não dizer (Garotinho! rsrsr), é um dos dezesseis finalistas alagoanos da competição, Escrevendo o Futuro. O texto de Valmir foi analisado pelas comissões julgadoras do município e a estadual, onde foi selecionado como um dos 500 semifinalistas em todo o Brasil.

Jequiá da Praia II

 

Este ano, a OLP teve como tema: “O lugar onde vivo”. A meta é proporcionar aos alunos, a possibilidade de estreitar o vínculo deles com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade vivida. Sob a orientação do professor Jusseran Cavalcante e Valmir Lima dos Santos, Valmir concorre na categoria Poema, com o texto: “Dos Meus Olhos”.