Flávio Gomes

23 de novembro de 2016

Mal de origem

Jornalista Jorge Oliveira: “Ninguém se entende no principal tribunal do país. Quando dois ministros deixam de discordar nos autos para colocarem suas divergências em público é porque existe uma desordem jurídica lá dentro. Gilmar Mendes não se conforma com a decisão casuística de Levandowski em não cassar os direitos políticos da Dilma depois da votação do impeachment que a afastou da presidência. Discutem na Praça dos Três Poderes como vizinhos malcriados de ponta de rua. Na verdade, a Corte, que deveria ser a guardiã da nossa Constituição, está contaminada. Seus ministros parecem influenciados pelos políticos que os apadrinharam, restringindo suas ações lá dentro. É por causa disso que eles não agem com autonomia e isenção quando têm que decidir sobre um processo que envolve um dos seus padrinhos. Não é o caso de Moro, um juiz concursado, qualificado, com cursos no exterior. Os ministros do STF não se reciclam. Burocratizam-se quando vestem a toga e dali só saem para um pijama. É assim e assim será enquanto não se mudar esse modelo de decisão monocrática de escolha dos membros do STF que aceita nos seus quadros até advogado reprovado em concurso de juiz.”

Exceção

Renan Filho continua se destacando perante os demais governadores. Enquanto seus colegas têm sofrido para honrar compromissos com o funcionalismo, em Alagoas salários estão em dia e até o 13º será antecipado. Drama maior tem sido em dois Estados fortes, tradicionalmente: Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Há vagas

Uma façanha de Renan Filho é anunciar a realização de concurso público num momento em que, apesar do pagamento do 13º salário, o governo não apresentou proposta de reajuste linear para o funcionalismo, apesar de estarmos no final de novembro e a data base ser maio. É um questionamento feito pelos servidores.

Confronto

É forte a pressão do deputado federal João Henrique Caldas para tomar da ex-prefeita Kátia Born a presidência do PSB em Alagoas. JHC trabalha de cima para baixo, fazendo pressão junto à executiva nacional. Kátia tem mandato até setembro de 2017, mas, pela legislação, é possível sua destituição pela nacional.

Inovação

O deputado estadual Rodrigo Cunha inova mais uma vez, ao criar concurso para que universitários da área de tecnologia atuem em seu gabinete.  “Nosso objetivo é que mais para a frente outras áreas sejam inseridas. Queremos incentivar os jovens a ideias inovadoras, que possam contribuir com o nosso mandato”, diz.

Gorou

É uma pena o fim do bloco Pinto da Madrugada, que ressuscitou nosso carnaval de rua, fazendo reviver o frevo como uma das nossas tradições culturais. A falta de apoio oficial, por parte da prefeitura, foi fundamental na decisão. Pesou também o fato de o grupo não ter se organizado, profissionalmente, por opção própria.

Vida que segue

Dinho Lopes, presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, anuncia para 28 de janeiro, às 10 da manhã, na orla de Ponta Verde, a abertura da temporada de 2017, com o Carnaval de Edécio Lopes. Mesmo sem o Pinto da Madrugada, no sábado anterior ao Carnaval haverá a prévia na orla, com dois novos blocos.

Opinião

Senador Cristovam Buarque (PPS-DF), sobre a PEC que limita gastos públicos: “Por mais necessária que seja para frear a voracidade corporativa dentro da democracia, a PEC poderá fracassar por falta de uma liderança que consiga convencer os brasileiros corporativizados a fundar uma República Federativa de um só Brasil”.

 

*Em plena crise, no ano passado, o empresário Luiz Paulo Taboada inaugurou uma loja da Swarovski no Shopping Maceió. Ele, que acreditou, recebe convidados para um coquetel hoje, das 17 às 22 horas, para festejar o primeiro ano de funcionamento da loja.

*A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio entrega hoje os troféus dos cinco projetos finalistas da 7ª edição do concurso “Ações Inovadoras”. A solenidade, que compõe o tradicional Mês do Servidor, será no Hotel Jatiúca, às 10 horas.

*O Sine Maceió está com vagas para profissionais de nível superior em Economia, Administração e Ciências Contábeis, para início imediato. Interessados têm até amanhã, às 8 horas, para se inscrever, no posto do Sine, na Rua Barão de Anadia, Centro.

*O Cine Misa continua com a programação especial alusiva às comemorações do Dia da Consciência Negra, com exibições às 4as feiras, às 12h30m, no Museu de Imagem e do Som. Hoje será exibido o documentário “Estamira”. A entrada é gratuita.

* A Cia dos Livros já está com sua unidade em funcionamento no térreo do Shopping Pátio Maceió. A livraria possui 240 m², com lançamentos nas mais diversas áreas. Conta, também, com um espaço kids e uma área totalmente dedicada à realização de eventos.

*Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Ufal, em Maceió, recebeu um reforço para a qualificação dos atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, através do repasse de R$ 1,3 milhão feito pelo Ministério da Saúde.

* No confuso calendário do nosso futebol, em plena fase final do Campeonato Brasileiro Atlético Mineiro e Grêmio iniciam hoje, em Belo Horizonte, a disputa do título da Copa do Brasil. O próximo jogo, final, será no dia 30, em Porto Alegre.

 

“Bicha sim, mas cheio de grana, canalha”

Cristiano Ronaldo

Jogador do Real Madri, respondendo a provocação de Koke, do Atlético de Madri