Edmilson Teixeira

23 de novembro de 2016

Major Izidoro em festa!

Tudo pronto para a grande Festa do Leite. O evento que entra para a sua 9º edição promete ser um dos mais badalados de todos os tempos. “Além das atrações típicas culturais da região, a festa ganha uma dimensão maior com uma verdadeira programação de artistas musicais”, comenta o vice-prefeito, Leopoldo Amaral, eleito agora na chapa da prefeita Santana Mariano. 

 

Major Izidoro II

 

A Festa do Leite tem seu início nesta quinta-feira, onde no palco estarão: Joana Esticado, Patrões do Forró, Mayara Barros e Forró Pesado. Na sexta, têm: Galã, Raquel dos Teclados, Marcos Maraial e Forró do Amasso. Sábado último dia, as atrações ficam por conta de Dorgival Dantas, Forró Master, Flávio Farias e Baby Stillus.  

 

Capela

Mesmo no final de seu mandato, faltando poucos dias para entregar a administração pública, o prefeito Eustaquinho Moreira (PSDB) continua ativo à frente de seus trabalhos. Ontem por exemplo, estava na capital federal, quando foi recebido pelo senador Benedito de Lira. “Viemos na busca da liberação de recursos que estavam represados nesses últimos anos pelo Governo Federal, o que vai nos garantir a continuação das obras estruturantes em Capela” postou nas redes sociais o prefeito,  com uma foto ao lado do Biu e seus secretários Maurício e Petrúcio.  

 

Quebrangulo

 

Os reservatórios de água das barragens: Carangueja e Caranguejinha  estão preocupando moradores de Palmeira dos Índios e Quebrangulo respectivamente pela seca que assola a região. Ambos ficam no território de Quebrangulo; município que mesmo banhado pelo rio Paraíba, pode a qualquer investir na operação carro pipa, a fim de atender grande parte de sua população. 

 

Inhapi

O esfacelado partido do ex-presidente Lula, o PT, ao que parece só se saiu bem nessas últimas eleições em todo o Brasil, no município sertanejo de Inhapi, interior de Alagoas. É que lá o prefeito Zé Cícero foi reeleito e ainda puxou mais seis candidatos eleitos como vereador. O pacato município que tem pouco mais de 18 mil habitantes, tem um parlamento formado por 11 vereadores. 

 

Olho d’Água do Casado  

O PT também marcou presença no município de Olho d’Água do Casado, alto sertão do Estado. Trata-se de Zé da Emater, eleito pela Coligação: “Agora é a vez do povo”. No bloco vencedor, também foram eleitos três vereadores petistas. Em nenhum outro município alagoano, o PT conseguiu eleger prefeito; a não ser em Inhapi e Olho d’Água do Casado. 

 

São Jose da Lage 

Ao contrário da maioria das Prefeituras alagoanas, a de São José da Laje continua firme desde o começo desta gestão, mantendo seu quadro de servidores, comissionados e contratados. A informação é do ex-prefeito Paulo Roberto o Neno, pai do prefeito Rodrigo (PMDB). “Vamos pagar o 13º dos efetivados, porém, nossos planos são para  pagar também os demais; mas, tudo  dependerá se o governo federal repassar o valor de 1% que nos cabe para suprir folha de final de ano”, disse.

Santa Luzia do Norte

Houve no último sábado, em Santa Luzia do Norte, um ato festivo como parte da véspera da comemoração ao Dia da Consciência Negra. Lá por sinal, tem um bairro que leva o nome de Quilombos, onde há mais de meio século residem famílias quilombolas.  Segundo o poeta “Pedão” houve diversas apresentações artísticas, oportunidade em que ele teve a honra de conhecer dona Júlia Zumba, viúva do velho Zumba, um artista que encantou o Brasil e o mundo com suas pinturas sensacionais que lhe deram o título de “Pintor Negro do Brasil”. 

Santa Luzia do Norte II 

Diz “Pedão”, que Zumba nunca teve fortunas pelo seu apreciado e elogiado trabalho artístico. “Apesar de ser reconhecido como um pintor de tela incomparável Zumba em vida nunca teria sido valorizado como deveria ser. Vendia seus belíssimos quadros batendo as portas das repartições  públicas e casas comerciais, como meio de vida para sustentar toda a família” lamenta Pedão.     

Penedo 

As últimas três noites do ’Circuito Penedo de Cinema’ terão músicas   para todos os gostos. Quem estiver curtindo o evento e passar pelo palco montado na Praça 12 de Abril terá a oportunidade de curtir o som de vários artistas locais, sempre a partir das 23h, com apresentações de samba, rock e reggae. Esse ano, um dos destaques fica por conta da presença de bandas da própria cidade ribeirinha. O encerramento será no outro final de semana, sexta e sábado, quando as principais atrações estarão se apresentando. 

 

Penedo II

O Circuito Penedo de Cinema é uma correalização do Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e a UFAL. Tem o patrocínio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), da Algás, da Prefeitura de Penedo, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Penedo III

O evento recebe ainda apoio do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano, Way Turismo e Consultoria, Núcleo de Estudos e Pesquisas da Expressão Dramática (Neped) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).