Flávio Gomes

22 de novembro de 2016

Pelo fim das ratazanas

De Mario Sabino: “Muitos cidadãos que bradaram contra o PT e pediram o impeachment de Dilma Rousseff relutam em voltar às ruas para evitar que o PMDB e partidos aliados melem a Lava Jato. Não porque sejam peemedebistas; não porque achem Michel Temer um ótimo presidente; não porque estejam felizes com a nossa situação econômica. Os cidadãos relutantes têm medo de que o país não consiga superar a queda de outro presidente, se tal for o caso. Ter medo, no entanto, significa dar aval para que a Lava Jato seja ferida de morte pelas ratazanas do Congresso. O medo dos cidadãos relutantes é alimentado por colunistas que atacam os procuradores e o juiz Sérgio Moro. Esses colunistas afirmam, sem nenhum rubor de vergonha, que a Lava Jato fere o estado de direito; esses colunistas sugerem, sem nenhuma evidência concreta, que a economia vai desmoronar de vez se as investigações avançarem sobre os atuais ocupantes do poder. Balela. Tudo vem sendo feito dentro da lei. As ratazanas estão acuadas – e, quando acuadas, guincham alto e avançam sobre quem as acua. Não tenhamos medo de terminar o serviço. Ratazanas devem ser exterminadas. Todas elas.”

Proposta

O Presidente do Senado, Renan Calheiros, está otimista em aprovar seu projeto dando nova chance para repatriação de recursos depositados no exterior, agora para 1º de fevereiro a 30 de junho de 2017. O projeto propõe aumento da alíquota do Imposto de Renda, de 15% para 17,5%, acrescido da multa de 100%.

Desafio

O prefeito Rui Palmeira retornou às atividades, após breve período de férias. Cuida agora de planejar o segundo mandato e ajustar ao planejamento 2017/2020 as promessas da campanha de reeleição. Seu maior desafio é romper a tradição de que normalmente o segundo mandato é pior do que o primeiro.

Encrenca

Renan Filho tem razoável problema para sua reeleição. É que o vice, Luciano Barbosa, foi um trunfo importante na campanha, pelo trabalho em duas gestões na Prefeitura de Arapiraca, mas foi lá que os governistas sofreram a derrota mais significativa. Agora, qual o cacife de Luciano para ser de novo vice?

Reajuste zero

É quase nula a chance de o Estado conceder reajuste salarial aos servidores este ano. Estão sendo feitos acertos caso a caso. E o servidor que não está atrelado a alguma entidade dificilmente conseguirá alguma coisa. Prevalecerá, para o governo, o argumento de que mais importante é o pagamento em dia.

Bronca

Prefeitos eleitos se reúnem hoje, a partir das 9 horas, na sede da AMA, para a discussão de diversos assuntos. Dentre eles, o cumprimento da lei 12.305/10, que exige o fim dos lixões, o que deveria ter ocorrido no ano passado. A questão mais imediata é buscar opções e impedir que gestores sejam processados criminalmente.

LOA

Uma audiência pública, hoje, da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Maceió, debaterá a Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2017. A partir das 9 horas, no plenário da Câmara, sob comando da vereadora Fátima Santiago (PP), presidente da comissão.

Opinião

Jornalista Jorge Oliveira: “Moro virou celebridade, exemplo para a magistratura brasileira, mas um transtorno para os ministros do Supremo Tribunal Federal. Enquanto em menos de dois anos o juiz paranaense condenou políticos e empresários às mais severas penas, os ministros do STF continuam batendo boca em público.”

 

*De leitor desta Conjuntura, indignado: “Domingo, ao ir ao Hiper da Gruta, deparei-me com um jovem, portando uma camiseta com os dizeres “Jair Bolsonaro presidente” e nas costas da camiseta outra frase: “Tradição, Família e Propriedade”.

*Marcada para a noite de 26 de novembro, a festa Middô Revival é oportunidade de se participar da primeira confraternização de final de ano num ambiente de nostalgia e amizade, com diz Dinho Lopes, organizador do evento. Contato: 99981.4018.

*A Fecomércio AL, em parceria com Sesc, Senac e Sindilojas União promove hoje a Caravana Fecomércio na cidade de União dos Palmares, com prestação de diversos serviços à população. Às 8 horas será inaugurado o Posto Avançado do Senac.

*O Senac promove hoje, das 19 às 21 horas, a segunda edição do “Cozinhando com o Chef”, evento que será realizado no auditório da Unidade Poço e terá a palestra “Entre Pratos e Panelas”, com a chef  Silvana Chamusca. Contato: 2122.7858.

* O Museu da Imagem e do Som de Alagoas abriu inscrições para oficina de capacitação em edição de vídeo. Os interessados devem comparecer ao Misa, na Praça Dois Leões, Jaraguá, até o dia 25 de novembro para a matrícula. Contato: 3315.7888.

* Hoje e amanhã a Uninassau – Centro Universitário Maurício de Nassau reúne estudantes e chefs para o “3ª Paladares do Brasil”. O evento será aberto às 16 horas, na unidade Ponta Verde. Serão dois dias de oficinas, palestras e talk show sobre gastronomia

*O CRB perdeu de 1×0 para o Brasil, em Pelotas, e já não tem mais nenhuma chance de se classificar à Série A em 2017. A despedida da Série B deste ano será no próximo sábado, contra a Luverdense, no Trapichão, apenas para cumprir a tabela.

 

“Nada é tão parecido com Donald Trump quanto Lula e a esquerda brasileira”

J. R. Guzzo

Articulista da revista “Veja”