Edmilson Teixeira

22 de novembro de 2016

Meio ambiente em pauta

Prefeitos eleitos e reeleitos devem lotar na manhã desta terça-feira, o auditório da Associação dos Municípios Alagoanos – AMA. É que a entidade municipalista convidou maranhense, o engenheiro químico e especialista em gestão de resíduos, Paulo Mesquita, a fim de debater sobre a responsabilidade com o meio ambiente e população, sobre a importância de ter uma Central de Resíduos Sólidos para destinação correta do lixo produzido, além de explicar a diferença entre lixão, aterro sanitário e aterro concentrado. 

 

Pilar 

Segundo a AMA, em Alagoas, desde novembro de 2015 que a Central de Tratamento de Resíduos – CTR Metropolitana, localizada no Pilar, está em funcionamento pelo Grupo Alagoas Ambiental. A CTR já recebeu mais de 10.000 toneladas de resíduos, que deixaram de poluir a natureza, atingir os lençóis freáticos e prejudicar a saúde das pessoas. 

 

Outros 

A consciência ambiental dos municípios está crescendo e a região Agreste, entre Arapiraca e Craíbas, também terá uma CTR. Cerca de 90% das obras já estão concluídas e a previsão para início da operação é até o final do ano, segundo o Grupo Alagoas Ambiental. 

 

União dos Palmares

Nesta terça-feira, a equipe da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-AL) já finaliza os preparativos que levará, em parceria como Sesc, o Senac e o Sindilojas União, a Caravana Fecomércio a cidade de União dos Palmares, cujo evento marcará  a inauguração do Posto Avançado do Senac. 

Foco 

Por onde passa, a Caravana Fecomércio disponibiliza orientação e capacitação ao empresário dos segmentos de comércio, serviços e turismo numa abordagem diferenciada e adequada às necessidades da empresa. A Caravana já esteve em Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo.   

 

 

Fisco 

As cidades de Arapiraca, Marechal Deodoro, Atalaia, São Sebastião, Olho d’Água das Flores, União dos Palmares, Novo Lino e Palmeira dos Índios, foram focos de trabalho no último final de semana, das equipes de fiscalização da Sefaz/AL. O propósito da ação que vem se estendendo por diversos dias, tem sido a de inibir a entrada irregular de mercadorias no Estado.  

 

Saldo 

 

 

As equipes de fiscalização se posicionaram em locais estratégicos das rodovias e identificaram, entre as irregularidades, três carregamentos de cerca de três mil frangos sem documentação fiscal, além de duas cargas com garrafões de água mineral sem selo fiscal. Para liberação, os responsáveis pelas mercadorias precisaram realizar o pagamento do ICMS. Também  uma carga com 10.560 latas de cerveja, caixas de aguardente e produtos alimentícios foram adquiridos por pessoa física e, no entanto, o proprietário das mercadorias foi identificado como dono de um supermercado no município de Piaçabuçu.

 

 

 

Messias 

Cerca de 50 famílias de pequenos produtores rurais do Assentamento Flor do Bosque,  no município de Messias, que retiram da terra seu sustento serão beneficiados com uma linha de crédito financeiro, arquitetado pela Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve). O intuito é viabilizar o crescimento e o desenvolvimento de suas pequenas produções agrícolas, com recurso orientado e na medida certa.

 

Messias II

No Assentamento Flor do Bosque, os agricultores atuam com o cultivo e a comercialização de frutas e hortaliças como mamão, laranja, manga, tomate e alface. Além disso, eles também tiram seu sustento da criação de animais de pequeno porte, como cabras, bodes, galinhas e vacas. 

 

Messias III 

 

Através do apoio recebido pelo Governo do Estado, eles terão a possibilidade de investir na aquisição de kits de irrigação, na construção de um aprisco que servirá à criação de ovelhas, além de uma reforma no galinheiro. 

 

Mar Vermelho / Carneiros 

 

O casal, Juliana Almeida e Geraldo Filho, prefeitos de Mar Vermelho e Carneiros respectivamente participaram na última quinta-feira em Brasília, de um jantar promovido pela Confederação Nacional da Agricultura, onde foco do evento foi a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros. “O objetivo foi o de agradecer tudo que o senador tem feito ao longo de sua vida parlamentar em defesa da classe rural, sobretudo a  nordestina”, disse Juliana que foi a convite do pai, Álvaro Almeida, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas.

Junqueiro 

Uma das atrações do projeto “Governo Presente” evento promovido pelo governo alagoano, entre os dias 2 e 3 do próximo mês, nos municípios deJunqueiro, Teotônio Vilela, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Boca da Mata, Anadia e Maribondo, será o Iº Campeonato de Pesca Esportiva. A competição que é incentivada pela Seagri, acontecerá no dia 3, na Lagoa do Retiro (Junqueiro), como forma de difundir a modalidade de pesca esportiva com iscas artificiais e vivas em Alagoas.