Roberto Baia

19 de novembro de 2016

Em recuperação

O atual vereador e recém-eleito prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, está se recuperando de um grande susto. O político palmeirense deu entrada, às pressas, na noite da última quinta-feira (17), no Hospital Santa Rita e foi transferido para a UTI coronária da Santa Casa de Misericórdia, em Maceió. De acordo com a assessoria do prefeito eleito, Júlio Cezar fez uma série de exames e seu quadro é estável.

 

Combate à corrupção

As Câmaras de Combate à Corrupção e Criminal do Ministério Público Federal (MPF) lançaram, na última quinta-feira, 17 de novembro, nota pública em defesa do Projeto de Lei (PL) nº 4850/16, em trâmite na Câmara dos Deputados, que reúne as 10 Medidas contra a Corrupção do MPF.

 

Apoio popular

Para o Procurador-chefe da Procuradoria da República em Alagoas, Rodrigo Tenório, “as reformas que tentam deturpar o projeto original têm o mesmo objetivo da PEC37. As 10 Medidas receberam o apoio de 2,3 milhões de assinaturas, coletadas por voluntários em todo o país, e têm o objetivo de aprimorar a prevenção e o combate à corrupção no Brasil”.

 

Campestre

O juiz da Comarca de Porto Calvo, José Eduardo Nobre Carlos, determinou ontem, sexta-feira (18) o novo afastamento do prefeito de Campestre, Amaro Gilvan de Carvalho. De acordo com o TJ o prefeito, que deverá ficar afastado por 180 dias, é suspeito de improbidade administrativa por ter realizado contratos irregulares com a empresa M.A.Santos Filho LTDA, encarregada de fornecer combustíveis e lubrificantes para a frota de Campestre.

 

Bens bloqueados

 O gestor também teve os bens declarados indisponíveis, até o limite de R$ 1.141.616,67. “Em casos como este, onde os elementos probatórios apresentam elevada robustez, mostra-se necessário afastar o requerido, para que não reste comprometida a higidez probatória que ainda será realizada”, afirmou o magistrado, José Eduardo Nobre.

 

Em tempo recorde

O processo foi gerado após denuncias de que todos os atos da licitação, como termo de autorização, solicitação sobre informações de dotação orçamentária e minuta do edital, teriam sido praticados no mesmo dia. Ainda segundo informações do processo, o pagamento destinado à empresa teria sido de R$ 1.141.616,67. O que para o magistrado, o processo licitatório foi conduzido com uma “agilidade impressionante, poucas vezes vista em serviços públicos”.

 

 

Capacitação

A Secretaria de Estado da Saúde está promovendo uma série de capacitações voltadas a profissionais que atuam na Atenção Básica. A proposta visa orientar sobre a implantação do prontuário eletrônico.

 

Segunda região

A iniciativa vai reunir representantes das 10 Regiões de Saúde de Alagoas. Ontem, sexta-feira (18) foram capacitados os técnicos de São Luis do Quintunde, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga, Porto Calvo, Maragogi e Jacuípe, que integram a II Região de Saúde.

 

Próximos treinamentos 1

Os técnicos da III Região de Saúde, formada por Jundiá, Campestre, Novo Lino, Colônia Leopoldina, Ibateguara, Joaquin Gomes, São José da Lage, União dos Palmares, Santana do Mundaú, Branquinha e Murici, serão treinados na segunda-feira (21). No dia 22 de novembro, será a vez da IV Região de Saúde, formada por Chã Preta, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro, Capela, Mar Vermelho, Pindoba e Atalaia.

 

Próximos treinamentos 2

A V e X Regiões de Saúde serão treinados no dia 23 de novembro. As duas regiões são formadas pelos municípios de Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Roteiro, Junqueiro, Teotônio Vilela, Mata Grande, Inhapi, Piranhas, Olho D’Água do Casado, Delmiro Gouveia, Água Branca e Parinconha.

 

 

 

… O feriado do dia 20 de novembro está se aproximando. A data foi escolhida para valorizar a consciência negra no Brasil, em alusão ao dia da morte do escravo e líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, em 20 de novembro de 1695.

 

… A comemoração propõe uma reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano, além do impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. No próximo domingo (20), o vice-governador Luciano Barbosa receberá, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

 

… A Fundação Nacional Palmares está promovendo o evento, que espera receber mais de cinco mil pessoas neste domingo. Além dela, uma comissão foi criada, a partir de decreto, para organizar as ações alusivas ao mês da Consciência Negra.