Roberto Baia

15 de novembro de 2016

Boa recuperação

O vereador por Arapiraca, Ronaldy Vital Rios (PDT), passa bem após uma cirurgia para a retirada de um linfonodo (caroço), na região cervical do pescoço. Roninho fez cirurgia na manhã de ontem, segunda-feira (14), no Hospital A.C Carmargo, em São Paulo (SP). A cirurgia durou cerca de duas horas.

De acordo Etelda Acioly, esposa do parlamentar, ele realizou uma bateria de exames em Alagoas, mas nada foi detectado. Posteriormente o vereador foi até São Paulo realizar novos exames, onde foi diagnosticada a doença e iniciados todos os procedimentos.

 

 

Nova cirurgia

Em São Paulo, o médico responsável pela cirurgia do vereador, é o alagoano, de Piaçabuçu, João Gonçalves. “O Roninho está entregue em boas mãos, o Dr. João Gonçalves, é um dos melhores cirurgiões de São Paulo”, disse Etelda, demonstrando muita confiança. Segundo a esposa de Roninho, dentro de 15 dias ele fará uma nova cirurgia, desta vez para a retirada das amígdalas.

 

 

Inspeção

Representantes do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL) e do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) realizaram, nos dias 20 e 27 de outubro e 4 de novembro, visitas de inspeção em 27 escolas municipais e uma escola estadual no município de Santana do Mundaú. A medida teve por objetivo verificar a situação estrutural das unidades de ensino, qualidade da merenda escolar, bem como envolver a comunidade na conclusão do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc).

 

 

Avanços na educação

 

Nas ocasiões o Ministério Público pode verificar o cumprimento das diversas recomendações expedidas ao longo da execução do projeto no município e a satisfação de alunos e professores. O MPEduc em Santana do Mundaú teve início em 2013 e desde então recomendações foram expedidas e ajustes de conduta firmados. O próximo passo é apresentar à comunidade escolar e à população mundauense o resultado do trabalho que só foi possível com o apoio da Prefeitura Municipal e que levou avanços para a educação infantil e de jovens.

 

Representou o nordeste

Santana do Mundaú foi escolhido como projeto piloto quando o MPEduc ainda estava em fase de consolidação, o município foi praticamente destruído pela enchente de 2010 e a maioria das escolas não possuíam estrutura mínima adequada ao ensino. O município alagoano representou a região nordeste, enquanto outros quatro municípios foram escolhidos em cada uma das demais regiões do Brasil.

 

 

 

Sede temporária

A sede administrativa do Governo de Alagoas será transferida, nesta terça-feira (15), feriado da Proclamação da República, para a cidade de Marechal Deodoro, berço do proclamador da República e primeiro presidente do Brasil, Marechal Deodoro da Fonseca. Segundo o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, o Executivo adota esta medida como uma forma de prestigiar a cidade berço do proclamador da República Marechal Deodoro da Fonseca.

 

 

 

Presença do governador

A programação conta com uma série de atividades comandadas pelo governador Renan Filho, a partir das 9h, começando pelo hasteamento da bandeira e a colocação de coroa de flores no busto de Marechal Deodoro. Em seguida, haverá a solenidade de instalação do Governo no município, seguida de discursos de autoridades, além de despachos e visita a obras de saneamento.

 

 

 

 

Superlotação na central 1

A Central de Polícia de Arapiraca vive dias de caus. De muito tempo, a capacidade para receber infratores da lei não suporta a elevação da demanda. No domingo (13), por exemplo, quatro presos foram algemados a um cano de ferro na recepção. A mesma cena continuou na manhã de ontem. A decisão foi tomada para que as viaturas da Polícia Militar pudessem continuar na captura dos novos delinquentes. A única cela, acreditem, tem capacidade para abrigar cinco deles, mas 10 estavam trancafiados.

 

 

Superlotação na central 1

A unidade é apenas para prisões em flagrantes e só deveria custodiar presos por um período de 24 horas. Após, eles deveriam ser transferidos para a Casa de Custódia. Como há sempre um “porém” na história… O local também está superlotado. A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) informou que está prevista transferência de presos do interior nesta terça-feira (15) para o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, mas diante da situação em Arapiraca, busca uma solução emergencial. Perguntem se foi encontrada?

 

 

Beneficiamento de castanhas

A pequena Estrela de Alagoas recebeu um importante incremento para a sua economia na manhã de ontem, segunda-feira (14). Trata-se de uma fábrica de beneficiamento de castanhas. Segundo o Estado, a unidade auxilia na sobrevivência de aproximadamente 150 famílias locais. Os beneficiários são agricultores familiares do município e de assentamentos da reforma agrária cuja produção de caju é realizada de forma agroecológica. Após a colheita, os produtores levam os frutos para o devido beneficiamento. A comercialização da castanha é realizada no próprio município e em cidades vizinhas, como Palmeira dos Índios e Igaci.

 

… O Presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, João Luiz Azevedo Lessa, negou o pedido do Município de Palmeira dos Índios, mantendo suspensa a 25ª Vaquejada Parque Ulisses Miranda 2016, prevista na cidade para os dias de 10, 11, 12, e 13 de novembro. A decisão foi proferida na noite da última sexta-feira (11).

 

… O desembargador João Luiz afirmou não ver plausibilidade do direito alegado pela Prefeitura. “A despeito do requerente sustentar que a decisão hostilizada causaria graves danos à economia pública […] percebe-se que não há provas pré-constituídas de tais alegações, não se podendo aferir, de maneira concreta, em que medida houve prejuízo à economia local”, diz o presidente, na decisão.

 

… A Prefeitura alegou que a suspensão do evento prejudicaria a arrecadação do Município, mas o desembargador avaliou que não foram juntadas provas nesse sentido. “Eventual prejuízo seria experimentado diretamente pelos entes privados, quais sejam, os organizadores do evento, os donos de hotéis, bares e restaurantes, não envolvendo, ao menos diretamente, o Município de Palmeira dos Índios”.