Edmilson Teixeira

15 de novembro de 2016

Atalaia

Chico Vigário (PMDB) vai administrar pela quarta vez o município de Atalaia. A formação de sua equipe de trabalho vem sendo articulada, mas somente no próximo mês é que Vigário anunciará os nomes. Por sua vez, os desportistas atalaienses esperam que o futuro prefeito volte a investir no time profissional da cidade, a fim de participar do Campeonato Alagoano de Futebol da Primeira Divisão. 

Capela 

Em Capela, o prefeito eleito Adelminho Calheiros (PMDB) vai governar o município a partir do ano que vem, diante de quatro políticos eleitos de uma mesma família. Trata-se de sua vice, Eliane Lucena, o filho dela Fernando Malta (PSC), o irmão Marcos Lucena (PSDB) e o sobrinho Ricardo Lucena (PRP).   

Chã Preta 

Deputado Chico Tenório (PMN) é tido como o principal mentor da vitória de Rita Tenório (PMN) como prefeita de Chã Preta. A candidata que é sua esposa  derrotou com uma diferença de 231 votos, o Dr. Paulo (PSC) indicado pelo atual prefeito Audálio Holanda. Como curiosidade, em 2012 o velho Audálio impediu que Rita Tenório se reelegesse; visto que a derrotou por uma diferença de apenas 11 votos. 

Barra de São Miguel 

Entre os prováveis candidatos com cobiçam chegar à direção da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), aparece o nome do prefeito da Barra, Zezeco (PMDB). Os comentários são de que ele está articulando reunir um grupo de 70 prefeitos. Afirma Zezeco, que a AMA precisa avançar no papel da defesa das Prefeituras, que hoje se encontram em sérias dificuldades. “Vamos disponibilizar engenheiros, arquitetos e topógrafos para que as cidades não percam seus convênios” promete.

Barra de São Miguel- exótico 

 Zezeco talvez seja o único prefeito do Brasil, que depois que a crise econômica se agravou mais, há cerca de dois anos, faz questão de doa mensalmente todo seu salário para a própria Prefeitura que trabalha. O jovem que anos atrás deixou Brasília pelas belezas naturais de Alagoas é tido como filho de papai. Conseguiu se reeleger prometendo continuar fazendo a doação de seus vencimentos.   

 

Palmeira dos Índios 

Por meio da Confederação Nacional dos Municípios, foi que na última semana, cerca de 70 prefeitos alagoanos; eleitos e reeleitos estiveram em Brasília. Foram na missão de prestigiar o seminário nacional denominado “Novos Gestores”. O objetivo do evento foi o de capacitar  os participantes, visando gestões eficientes e de qualidade. “Nunca é demais buscar novos conhecimentos para alcançar a eficiência e a qualidade” comentou o de Palmeira dos Índios,  Júlio Cezar (PSB). 

 

Palmeira dos Índios II

 

“Por cerca de uma semana tivemos a oportunidade de aprimorar conhecimentos, adquirir mais sobre a importância de uma gestão pública responsável, comprometida e eficiente. Foi um momento que vai exigir muito dos novos gestores, principalmente nas licitações e nas compras, visando economizar cada vez mais. Estou grato a CNM e a AMA pela oportunidade e mais confiante após este importante treinamento” disse Júlio Cezar. 

 

 

Rio Largo 

A Prefeitura de Rio Largo tenta implantar o Instituto Federal de Ensino (IFAL) já anunciado pelo governo federal, num terreno pertencente à Aeronáutica.  Essa questão inclusive foi discutida na última quinta-feira em Recife, oportunidade em que  o secretário municipal Elias Gomes Paranhos, esteve com o comandante geral do Cindacta III, coronel Miguel. 

Rio Largo II

Elias viajou  acompanhado do diretor geral do Ifal Campus Rio Largo, Edel Alexandre, e do comandante da Aeronáutica da Base Maceió, major Amaral. Segundo ele, a Aeronáutica vem fazendo uma série de exigências no projeto e o Ifal, por sua vez, vêm cumprindo todas elas.  Disse Elias que as negociações estão bem avançadas. 

União dos Palmares 

Próximo domingo, a cidade de União será tomada de gente de toda parte do Brasil. Isso para celebrar o Dia da Consciência Negra. É que após 321 anos da morte de Zumbi dos Palmares, a Serra da Barriga segue como um espaço importantíssimo para se contar a história afro-brasileira. Implantado em 2007, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, tombado pelo Patrimônio Histórico Artístico Nacional, consegue em cada detalhe retratar o maior Quilombo das Américas, permitindo aos seus visitantes conhecer de perto o que foi a luta pela liberdade do povo negro.

 

União dos Palmares II

Por mês, cerca de 250 turistas sobem a Serra da Barriga para vivenciar um turismo diferenciado no Estado, que mostra aos seus visitantes muito mais que sol e mar. O passeio oferece um aprendizado quilombola completo, desde a história que cerca o Quilombo dos Palmares, a arquitetura indígena evidenciada nas ocas, a casa de farinha, capoeira, o artesanato e, por fim, a riquíssima gastronomia.

Piaçabuçu  

Piaçabuçu vivenciou no último final de semana, a 45ª edição da Gincana de Pesca e Arremesso. O evento se concentrou na sua maior parte na Praia do Peba. A competição distribuiu  R$ 17 mil entre os vencedores.