Flávio Gomes

15 de novembro de 2016

A reforma das reformas

Do jornalista e ex-deputado federal Ney Lopes, no site “Diário do Poder”      “… Precisa ser mudado o princípio constitucional da ‘autonomia dos partidos’, que atualmente impede até que os militantes dos partidos recorram à justiça pelo fato das decisões serem consideradas ‘interna corporis’. A ‘autonomia’ seria benéfica, se existisse a democratização interna nos partidos, o que não acontece. A não coincidência de mandatos faz com que a eleição no Brasil se transforme em comércio, com a exigência prévia de capital financeiro disponível para renovação permanente do estoque de votos. Se for ‘pra valer’, o caminho inevitável será a reformulação do atual sistema proporcional, com a implantação da ‘lista fechada’, que estimula a democratização interna, através do debate e enfraquece o controle dos ‘proprietários privados’ das siglas. O ‘distrito’ é eficaz, nos países de nível intelectual elevado. No Brasil, diminuir a área geográfica da disputa, através do distrito, abriria caminho para a corrupção a céu aberto. Facilitaria as negociatas de votos. O traficante da esquina, travestido de cidadão, se elegeria, por ser ‘generoso’. Inúmeros outros pontos exigem mudanças urgentes, ou inclusão em nosso sistema eleitoral, tais como, o financiamento eleitoral, a proibição de coligação, a votação direta dos suplentes de senador, clausula de desempenho, federação partidária etc. A esperança nacional é que o Congresso adquira a consciência, de que não pode limitar-se a uma reforma política de ‘meia sola’, como a que está sendo anunciada aos quatros cantos. O Brasil não pode mais esperar.”

Agenda

Renan Filho mantém a tradição e leva sua equipe hoje para trabalhar em Marechal Deodoro, transferindo a sede do governo para a primeira capital do Estado. Homenageia assim o Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. A abertura dos trabalhos será às 9 horas.

Bronca

A exoneração de Raquel Tenório de um dos principais cargos da Sedetur provocou indignação e revolta de dirigentes do trade turístico. Não apenas por ser pessoa decente, profissional competente, como porque foi dito, como justificativa à sua demissão, que o seu cargo passa a ser ocupado por indicação política.

Efeito

Uma conseqüência desse episódio da demissão de Raquel Tenório deve ser uma ação de empresários do setor turístico para que a pasta do Turismo volte a ser autônoma. A fusão com Desenvolvimento Econômico foi aceita mais na base do crédito de confiança ao governo Renan Filho, mas tem sido questionada.

Saída

O deputado federal Givaldo Carimbão está preocupado com a polêmica entre taxistas e motoristas de uber, temendo, inclusive, conseqüências piores do que as que existem. Ele pretende apresentar amanhã, em Brasília, uma proposta para resolver o impasse. Crê que, diante da necessidade, deverá conseguir aprovação.

Vetado

A coluna Radar, on line, informa que Tácio Mello, ex-titular da SMTT com Rui Palmeira, teve seu nome aprovado pelos ministros Gedel Vieira e Eliseu Padinha, mas não irá dirigir a Polícia Rodoviária Federal em Alagoas. O veto teria sido de Renan Calheiros, que tem como novo desafeto político o prefeito de Maceió.

Crise

O volume dos reservatórios das hidrelétricas já foi suficiente para suportar uma estiagem de três anos. Atualmente, só é suficiente para apenas três meses. Foi o que revelou ontem, no programa “Conjuntura”, da TV Mar, o engenheiro Geoberto Espírito Santo, especialista em energia e ex-presidente da Algás.

Opinião

Do jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva: “A pelegada controlada pela CUT fez barulho por Dilma e Lula, contra o impeachment, contou a lorota do ‘golpe’, gritou ‘fora Temer’ e agora protesta contra a PEC que limita os gastos dos quais se locupleta. O próximo pode ser ‘Fora Lava Jato’. Ou contra a prisão de Lula.”

 

*Iniciativa do Sindicato dos Corretores de Seguros de Alagoas, o Prêmio Sincor de Jornalismo Alberto Marinho tem contribuído muito com a atividade jornalística em Alagoas. Amanhã, no Hotel Jatiúca, haverá a premiação para os vencedores de 2016.

* O Centro de Maceió abrirá hoje em horário especial, das 9  às 14 horas, por conta do feriado da Proclamação da República. A Fecomércio-AL informa que os shoppings de Maceió funcionam em horário normal, menos o Shopping Farol (das 9 às 18 horas).

*O Arapiraca Garden Shopping, aproveitando o feriado da Proclamação da República, inaugura hoje sua decoração natalina. Às 15 horas haverá a chegada do Papai Noel e, depois, apresentações de fanfarra e do espetáculo infantil  Petequinha e Florzinha.

*Para comemorar os 106 anos de fundação do Teatro Deodoro, que transcorrem hoje, a Diteal promove três dias de programação cultural. Hoje, 20 horas, acontece o espetáculo “Solidão no Fundo da Agulha”do livro homônimo de Ignácio de Loyola Brandão.

*Amanhã, o Teatro Deodoro recebe “O Regresso das Borboletas”uma realização da Diteal e Cia. de Dança Maria Emília Clark, a partir das 15 horas. Ainda amanhã, 2º horas, o cantor Júnior Almeida apresenta o show “Memória da Flor”.

*Hoje, pelo Festival Dosol, a atração anunciada é Tulipa Ruiz, cantora nascida em Santos, mas que fez carreira em Minas Gerais e tem alguns discos na praça, além de vários prêmios nacionais. A partir das 21 horas, no Clube Fênix Alagoana.

 

*O CRB tem 1% de chance de subir à Série A e ainda há otimistas que acreditam nisso. A realidade: é algo quase impossível. A campanha deste serviu ao menos para mostrar que se houver bom trabalho dá para pensar em Série A. Mas sem perder tanto em casa…

 

“O mundo não acabou. Apenas ficou mais louco.”

Fernando Gabeira

Jornalista e escritor, sobre a vitória de Donald Trump