Roberto Baia

11 de novembro de 2016

Estudantes na Câmara

Os vereadores arapiraquenses foram surpreendidos na noite da última quarta-feira (09) com a ocupação de estudantes que protestam contra a aprovação da PEC 55 (antiga 241) que se encontra em tramitação no Senado.

Após a realização da sessão ordinária, a Mesa Diretora, através do vereador Moisés Machado, decidiu dar espaço para o líder dos estudantes na Tribuna Livre. O protesto integra estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e de escolas das redes estadual do município.

 

Moção de repúdio

Os estudantes disseram que a ocupação seria por tempo indeterminado e que não iriam ocupar nenhuma das salas onde funcionam os departamentos de projetos e que são prioritários para o bom andamento da Casa. Os estudantes solicitaram aos vereadores, que elaborassem uma Moção de repúdio a PEC 55 e a reforma a do ensino médio e que se faça uma audiência pública com os senadores de Alagoas para discutir a posição deles sobre a PEC.

 

Trabalho infantil

Na quinta-feira (9), aconteceu a 2ª Audiência Regionalizada das Ações Estratégicas de Erradicação do Trabalho Infantil, no Planetário Digital e Casa da Ciência, situada no Lago da Perucaba.

Participaram do evento representantes das cidades de Arapiraca, Craíbas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Junqueiro, São Sebastião e Taquarana.

 

Foi reduzido

Segundo dados apresentados na audiência, no ano passado, o estado de Alagoas conseguiu reduzir em 11,86% o trabalho infantil, um avanço conquistado com o esforço e compromisso de todos que trabalham no combate a todas as práticas ilegais nessa área.

 

Seminário

Com informações da jornalista Elaine Rafaela: O prefeito eleito de Anadia, Celino Rocha (PDT) chegou à Brasília para participar do Seminário Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). “São inúmeros os desafios, principalmente o equilíbrio das contas públicas, onde é obrigação do prefeito não gastar mais do que arrecada”, comentou Celino, que já teve a oportunidade de se reunir com o Senador Renan Calheiros, na residência oficial da presidência do Senado.

 

Recepção

Na noite de quarta-feira (09), uma comitiva de prefeitos eleitos e reeleitos de Alagoas foram recepcionados com um jantar, oferecido pelo presidente do Senado. Durante o encontro, os futuros gestores puderam discutir algumas ideias para enfrentar os desafios e gerir os municípios que representam pelos próximos quatro anos.

 

Trânsito

A instalação e ligação dos semáforos, na manhã de ontem, quinta-feira (10), no cruzamento das ruas Lino Roberto e Manoel Francisco Cazuza, no bairro Santa Edwiges, e entre as ruas Delmiro Gouveia e Ministro Petrônio Portela, no bairro Capiatã, no Bosque das Arapiracas, vai melhorar o tráfego de veículos nessa região em Arapiraca. As ações fazem parte do calendário pelos 92 anos de Arapiraca: Parabéns pra ela!

 

Segurança

Além de a Prefeitura de Arapiraca, por intervenção da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), melhorar o tráfego, a determinação da prefeita Célia Rocha (PSL) é também garantir a segurança dos moradores e a qualidade de vida de quem trabalha nos órgão públicos que estão concentrados nas localidades, como o Fórum, ministérios Público e do Trabalho, Justiça Federal, Prefeitura de Arapiraca, Escola de Governo, 3º Centro de Saúde, Sesc, Arapiraca Garden Shopping, entre outros empreendimentos situados na região.

 

Mudanças

“São mudanças que previmos desde a instalação do shopping e que agora estamos concluindo, assim como a revitalização do Centro Administrativo para oferecermos mais comodidade e segurança à população”, frisou Célia Rocha.

 

Esporte

A diretoria executiva da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) realizou na manhã de quarta-feira (9), uma visita técnica a estrutura do Centro de Treinamentos do Gigante, localizado nas imediações do povoado Bananeiras, a fim de diagnosticar as principais necessidades para a reativação das obras no local.

  

… O presidente executivo do Fantasma de Alagoas, Nelson dos Santos Filho, esteve acompanhado do ex-presidente Jotinha Alexandre, responsável pelo início da obra durante sua gestão, para uma breve análise do local dos futuros trabalhos técnicos do alvinegro.

 

 

… Neste primeiro momento, a diretoria pôde analisar as principais necessidades do Centro de Treinamentos, esse que esteve parado durante dois anos, para que enfim possa ser feito um orçamento dos gastos que serão realizados e de futuras parcerias para que a obra possa ser iniciada.

 

… O CT do ASA irá dispor de dois campos para treinamentos coletivos, técnicos e táticos, caixa de areia para trabalho de fortalecimento muscular, paredão para aprimoramento de chutes, fisioterapia, fisiologia e setor administrativo.