Flávio Gomes

11 de novembro de 2016

Embolou o meio de campo

Do jornalista Carlos Chagas: “Michel Temer, se der certo a recuperação econômica, poderá rever a decisão de não candidatar-se à reeleição, porque direito ele dispõe desde já, pela Constituição. A candidatura de Henrique Meirelles só se viabilizaria com o sucesso do primeiro fator, que o segundo anularia. Com o presidente e o ministro da Fazenda fora do páreo, dificilmente o PMDB teria chance, por falta de candidato. A menos que Roberto Requião se reciclasse, hipótese remota. As projeções mudam quando se olha para o PSDB, que tem candidatos até demais, em especial depois da vitória nas recentes eleições municipais. Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra correm o risco de canibalizar-se e assistir a ascensão do pretendente que há anos vem montando sua estratégia, o ex-presidente Fernando Henrique. Apesar dos 85 anos atuais, mais parece um adolescente empenhado em reler a biografia de Konrad Adenauer. Fora das duas forças partidárias maiores, outras surpresas se arriscam. Estaria o PT sepultado pela tragédia de Dilma Rousseff e a queda do Lula? Como explicar, porém, a fobia das elites em destroçar o que sobrou do torneiro mecânico? Haveria no PT outro capaz de, sem ter lido Proust, andar com ‘Em Busca do Tempo Perdido’ debaixo do braço? Teriam virado fumaça as massas um dia imaginando-se a um passo do poder?”

Balanço

Renan Calheiros, sobre sua gestão: “Criamos sem custos a secretaria e o Conselho de Transparência e Controle Social, único entre instituições públicas a contar com integrantes da sociedade especializados no assunto. O Senado Federal foi apontado pela Fundação Getúlio Vargas como instituição pública 100%  transparente”.

Liderança

Prefeito reeleito de Maceió, Rui Palmeira não apenas tem se transformado numa peça importante do PSDB como tem assumido espaços consideráveis no partido. É dele o controle do diretório de Maceió, filiou vereadores sem consultar a executiva estadual e abriu espaços para Ronaldo Lessa e José Thomaz Nonô.

Independência

Ronaldo Lessa, que foi adversário de Rui em 2012, é presidente regional do PDT e ganhou duas secretarias na prefeitura. Nonô preside o DEM em Alagoas e foi contemplado, no ano passado, com a Secretaria da Saúde. Ambos têm fortes divergências com Téo Vilela, presidente do diretório estadual do PSDB em Alagoas.

Registro

Rogério Teófilo, prefeito eleito de Arapiraca, tem destacado o trabalho eficiente e isento da Justiça Eleitoral na campanha eleitoral no município. E fez questão de formalizar isso junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Aliás, convém registrar que o trabalho do TRE nas eleições municipais deste ano foi digno de elogios.

Exceção

Em época de crise econômica e de campanhas sem doação de empresas, houve quem se dispusesse a investir pesado para garantir um mandato de prefeito. Caso de Pão de Açúcar, onde o ex PM e advogado Flávio Almeida (PMDB) não poupou esforços, nem recursos próprios, para se eleger. Fala-se em R$ 5 milhões.

Novo porto

Empresários chineses, que estiveram em Alagoas no mês passado, têm interesse em muitos projetos aqui no Estado. Um deles, de grande porte, é a implantação de um novo porto, no local onde seria implantado o Estaleiro Eisa, em Coruripe, para grandes cargas. O Porto de Maceió fica para cargas pequenas e turismo.

Sinistro

Uma das manchetes do portal IG: “ Uma senhora cega, que ficou conhecida por ser uma vidente que acertou previsões como o atentado de 11 de setembro e a criação do grupo extremista Estado Islâmico, afirmou que Barack Obama seria o último presidente dos Estados Unidos”. A vidente, búlgara, é Baba Vanga, morta em 1998.

 

*Ocorre hoje, às 10 horas, no Tribunal de Justiça, o lançamento de mais uma campanha “Natal Solidário”, uma iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Alagoas. O lema deste ano é “Neste Natal doe um presente e multiplique sorrisos”.

*A Associação Brasileira de Recursos Humanos promove hoje o 1º Fórum de Relações de Trabalho, a partir das 8 horas, no Hotel Western Premier Maceió. As inscrições podem ser feitas pelo telefone de contato 3313.2690 ou através de  abrhal@abrh-al.com.br.

*A Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas, a Experiment-AL, prorrogou as inscrições de trabalhos para hoje. Os interessados devem se inscrever para o evento por meio do site http://experiment.al.gov.br/. A participação é gratuita.

*Aos candidatos ao vestibular da Uncisal: o prazo das inscrições se encerra às 23h59m desta sexta-feira, 11 de novembro, segundo o edital. As inscrições são realizadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico http://vestibular.uncisal.edu.br.

* Na edição 2016 do Prêmio Instituto Euvaldo Lodi de Alagoas, na categoria Estagiário Destaque, os três primeiros colocados foram de cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas: Yeshua Bittencourt, Alexsandro de Oliveira e Isabelle Araújo.

* A empresa Alagoas Ambiental, com acompanhamento de especialistas da Prefeitura de Arapiraca e do IMA/AL, iniciou a instalação da manta de impermeabilização da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, localizada entre Arapiraca e Craíbas.

*CRB x Paysandu, no Trapichão, às 19h30m de hoje, é mais uma etapa da campanha “Eu Acredito”, pela subida do clube alagoano à Série A. Sugestão de kit ao torcedor regatiano: remédio para o coração no bolso, calculadora numa mão e crucifixo na outra.

 

“Trump, o triunfo da força de vontade”

Ricardo Noblat

Jornalista, sobre o presidente eleito dos Estados Unidos