Edmilson Teixeira

10 de novembro de 2016

Arapiraca, modernidade

Na terça-feira, perante o Conselho Estadual de Proteção Ambiental, o secretário de Meio Ambiente e Saneamento do município, Ivens Leão, apresentou um balanço das ações da pasta e também detalhou a construção e o funcionamento da CTR, que estará funcionando até o final do ano. “Trata-se de uma obra que vai mudar completamente o cenário ambiental do agreste alagoano, já que sua inauguração vai marcar o fim do lixão de Arapiraca, que tanto prejudica a natureza e a população”, destacou.

 

Arapiraca II

A Central de Tratamento de Resíduos do Agreste já está com 90% de suas obras concluídas. Segundo os técnicos do Grupo Alagoas Ambiental, também responsável pela CTR Metropolitana, em Pilar. Numa área de 81 hectares, entre Arapiraca e Craíbas, a obra teve investimento inicial de R$ 14 milhões e vai atender mais de 30 municípios da região, ou seja, receber mais de 1.000 toneladas por dia. 

 

Simpósio

 

Quem esteve na terça-feira em Aracaju/SE, durante o XIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, foi o secretário Alexandre Ayres, representando o Governo de Alagoas. No evento cumprimentou o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, o alagoano Wladimir Caramori. Na oportunidade, Alexandre se colocou à disposição para debates acerca da pauta hídrica, além de apresentar os programas desenvolvidos pela Semarh em Alagoas.   

 

Boca da Mata 

Hoje à noite tem show musical em praça pública, com os cantores Pablo e Luan Estilizado. O evento faz parte das festividades de emancipação política de Boca da Mata, que no dia seguinte completa 58 anos. Nas redes sociais o reeleito prefeito Gustavo Feijó (PMDB) está convocando todos os bocamatenses para essa grande festa. 

Major Izidoro 

Prefeita Santana Mariano (PMDB) não quer perder o ritmo de seus trabalhos nessa atual gestão, já que a mesma foi reeleita para comandar Major Izidoro a partir do ano que vem até 2020. “Fico feliz de ver que as obras do novo posto de saúde Getúlio da Rocha estão bem adiantadas. Breve poderemos contar com muito mais tranquilidade no atendimento ao nosso povo. Na verdade estou muito feliz”, comentou nas redes sociais a gestora na manhã de ontem. 

Major Izidoro II

Há poucos dias Santana Mariano esteve em Brasília, a fim de agilizar a liberação de Emendas Parlamentares, junto com a bancada federal de Alagoas, sobretudo com o apoio dos senadores Fernando Collor e Renan Calheiros, tidos como grandes parceiros de trabalho. Para a prefeita, a sua ida a capital federal teria sido bastante positiva, visto que o município foi contemplado com várias Emendas, que vão beneficiar setores como a Educação, Saúde, Saneamento entre outros. 

Conturbado 

Nas eleições deste ano, a prefeita Santana Mariano obteve 56,72%, contagem que lhe credenciou como reeleita com 1.551 votos à frente do adversário Ítalo Amaral (PMN). O pleito eleitoral deste ano em Major Izidoro foi considerado como um dos mais conturbados dos últimos tempos naquela cidade sertaneja. “São disputas desta natureza, que nos estimulam cada vez mais trabalhar para o nosso povo”, comentou Santana, otimista acima de tudo, por ter seu governo reconhecido nas urnas pelo eleitor izidorense.  

Cepram em Delmiro

 

O Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram) já definiu a próxima sessão itinerante. Após deliberar sobre os processos ambientais nos municípios de Maragogi e  em Arapiraca, os conselheiros irão participar de uma nova sessão em Delmiro Gouveia. Os trabalhos ocorrerão na primeira terça-feira de fevereiro. De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente (Semarh), Alexandre Ayres, que vem presidindo as sessões, o próximo passo levar as discussões acerca das obras do Canal do Sertão para as famílias que serão beneficiadas com infraestrutura hídrica na região. 

 

Governo Presente

 

Por falar e Semarh, o órgão conta com ações para incentivo à sustentabilidade e ampliação da pauta hídrica na 5º Edição do Governo Presente nos dias 2 e 3 de dezembro. Palestras sobre a gestão de resíduos sólidos, educação ambiental, compostagem, entrega de mudas e o programa de Perfuração de Poços estarão presentes nos municípios Anadia, Boca da Mata, Junqueiro, São Miguel dos Campos e Teotônio Vilela.

 

Igreja Nova 

A ousadia dos bandidos em Alagoas vem extrapolando os limites. É que na noite de terça-feira, quatro homens fortemente armados, levaram por completo um caminhão carregado com 530 botijões de gás, na zona rural município de Igreja Nova. O quarteto, por pouco não matou a dupla que comandava o veículo; um Mercedes 1620, de cor azul placar  KHB-7542-SE.  Os dois foram torturados até umas horas dentro de um canavial.