Flávio Gomes

9 de novembro de 2016

Inimigos da democracia

Do escritor Antônio Risério: “O arranjo que temos hoje no país, com o presidencialismo-de-corrupção e dezenas de agremiações partidárias, não merece sequer o nome de “sistema político”. Na verdade, não temos partidos políticos. Temos partidos eleitorais. Muito mais do que em encarar as grandes questões nacionais, essa gente só pensa em ganhar eleição. Em termos concisos, não temos partidos COM programa, mas partidos DE programa. Além disso, são partidos de mais e democracia de menos, com a agenda dos políticos e a agenda dos cidadãos mantendo distâncias quilométricas entre si. E tudo isso resulta no caminho mais curto para desintegrar a própria ideia da representação política. Em Democracia e Mercado no Leste Europeu e na América Latina, Adam Przeworski falava da corrosão das instituições representativas, exemplificando nos seguintes termos: “Quando os candidatos ocultam seus verdadeiros programas econômicos ao fazer campanha ou quando o governo adota políticas diametralmente contrárias às suas promessas eleitorais, o que fazem é ensinar à população que as eleições não têm nenhuma função real na definição de políticas”.

Eficiência

Apesar de ainda jovem e ainda se iniciando na administração pública, o advogado Christian Teixeira tem sido eficiente na condução da Secretaria do Planejamento, Gestão Pública e Patrimônio. No dizer popular, “tem tirado leite de pedra” numa fase onde os recursos, escassos, têm de ser bem geridos.

Em alta

Quem se deu bem a no primeiro mandato de deputado federal foi Pedro Vilela (PSDB). Além de participar de questões relevantes, preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara e tem sido muito solicitado pelo ministro José Serra, das Relações Exteriores, que sempre o convoca para missões no exterior.

Respaldo

Prefeito eleito de Arapiraca, Rogério Teófilo vai precisar de muita competência para se sair bem no comando do município. E tem de se dar bem até 2018, para não prejudicar o seu grupo político. Seu trunfo: Fabiana Pessoa, sua vice, tem especialização em gestão pública e terá grande força na gestão da futura administração.

Reta final

A prefeita Célia Rocha resolveu ampliar as comemorações dos 92 anos de Emancipação de Arapiraca com entrega de obras. A programação começa hoje, com a entrega da reforma da Escola Otávio Lourenço e a visita ao Restaurante Popular Jerimum. Acaba em 29 de dezembro, inaugurando a Estação de Tratamento de Esgoto.

Palpite

Entrevista a “Conjuntura”, na TV Mar, o presidente do Creci/AL, Vilmar Pinto, disse que o momento é interessante para quem deseja adquirir imóveis. Acha que a economia começa a se recuperar e que em 2017 a tendência é aumentar os preços dos imóveis. Mas se queixa dos juros para financiamento: cerca de 10%.

Agenda

A Federação das Indústrias de Alagoas promove hoje, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, uma rodada de negócios entre importadores e empresários locais de artesanato, confecção, acessórios e semijoias. Uma parceria com RedeCIN, CNI, Apex Brasil e Sindicato da Indústria do Vestuário de Alagoas.

Constatação

Cláudio Humberto Rosa e Silva: “Levantamento feito pelo Paraná Pesquisa revela: 69% da população rejeita as invasões às escolas públicas em todo o país… a pesquisa também indica que 84,2% acreditam que os estudantes deveriam ‘desocupar as escolas e adotar outras formas de se manifestar’. Apenas 28,3% concordam com as invasões.”

 

* A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude faz reunião, hoje, para debater a padronização dos procedimentos para acolhimento de crianças e adolescentes e para a adoção. A reunião ocorrerá na sede da Corregedoria-Geral da Justiça, às 8h30m.

* O Núcleo de Promoção da Filiação do Tribunal de Justiça participa, hoje e amanhã, da “Semana do Bebê”, evento organizado pela Prefeitura de Maceió. Hoje a equipe do NPF orienta mulheres da Unidade de Internação Feminina, a partir das 14 horas.

* O Parque Shopping está com a promoção “Antecipe seu Natal”, em que presenteia os clientes com uma promoção de descontos na compra de ingressos para 12 das maiores festas de réveillon e pré-réveillon de Maceió. A promoção é válida até 30 de novembro.

*Maceió sedia, de hoje a 6ª feira, 11, o 36º Encontro do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Assistência Social, na Escola Fazendária de Governo. À frente, os integrantes do Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas.

O publicitário e fotógrafo Alzir Lima ministra hoje a palestra “História da Fotografia: Evolução e Novas Tecnologias”, às 19 horas, na Unidade Fernandes Lima do Senac. durante exposição dos trabalhos de alunos dos cursos de fotografia da instituição.

*O Cine Misa tem programação pelas comemorações do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. As exibições, gratuitas, ocorrem às 4as feiras, às 12h30m, no Museu de Imagem e Som de Alagoas. Hoje, a atração é “Cafundó”, lançado em 2005.

*A Diteal iniciou anteontem a segunda etapa do projeto “Deodoro das Artes”, de vídeos com depoimentos de artistas sobre suas carreiras e a importância do Teatro Deodoro. O primeiro vídeo desta segunda etapa é com o ator e dramaturgo alagoano Pedro Onofre.

 

“Tem mulher que gosta de homem que dá porrada”

 Fausto Silva

O Faustão, apresentador da TV Globo