Flávio Gomes

8 de novembro de 2016

O que as urnas renegaram

Do professor Hubert Alquéres: “… As categorias esquerda-direita são insuficientes para explicar o complexo pronunciamento das urnas. Verdade, pode-se pinçar aqui e ali alianças e pensamentos indicadores do campo de vários candidatos eleitos. Mas seria reducionismo atribuir aos milhões e milhões de brasileiros uma virada em direção ao conservadorismo. Na verdade, os eleitores disseram não a tabus da esquerda, ou de sua maior parte. Eles descobriram, às duras penas, que as benesses do Estado, quando promovidas de forma insustentável, recaem sobre suas costas. Põem em risco seus empregos, sua saúde, sua família. As urnas renegaram a política de atender as corporações em detrimento do conjunto da sociedade, de se gastar mais do que se arrecada, de rupturas de regras democráticas, como o respeito ao patrimônio público e privado. Também abriram espaço para o Brasil enfrentar temas delicados, como meritocracia, tamanho do Estado, estabilidade no funcionalismo público e direitos iguais na aposentadoria, sem se vergar às patrulhas ideológicas. E ainda há quem diga que os eleitores são despolitizados.”

Na planície

Anteontem, Téo Vilela repetiu uma das suas rotinas de domingo: fez corrida, sozinho, na orla de Ponta Verde, e acabou no Aracajé da Maria, imediações dos Sete Coqueiros, onde bebeu água de coco. Após um banho de mar, voltou para casa. Pela simplicidade, não havia quem dissesse que era um ex-governador.

Pretensão

Em conversa no Aracajé da Maria, Téo Vilela conversou com alguns amigos. Negou a hipótese ser candidato a governador novamente. “Não há nenhuma possibilidade. Gostei muito de ser governador, fazia as coisas com vontade, mas não pretendo voltar”, disse. Admitiu, no entanto, concorrer ao Senado – “Talvez”.

Posição

Comenta-se que Renan Filho estaria interessado em abrir espaços no governo para novos aliados, incluindo aí uma reaproximação com o deputado federal Ronaldo Lessa. O próprio Lessa tem dito que da sua parte não há nenhum interesse nisso. Prefere se manter politicamente ao lado do prefeito Rui Palmeira.

Não deu

Todos os deputados que resolveram concorrer a prefeituras em Alagoas perderam. Federais: Cícero Almeida (Maceió) e Givaldo Carimbão (Delmiro Gouveia). Estaduais: Galba Novaes (vice, em Maceió), Ricardo Nezinho e Tarcizo Freire (Arapiraca), Inácio Loiola (Piranhas) e Marcelo Victor (Rio Largo).

Agenda

A Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas e a Procuradoria Geral do Estado firmaram uma parceria para realização de eventos jurídicos. O primeiro acontece hoje, às 15 horas, no auditório da PGE, aberto ao público: palestra do jurista Leonardo José Carneiro da Cunha sobre “Coisa julgada da questão prejudicial”.

Premiação

A Eletrobras Alagoas recebeu o prêmio CIER 2016, por ser a distribuidora de energia da América Latina que mais evoluiu na satisfação do consumidor, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica. A premiação ocorreu na cidade de Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.

Opinião

Do escritor e jornalista Fernando Gabeira: “A cadeia de Curitiba está cheia de gente sem mandato. Quem tem mandato tem polícia particular, com sofisticadas malas para desmontar grampos, assessorar bandidos no Maranhão. E ministros no Supremo para, com a rapidez de um relâmpago, livrá-lo das complicações.”

 

 

*Foi sepultado ontem, no Parque das Flores, o professor Jair Galvão, que por muitos anos lecionou no curso de Direito da Ufal. Era pai, dentre outros, de Augusto Galvão, procurador de Estado, e avô de Jair Galvão, secretário de Turismo de Maceió.

 

*O XIII Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais vai reunir grandes nomes da advocacia pública nacional e debater importantes temas, de hoje até a próxima 6ª feira, dia 11, no Hotel Jatiúca. A abertura está marcada para as 19 horas de hoje.

 

* O Detran realiza hoje, às 8h30, em seu auditório, o I Fórum do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM). O evento visa debater questões e ações que possam fazer diminuir os elevados índices de acidentes envolvendo motociclistas

*Hoje o Palato Ponta Verde vai receber, às 19 horas, a chef Tatiana Brasil, que vai ministrar o curso “Ceias de Natal”.As inscrições custam R$ 150,00 e podem ser feitas nas unidades Farol e Ponta Verde do Palato ou pelo site www.palato.com.br.

*A partir das 20 horas de hoje o Rex Jazz Bar, em Jaraguá, sedia a primeira edição do “Rock Filantropia: Música Com Solidariedade”, com as bandas Divina Supernova e Necro. Para acesso devem ser entregues um brinquedo e um quilo de alimento.

*De hoje ao próximo domingo, 13, acontece o Circuito Sesc das Artes, nas cidades de Limoeiro de Anadia, Lagoa da Canoa, Teotônio Vilela, Feliz Deserto e Piaçabuçu. As cidades receberão o espetáculo “Volante” e o show “Pros Pés”, com Jurandir Bozo.

* O CRB ganhou bem do Náutico, apesar do apertado 1×0, e manteve as esperanças da torcida na classificação à Série A do Brasileiro. Mas continua na série “Vencer ou Vencer”. Hoje, às 18h15m (horário de Alagoas) pega o Tupi, em Juiz de Fora.

 

“É ilógico que o Congresso fique sujeito a um juiz de primeira instância e não ao STF”

 

Janio de Freitas

 

Jornalista, na “Folha de São Paulo”