Edmilson Teixeira

8 de novembro de 2016

Maribondo

Servidores da SAMU cruzaram os braços ontem, protestando contra a Prefeitura que há mais de dois meses não vem honrando o pagamento da categoria. A administração pública ao que parece, entrou em colapso por completo. A cidade se encontra abandonada; o comércio em crise porque não existe dinheiro circulando, além de tantas outras mazelas que o atual prefeito Tonho de Eurico aprontou, resultando numa das piores gestões que Maribondo já teve. 

 

Mata Grande

Nem sequer entrou na pauta na última sexta-feira, conforme estava previsto, o projeto de Lei que concedia aumento de 140% para os vereadores de Mata Grande. Com certeza, a repercussão negativa que tomou conta das redes sociais, cujo assunto também foi detonado nos meios de comunicação, como rádio, TV e sites de notícias, fez com que a bancada parlamentar recusasse de colocar o projeto em votação. Simplesmente o salário de 2.500 passaria para seis mil e a verba de Gabinete de 1.500 para cinco mil reais.  

   

 

Boca da Mata

O time de futebol do Santa Rita de Boca da Mata, formado de uma junção com o Corinthians Alagoano, anunciou ontem por meio de seu dirigente, João Feijó seu afastamento do Campeonato Alagoano 2017. Feijó se mostrou bastante consciente da situação, uma vez que seu clube só poderá retornar a Primeira Divisão, via Segundona. 

Joaquim Gomes

Uma ação ajuizada pelo setor jurídico do Sindicato dos Servidores Públicos de Joaquim Gomes pede o bloqueio do Fundeb. De acordo com os advogados, o motivo é devido a situação que vive a atual gestão, quando não tem cumprido com seu dever de honrar com os pagamentos dos servidores que fazem parte desse recurso, de modo que, são injustificáveis as alegações apresentadas pela prefeita.

Joaquim Gomes II

A greve deflagrada pelos servidores públicos, sobretudo da Educação completa uma semana nesta terça-feira, gerado sérios prejuízos, onde mais de 4 mil alunos da rede pública municipal estão sem aulas. A prefeita Ana Genilda entende que o movimento é irregular, tanto que vai acionar a Justiça para tomar uma decisão. 

Arapiraca 

No início da tarde de ontem, um motorista de uma caçamba, que estava carregando areia para fazer aterramento na duplicação da AL-110, recebeu uma descarga elétrica ao sair da boleia do veículo, à margem da rodovia, no bairro Canafístula, em Arapiraca. Para descarregar a areia no local, o motorista levantou a carroceria da caçamba, que bateu em cabos de alta tensão de energia elétrica. O veículo foi incendiado e os pneus ficaram derretidos. O homem foi socorrido e passa bem.  

Rombo 

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) sobre o rombo de R$ 69 bilhões das Prefeituras recebeu destaque em matéria do jornal O Globo e na página do colunista Ricardo Noblat. O texto Crise nas Prefeituras – Municípios no vermelho publicado ontem começa afirmando que as previsões alertaram que 2016 seria um ano de dinheiro curto nas Prefeituras por causa da crise econômica.

 

Arapiraca 

Estudantes secundaristas ocuparam a sede da Escola Estadual Quintela Cavalcante na manhã desta segunda-feira, em protesto a PEC 241. A mobilização, que é nacional, quer pressionar os governantes contra a proposta, que prevê o congelamento dos gastos públicos durante 20 anos. Além da escola Quintela Cavalcante, membros da União da Juventude Socialista (UJS) e da Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (AESA), pretendem ocupar também a Escola Estadual Senador Rui Palmeira (Premen).

Palmeira dos Índios 

José Francisco da Silva, 59, perdeu sua vida no último domingo em Palmeira dos Índios, por consequência da embriagues do motorista Cléber Cavalcante, de apenas 21 anos de idade, que logo após o fato, fugiu para Maceió, sem prestar socorro algum. Só que no trajeto, ele se esbarrou numa blitz policial, onde se recusou a fazer o teste do bafômetro. 

Palmeira dos Índios II

Só que os policiais desconfiaram dos danos na parte dianteira do veículo, um Voyage Branco. Ao entrar em contato com o 10ª BPM, constataram o crime e encaminharam o jovem para a Central de Flagrantes I, localizada no bairro do Farol. Cléber confirmou ter batido o carro, mas segundo ele, não sabia que era uma pessoa. Na Central foi lavrado um Termo de Constatação de Embriaguez ao volante e Cléber foi autuado por homicídio. 

Olho d’Água das Flores/ São Miguel 

 

As equipes de futebol do CEO e do Miguelense, sagraram-se campeã e vice respectivamente da Segunda Divisão. O CEU que é de Olho d’Água das Flores consolidou o título ao golear por 4 x 0 o Igaci no domingo; enquanto que a equipe de São Miguel, meteu 3 x 1 no Santa Cruz. O Miguelense volta a Divisão da Elite do futebol alagoano, depois de 10 anos 

 

Plano Diretor

Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicutura, e o Ministério da Integração, assinaram um protocolo de intenções que visa elaboração do Plano Diretor da Agricultura Irrigada e de Recursos Hídricos para Alagoas. O evento ocorreu na última sexta-feira, entre o governador em exercício, Luciano Barbosa, o Secretário Álvaro Vasconcelos e o Secretário Nacional de Irrigação, Ricardo Santa Rita. Com isso, Alagoas passar a fazer parte do projeto pioneiro no país.

 

Plano Diretor II

 

Para o secretário da Agricultura, Álvaro Vasconcelos, O Plano Diretor será mais um instrumento básico de um processo de planejamento estadual para a política pública voltada para o desenvolvimento da agricultura irrigada em Alagoas. “Com a execução desse projeto, vamos dar oportunidade aos produtores possibilidade de segurança com sua produção e safra”, afirma Vasconcelos. Segundo ele, é mais uma ferramenta para o fortalecimento da agricultura em Alagoas.

Plano Diretor III

A formalização do Protocolo de Intenções e do Acordo de Cooperação Técnica vai possibilitar ações conjuntas, visando à elaboração de estudos, levantamentos e pesquisas que resultem em projetos, programas e planos destinados ao desenvolvimento da agricultura irrigada, com ênfase ao uso racional do solo e dos recursos hídricos, no contexto dos usos múltiplos da água.

 

Lagoa da Canoa 

 

Já estão abertas as inscrições para o curso do Programa Cozinha Brasil em Lagoa da Canoa. A iniciativa, realizada através de uma parceria entre a  CAB Águas do Agreste e o Sesi, tem o objetivo de tentar reduzir o desperdício de alimentos e promover a utilização total e correta de frutas e verduras.