Flávio Gomes

4 de novembro de 2016

Desmonte dos direitos sociais

Henri Clay Andrade, presidente OAB/Sergipe, no portal “Diário do Poder”: “O STF decidiu priorizar a pauta do governo Temer e assumir o desgate público, inclusive desprestigiando a Justiça do Trabalho. Os impropérios do ministro Gilmar Mendes afrontando a Justiça do Trabalho revelam a ofensiva, sem precedentes, contra o Estado Social de Direito. Aliás, o Ministro tem desempenhado o inadequado papel de autêntico baluarte das propaladas reformas. O STF, em curto espaço de tempo, enfraqueceu os sindicatos ao decidir negar a ultra-atividade da convenção e do acordo coletivos; mitigou o princípio da proteção ao trabalhador quando decidiu pela prevalência do negociado sobre o legislado; negou a desaposentação; inviabilizou o direito de greve dos servidores públicos e agora põe em pauta a terceirização ampla, geral e irrestrita. É o desmonte dos direitos sociais em marcha acelerada. E essa rapidez incomum dos julgamentos no STF, a aprovação da PEC 241 na Câmara dos Deputados e o empenho atarantado do Senador Renan Calheiros de agilizar a votação em dois turnos no Senado até o final deste ano são estratégias adotadas para não dar tempo a uma forte reação popular.”

Bola da vez

O Movimento Brasil, que participou de atos pelo impeachment de Dilma Rousseff, anuncia pelas redes sociais um movimento, em nível nacional, para 20 de novembro, intitulado “Fora, Renan”. Em Maceió o ato está marcado para 9 horas, na praça em frente ao antigo Alagoinhas e defronte o prédio do senador Renan Calheiros.

Avanço

Merece registro positivo o fato de em 2015, primeiro ano da gestão Renan Filho, Maceió ter passado de 1º para 8º lugar como capital mais violenta do Brasil, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, somente agora revelados. Em relação a 2014, houve 17% menos Crimes Violentos Letais Intencionais.

A anotar

Há forte de possibilidade de na anunciada reforma do secretariado de Renan Filho a pasta da Saúde passar a ser ocupada pela médica Célia Rocha, que está se despedindo do cargo de prefeita de Arapiraca, ou por Ubiratan Pedrosa Moreira, seu secretário de Saúde. É uma das mudanças consideradas como praticamente certas.

Novidade

Filho da cantora Gretchen, Thammy Miranda anunciou no Instagram: “Comunico que sou o mais novo RP da Secretaria de Turismo de Maragogi. Cidade que eu amo, respeito e sei do potencial em se desenvolver e gerar muitos empregos!!!”. É o primeiro nome da equipe do prefeito eleito, Fernando Sérgio Lira.

Gozação

Torcedores do CRB ainda registram, nas redes sociais, imagens do deputado federal Cícero Almeida vestindo e beijando uma camisa do CSA. Essas imagens foram muito divulgadas durante a campanha. Por Cícero ser torcedor do CRB, estão atribuindo a esse gesto a causa da derrota dele à Prefeitura de Maceió.

Abandono

A propósito do CRB, Ednílton Lins, que tem mais de 25 anos de participação na área de futebol do atual bicampeão alagoano, está hospitalizado no Hospital Arthur Ramos, com sério problema de saúde, sem nenhum apoio do clube. A Assembleia Legislativa, da qual é funcionário e foi até diretor, também não se manifesta.

Curiosidade

Do advogado José Paulo Cavalcanti Filho: “Campeões de originalidade nessas eleições foram dois candidatos a vereador. Um anão, cujo lema era ‘Dos males o menor’. E um cidadão, Antônio Carlos Alves – que, na Justiça Eleitoral, registrou-se como Ninguém. Seu slogan era: ‘Ninguém merece seu voto’.”

 

*A comissão julgadora do Prêmio Braskem de Jornalismo 2016 reúne-se hoje para a seleção dos trabalhos, que serão avaliados por 12 jurados. A premiação será amanhã, às 21 horas, no Espaço Pierre Chalita, conduzida por Leilane Neubarth, da Globo News.

* A Secretaria de Estado da Cultura realiza hoje solenidade em homenagem ao Dia Da Cultura, 10 horas, no Museu Palácio Floriano Peixoto, com diversas homenagens. Haverá também apresentações do repentista João Procópio e do pandeirista de chegança Zé Um.

*Prossegue hoje, de manhã e à tarde, no Clube de Engenharia, no Farol, o IV Congresso de Engenharia das Alagoas. Uma das palestras, às 9h30m, será do engenheiro Geoberto Espírito Santo, com o tema “Pedaladas elétricas e visão 2030 do setor”.

*Hoje, das 8 às 17 horas, o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador de Alagoas promove a Oficina de Planejamento do Fetipat, gestão 2016-2018. A atividade será no auditório do Sinteal.

*O Grupamento de Salvamento Aquático realiza hoje a solenidade de troca de comando da unidade. O evento ocorre às 8h30m, na sede do GSA, no Pontal da Barra. O tenente coronel Reinaldo Moura passará o comando para o major Bruno Vieira.

*Encerram-se hoje as inscrições do Prêmio Mestre Cicinho, criado pela Secult, por meio do programa de Fomento e Incentivo à Cultura Alagoana. O certame homenageia José Cícero, Mestre de Guerreiro do Registro do Patrimônio Vivo, falecido em junho.

*O Senac abriu matrículas para o curso de Desenvolvimento em Lideranças, que será realizado no período de 12 de novembro a 10 de dezembro, com aulas somente aos sábados, das 8 às 12 horas, na Unidade Poço. Informações: 2122.7858. 

 

“Foi a campanha que mais teve caixa dois”

Nelson Marchezan Júnior

Prefeito (PSDB) eleito de Porto Alegre