Flávio Gomes

1 de novembro de 2016

Um baque para a esquerda

Da BBC Brasil: “O primeiro ciclo eleitoral realizado após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) marcou um forte baque para a centro-esquerda no país, enquanto o PSDB se consolidou como o principal vencedor. Considerando o grupo do chamado G-93 (capitais e cidades com mais de 200 mil eleitores), o PT tinha 14 prefeituras, mas agora administrará apenas uma – Rio Branco, no Acre. No total nacional, o PT foi de 638 prefeitos eleitos em 2012 para 254 neste ano – de 11,2 milhões de eleitores sob sua gestão nas cidades, passará a apenas 1,6 milhão… Para especialistas consultados pela BBC Brasil, o revés dos partidos de centro-esquerda se sustenta no tripé crise econômica, corrupção e percepção de ‘radicalismo’. O cientista político Claudio Couto, professor da FGV, diz que o alto nível de conhecimento do eleitorado em relação ao PT, resultado dos anos no poder em Brasília, acaba impulsionando a rejeição à sigla. ‘O PT é o partido com a marca partidária mais forte no país, é o mais reconhecido. Portanto, também é fácil associar o partido diretamente aos seus erros. PMDB e PP, por exemplo, têm no geral mais problemas de corrupção que o PT, mas o eleitor não associa os políticos do PMDB e do PP às legendas como fazem com o PT.’”

Muito veneno

Trecho da forte nota do senador Renan Calheiros: “Devo dizer que a eleição de Rui Palmeira, de certa forma, me alivia. Isso porque não me verei novamente na obrigação de dar-lhe emprego no Senado. Depois de Rui ter perdido uma eleição, tive que contratá-lo no Senado. Foi um erro, humildemente reconheço.”

Pouca conversa

Nota curta do prefeito reeleito em resposta ao presidente do Congresso: “O prefeito Rui Palmeira lamenta e repudia as declarações feitas pelo senador Renan Calheiros. Do mesmo modo, Rui Palmeira acredita que a sociedade é testemunha da correção que pauta sua trajetória pessoal, profissional e política.”

Preliminar

A dura nota do senador Renan Calheiros contra Rui Palmeira, embora atrasada, antecipa um eventual confronto em 2018, entre o prefeito de Maceió e o governador de Alagoas, Renan Filho. Nas atuais circunstâncias, dificilmente Rui deixará de renunciar para sair candidato ao Palácio República dos Palmares.

Postura

Cícero Almeida, derrotado na disputa pela Prefeitura de Maceió, divulgou uma nota equilibrada, agradecendo os mais de 150 mil votos e dizendo que agora volta a se dedicar ao mandato na Câmara dos Deputados. Deixa transparecer que deve ter sido mesmo coisa de marqueteiro a agressividade na campanha.

Cautela

No sábado, véspera da eleição, o ministro Guilherme Palmeira almoçou no Bar do Pelado, na Ponta Grossa, com o ex-governador Manoel Gomes de Barros e outros amigos. A quem perguntava se estava festejando antecipadamente a vitória do filho Rui ele respondia: “Só depois das 9 da noite de amanhã”.

Pertinente

Do leitor Carlos Alberto Silva: “O cidadão ou a cidadã enfrenta fila quilométrica, sob sol e chuva, a fim de tirar título de eleitor. Eis que de repente as eminências pardas ou não do Brasil afirmam que não precisa levar o título de eleitor para votar, basta um documento com retrato. Afinal, pra que serve o título de eleitor?”

Opinião

Do jornal “O Estado de São Paulo”: “Dirigentes admitem reservadamente que o PT deve sofrer uma nova debandada, agora de parlamentares que temem não se reeleger por causa do desgaste da imagem do partido. Alguns dirigentes calculam que até a metade da bancada petista na Câmara pode deixar o partido.”

 

*Lula e Dilma Rousseff não compareceram para votar na eleição de domingo. Um mau exemplo de personagens que exerceram o mais alto cargo do país, a Presidência da República. Mas certamente continuarão a falar em exercício de cidadania.

*Acontece hoje o I Seminário e Curso Internacional Ostra e Comunidades, no Hotel Village, na Barra de Miguel. Durante o evento, o público terá acesso a palestras de especialistas do segmento e participará de espaços de debate e interação.

*O Parque Shopping Maceió voltou a se destacar em mais uma premiação nacional. F foi vencedor do Prêmio Aliansce, na categoria “Destaque em Atuação Socioambiental 2016”, com a ação social “Semana de Inclusão 2016”, realizada em setembro de 2015.

*A Imprensa Oficial Graciliano Ramos lança, hoje, cinco títulos de autores alagoanos, às 19 horas, na Livraria Cultura (Parque Shopping). Os livros são de Jeová Santana, Cosme Rogério Ferreira, Bruna Wanderley Pereira, Adalberto Souza e Milton Rosendo.

* As equipes dos “Anjos da Paz”, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência, promovem nova operação em busca por dependentes químicos em pontos vulneráveis de Maceió. As ações serão executadas hoje, no Centro, e 6ª feira, 4, em Jaraguá.

*O “Sesc das Artes” apresenta hoje, 19 horas, no Teatro Jofre Soares, no Sesc Centro, o espetáculo “Poesia Urbana”, da Companhia Hip-Hop. Fundado em 2007, no bairro do Village Campestre II, o grupo tem promovido atividades sócio-políticas.

* Segundo a Aliança Comercial algumas lojas estarão abertas amanhã, das 8 às 13 horas, apesar do feriado do Dia de Finados. Os shoppings center funcionam em horário normal. Bancos, escolas, indústrias e repartições públicas não terão expediente.

 

“Não podemos jamais cair na praga maldita da vingança”

Marcelo Crivella

Prefeito eleito do Rio de Janeiro, garantindo que não praticará revanchismo