1 de novembro de 2016

Trombose Venosa Profunda (TVP)

Tenho um grande amigo cirurgião vascular alagoano que mora em São Paulo. Somos amigos também no facebook. Tenho recebido suas postagens vindas da Sociedade Brasileira a qual pertence. São simples, claras e diretas indo ao ponto do problema e dando dicas para a prevenção. Marcus Augusto.

Uma delas falando sobre a trombose venosa profunda. TVP. Entupimento de veias dos membros inferiores com inchaço e dor. Com complicações várias, como a embolia pulmonar que pode ser fatal e que volta e meia vem dizimando pessoas que voam de avião muito ou que fazem viagens longas aéreas.

Não estou enquadrado em nenhuma das razões elencadas para tal, porém fui vítima de TVP há bastante tempo. E aí? Hereditariedade! Mãe com TVP e filha com TVP.

Os cuidados são: alimentação saudável, atividade física, não ao tabaco, não ao álcool. Sempre que viajar de avião com frequência, fazer exercícios com os membros inferiores. Levantar das “cadeiras confortáveis” e caminhar no corredor. Em voos longos ir ao vascular para as orientações de até uso de medicação.

Caso possua mais de cinquenta anos é muito importante fazer uma consulta preventiva com cirurgião vascular, pois existem alterações laboratoriais que poderão ser corrigidas e não causarem mal.

O uso regular de aspirina “afina o sangue”. O uso de anticoagulantes melhora a circulação diminuindo a possibilidade de entupimento das veias.

Nos dia a dia cuidados já citados acima, porém é importante no trabalho se sentado por muito tempo, a cada hora se erguer ficando de pé e caminhando por cinco a dez minutos.