Edmilson Teixeira

1 de novembro de 2016

Murici, briga por cargo!

Eleito para um sexto mandato consecutivo na terra do presidente do Senado, Renan Calheiros, o vereador por Murici, Anizão (PMDB) aparece como um nome forte para disputar a presidência da Uveal, União dos Vereadores de Alagoas. É a advogado e atualmente preside a Comissão de Reforma Política da própria Uveal. Anizão diz que tem um vínculo muito grande com a União dos Vereadores do Brasil (UVB), órgão que agora em outubro, o levou para proferir palestra em João Pessoas/PB, sobre Previdência Municipal. Afirma ainda que chegou a ser Secretário Geral da UVB em gestão passada. “Estou pronto para enfrentar qualquer desafio, mas é preciso o apoio de muitos, sobretudo porque a Uveal  é formada pelos 102 municípios do Estado”, sinaliza. 

Murici II

A Uveal é dirigida atualmente pelo vereador por Cacimbinhas/AL, Hugo Wanderley (PMDB), figura que se apossou do poder por vários mandatos seguidos no comando do órgão. Só que agora Hugo Wanderley se elegeu como prefeito de sua terra, mas mesmo assim, está se envolvendo em lançar um nome, a fim de ocupar seu trono na Uveal, cuja eleição está prevista para o início do ano que vem. Entre os nomes fortes que Anizão poderá ter ao seu lado, caso oficialize a sua candidatura, aparecem o do governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros, onde os laços de amizades na cidade de Murici entre eles reinam de forma familiar.  

Mata Grande 

Grande é a expectativa na sertaneja cidade de Mata Grande, quanto ao futuro de Grabriel Brandão (PSB), o candidato a vereador que teve a ousadia de disputar a eleição este ano com uma bronca na Justiça. Nas urnas obteve a terceira melhor votação, alcançado 807 votos. Mas, por enquanto, todos são inválidos, visto que o mesmo teve indeferimento de sua candidatura, face o Tribunal de Contas de Alagoas ter rejeitado suas contas referentes ao exercício financeiro de 2010, quando então comandava a Secretária de Finanças do município. 

Mata Grande II

É que Gabriel Brandão que é primo do atual prefeito, Jacob Brandão, será julgado na próxima quinta-feira, pelo TRE/AL, sobre essa polêmica questão. Acredita que reverterá tal situação, porque caso contrário, à candidata Josevânia Costa (PSB) é quem ficará com a vaga na Câmara de Vereadores. Aliás, ela oficialmente foi carimbada  pela Justiça Eleitoral depois da apuração das urnas, como candidata eleita. Resta saber o que vai ocorrer esta semana em Maceió, no pleno do TRE. 

Jequiá da Praia 

Milhares de fiéis acompanharam no último sábado, a imagem de São Sebastião durante a procissão que marcar peregrinação do santo, na cidade praiana de Jequiá da Praia. O evento é uma tradição de mais de dois séculos e abre o calendário festivo religioso em homenagem ao co-padroeiro local.   

Fiscalização 

Na última semana, técnicos da Gerência de Gás Natural da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) fiscalizaram as obras de construção e montagem da duplicação do gasoduto Pilar-Marechal Deodoro, realizadas pela Gás de Alagoas S.A (Algás). O bom é que não foram identificadas não-conformidades e os técnicos observaram que o andamento das obras está de acordo com o cronograma previsto.     

Fiscalização II

Os técnicos vistoriaram os 2.992 metros de gasoduto já construídos e checaram os procedimentos de montagem e soldagem da tubulação e as inspeções realizadas para detectar possíveis falhas. Também foram fiscalizadas a limpeza e cobertura da faixa e condições de segurança e sinalização.

Fiscalização III

O sistema de distribuição de gás natural atende 9.141 unidades consumidoras em Alagoas, sendo 8.515 no segmento residencial (condomínios, prédios), 30 indústrias, cinco unidades de cogeração de energia, 31 postos automotivos e 560 estabelecimentos comerciais, em oito municípios: Maceió, Penedo, Rio Largo, Atalaia, Pilar, Santa Luzia do Norte, Satuba e Marechal Deodoro.

Palmeira dos Índios 

Ao que parece, o futuro prefeito de Palmeira, Júlio Cezar(PSB), já começou a trabalha. É que na manhã de ontem, ele  reuniu com os dirigentes do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a fim de analisar a viabilidade de parcerias que venham a contribuir com o desenvolvimento do município. Em pauta, a qualificação profissional com foco, principalmente, para os jovens e o fortalecimento do comércio de Palmeira. Segundo Júlio, existem cerca de 400 mil consumidores em potencial naquela região.  

Barra de São Miguel 

A partir desta terça-feira, a cidade da Barra de São Miguel, sediará o primeiro Seminário e Curso Internacional de Ostras e Comunidade. É um evento que conta com a participação da Secretaria de Estado da Agricultura, com o tema “Produção, depuração, comercialização e gestão participativa”. A programação se estenderá até sexta-feira. As palestras e debates acontecerão nos espaços do Villa Barra Hotel, a partir das 10h.

 

 

Barra de São Miguel II

 

O evento é direcionado às comunidades produtoras, empresários, especialistas, consultores, estudantes e gestores públicos de turismo e técnicos. O curso é presencial e terá carga horária de 32 horas de duração, e prevê ainda aulas teóricas e visitas às áreas de cultivo e às instalações da Depuradora de Coruripe.

 

Parcerias 

 Ontem, a Sesau firmou convênio com os Correios, a fim de ampliar os serviços ofertados à população do interior e capital, no que se refere à parte logística, quanto ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e pela Hemorrede Pública do Estado. “Com essa união com os Correios visamos melhorar o lado social, levando os medicamentos para os 102 municípios alagoanos e para atender, especialmente, aquelas pessoas que possuem alguma dificuldade de locomoção”, comentou a secretária da Sesau, Rozangela Wyszomirska.