Flávio Gomes

28 de outubro de 2016

Esquerda X Direita

Do escritor Antônio Risério: “Virou lugar-comum dizer que essa história de direita e esquerda não existe mais. Bobagem. A distinção é clara. Façamos o teste com relação à PEC 241. Vivemos num regime de democracia política (depois lembrarei o que é viver sob uma ditadura), com instituições funcionando livremente. E ninguém discorda da necessidade do controle de gastos, antes que o navio afunde. O problema é onde e como cortar. Aqui, esquerda e direita se separam. Falo de esquerda genuína – e democrática: não de stalinistas e de tantos que se revelaram, nos últimos anos, esquerdistas da boca para fora, mas nunca do bolso para dentro. Ou daqueles que são contra tudo que vem do governo apenas pelo fato de vir do governo. Bem. A direita cumpre os ritos da democracia política, mas deixa a resolução final na conta do mercado (embora o sindicalista Lula, nos velhos tempos do ABC, defendesse a flexibilização das leis trabalhistas, definindo a CLT como o AI-5 dos trabalhadores). Mas a esquerda sabe que a lei do mercado é e sempre será a lei do mais forte. Por isso, não aceita que os cortes incidam justamente sobre políticas sociais, mantendo privilégios na aposentadoria e um sistema tributário que enriquece os já ricos. Enfim, a PEC 241 deixa evidente a distinção entre direita e esquerda.”

Indiferença

Agência Estado: “O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), minimizou o fato de a presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, ter incluído na pauta da quinta-feira da próxima semana, 3, o julgamento de uma ação que pode ameaçá-lo do cargo. ‘Absolutamente, não tenho a menor preocupação’, disse.”

Números

Os números do Instituto Paraná, divulgados ontem, a se confirmarem dão como garantida a reeleição do prefeito Rui Palmeira (PSDB): ele aparece com 54% de intenção de voto, enquanto Cícero Almeida (PMDB) tem 29%. A diferença é grande para reverter em três dias. A pesquisa foi encomendada pela TV Pajuçara.

Nem sim, nem não

“Tem um bocado de cigana por aí”. Foi assim que o prefeito Rui Palmeira reagiu, ontem, em entrevista a França Moura, na Rádio Correio, ao responder sobre os comentários de que, se reeleito, renunciaria ao cargo, em 2018, para ser candidato a governador. “Falam em 2018, 2020, 2022…”, complementou Rui.

Distância 

Renan Filho vai se afastar do governo durante a próxima semana. Pode ser mesmo para descansar com a família, como alega. Mas também para evitar desgaste com explicações sobre uma eventual derrota de Cícero Almeida. O governador, como se sabe, é o principal cabo eleitoral do candidato do PMDB em Maceió.

Escanteio 

O deputado estadual Galba Novaes, com boa penetração na parte alta da cidade, poderia ter sido melhor aproveitado no horário eleitoral de Cícero Almeida. No primeiro turno, a chapa Almeida-Galba foi bem votada justamente nesse tradicional reduto. Há muita gente ainda que não sabe que ele é o vice de Almeida.

Revoada 

Hoje é Dia do Servidor Público. Como as repartições públicas não funcionam (exceção dos órgãos do Poder Judiciário) muitos eleitores devem viajar, aproveitando o feriadão. Isso é uma preocupação a mais para Rui Palmeira e Cícero Almeida, que no domingo vão disputar o segundo turno pela Prefeitura de Maceió.

Opinião

De Joaquim Falcão: “A Igreja Católica colhe agora, apesar dos esforços do Papa Francisco, os frutos que plantou nesta vida terrena. Esgarçou seus vínculos de pertencimento e solidariedade com suas comunidades. Deixou vazio o severo espaço urbano da solidão, violência e desigualdade.”

 

* Informa o jornalista Victor Leahy que o Programa Bolsa Família superou em setembro 400 mil beneficiários em Alagoas, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. O que representou um repasse de R$ 75.596.665,00 naquele mês.

*O “Jornal de Arapiraca” comemora hoje um ano de circulação. A festa vai ser às 17 horas, no Myroku Shushi-bar, que completa cinco anos. O semanário é vendido em bancas, em todo o Estado, e às 6as feiras é encartado nesta Tribuna Independente.

*O cantor e compositor Saulo apresenta hoje, às 21 horas, um show no “Café de La Musique”, litoral Norte de Maceió, com um repertório que inclui músicas baianas e outros ritmos. O show é “Saulo na praia”. Informações: 3034.8464.

*Jáo artista Sebage está de volta a Maceió com o show “Love till Death”, em que irá apresentar músicas antigas e inéditas, incluindo um dueto com o guitarrista João Paulo, da banda Mopho. No Teatro de Arena Sérgio Cardoso, a partir das 21 horas.

*Termina hoje o prazo para inscrição de bandas, grupos e cantores de Arapiraca que tenham interesse em participar do projeto “Som da Palavra”, do Sesc, que está em sua quarta edição. O evento será dias 24 e 25 de novembro, às 20 horas, no Sesc Arapiraca.

*Encerra-se hoje, no Museu Palácio Floriano Peixoto, a exposição “Reinvenção de Trajetórias entre Signos” da artista plástica Alessandra Cunha. As telas são compostas basicamente por tons de azul e preto, formando labirintos quadriculados.

*Acontece hoje o curso “Integração Dentística/ Periodontia nas Reabilitações Bucais Estéticas”, no auditório da UNINASSAU, Unidade Farol. O evento integra a 3ª Semana pela Saúde Bucal, promovida pelo Conselho Regional de Odontologia

 

“Calem a boca, que eu já pago o Bolsa Família para o Nordeste”

 

Alexia Dechamps

 

Atriz, dirigindo-se ao público, composto em sua maioria por vaqueiros nordestinos, que acompanhava audiência na Câmara sobre regulamentação da vaquejada