Edmilson Teixeira

27 de outubro de 2016

Capela

Pânico dentro do ônibus da Prefeitura de Capela, quando estudantes universitários retornavam na noite de terça-feira de Maceió. É que cerca de cinco bandidos abordaram o veículo no povoado Santo Antônio, no município de Atalaia, quando em seguida fizeram uma verdadeira farra, roubando todos os pertences dos ocupantes. Os elementos mascarados estavam fortemente armados. Depois do crime, fugiram numa moto e num carro de passeio. 

 

Comissionados 

Se a crise econômica  tem afetado os servidores municipais, no que se refere a  atraso de pagamento e falta de reajuste, a situação é bem pior para os cargos comissionados e serviços prestados das prefeituras. Em Alagoas, sobretudo agora depois das eleições, um número incalculável de gente foi dispensada, sem  direito algum de indenização; pelo contrário, muitos com meses a receberem.  Os prefeitos, principalmente os derrotados, adotam esse tipo de medida, a fim de garantir fundo de caixa para pagar o 13º dos efetivados e  até débitos de campanha. 

 

Quebrangulo 

Prefeito recordista de mandatos em Alagoas, Marcelo Lima (PMDB) que pela quinta vez administrará Quebrangulo, fez festa ontem para comemorar a vitória eleitoral do último dia 2. O evento foi em praça pública, reunindo grandes artistas musicais do próprio município, com destaque para o cantor Mano Walter. Marcelo tem como vice, a sua esposa, Andrea. Tudo fica em casa! 

 

Pilar 

Eleitores do prefeito Carlos Alberto Canuto (PMDB) não acreditam que o candidato eleito, Renato Resende (PSDB) tome posse como prefeito no dia 1º de janeiro. É que uma gravação de vídeo se encontra com a Justiça, onde aparece um flagra de um cabo eleitoral de Resende comprando voto. 

 

Mar Vermelho / Carneiros 

 

Mais uma vez em Alagoas, marido e esposa vão atuar como prefeito e prefeita. Trata-se de Geraldo Agra (PMDB) o Neguinho e Juliana Almeida (PMDB), eles que vão administrar Carneiros e Mar Vermelho respectivamente, quando ambos vão para um terceiro mandato. Neguinho está retornando agora, depois de um intervalo de quatro anos. 

Satuba 

Prefeito reeleito Paulo Acioly (PMDB) mostrou prestígio nas urnas, ao obter 54,06% dos votos válidos. Seu adversário maior, o ex-prefeito Titor (PP) amargou um terceiro lugar, com apenas 13,16%, uma vez que a segunda colocação ficou com a estreante candidata Dra Marlene (PMN), com 21,43 % dos votos válidos. Este ano Satuba bateu um verdadeiro recorde de candidatos a prefeito. Foram cinco, contabilizando com os nomes de Mida Sousa (PHS) e Nando (PSB), ambos tiveram 9,09 % e 2,26 % respectivamente. 

 

Transporte

 

Segundo a Arsal, nesses primeiros 10 meses do ano, o órgão registrou   2.215 autos de infrações. São casos relacionados ao Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros, nas categorias convencional (ônibus) e complementar (micro-ônibus).

 

 Transportes II 

Dentro deste número, foram apreendidos e autuados 301 veículos clandestinos (vans, táxis, micro-ônibus, ônibus e caminhonetes realizando transporte irregular de passageiros). O balanço dos dez primeiros meses de 2016 ultrapassa o número geral de 2015, com o registro de 1.936 autuações.

 

Transportes III

 

Segundo o chefe de fiscalização de transporte da Arsal, Márcio Gouveia, a maior parte das notificações e dos recolhimentos é consequência da própria clandestinidade e de irregularidades como: excesso de passageiros, ausência de documentos obrigatórios, vistorias vencidas, desvio de itinerário e veículos com pendências ou em situação irregular junto à Arsal.

 

Matriz de Camaragibe

 

Enquanto que muitos  prefeitos em Alagoas, sobretudo os que estão em fim de mandato, têm direcionado sua preocupação  exclusivamente para assegurar a folha de pagamento do servidor e até resolverem outras pendências de prestação de contas, o gestor de Matriz, Marcos Paulo, o Marquinhos (PSD) vivencia uma situação oposta. É que no seu município não existe atraso salarial; a Casa foi colocada em ordem nesses pouco mais de três anos de seu governo. Lá, toda uma ansiedade hoje, gira em torno de buscar promessas do governo federal, no que se refere à liberação de recursos financeiros para conclusão de obras que se encontram paralisadas.  

 

Matriz de Camaragibe II

 

Nesta segunda-feira, por exemplo, o prefeito Marquinhos  esteve em Maceió, na Superintendência da Caixa, onde assinou um contrato para a liberação de verba, onde visa garantir mais uma etapa de serviço de pavimentação e saneamento básico, no maior conjunto habitacional da cidade que vive se expandindo a cada dia. Marquinhos não foi para a reeleição, mas elegeu seu candidato, Anderson Bolevard (PSD) com uma diferença de 1.092 votos à frente do ex-prefeito Dr. Washington. 

 

Matriz de Camaragibe III

 

 “Estamos deixando uma Prefeitura arrumada, sobretudo diante da terrível situação administrativa que encontramos, em meio a uma crise sem precedência no Brasil. É bom que se diga que Matriz hoje ganhou crédito nas esferas políticas, porque encaramos com seriedade um projeto de trabalho, principalmente atuando em parceria, com os senadores Renan e Collor, o governador Renan Filho, deputados Val Amélio (federal) e os estaduais: Olavo Calheiros e Sérgio Toledo” comentou.