Flávio Gomes

26 de outubro de 2016

Renan esperneia

Do jornalista Ricardo Noblat, em seu blog, ontem: “Nada de desabafo espontâneo. Nem de afirmações provocadas no calor da hora por perguntas embaraçosas que o surpreenderam. Por sinal, foram poucas as perguntas no ato que Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, batizou de entrevista coletiva. Convocados os jornalistas ao seu gabinete, Renan ditou declarações com base em um documento que consultou todo o tempo. Então chamou o ministro Alexandre Moraes, da Justiça, de ‘chefete de polícia’ e de ‘ministro circunstancial’. Chamou de ‘juizeco’ o juiz de primeira instância que autorizou a prisão de agentes da Polícia do Senado na última sexta-feira. Disse que a Polícia Federal valeu-se de ‘métodos fascistas’ para invadir o Senado e cumprir a decisão do ‘juizeco’. Lamentou que tal coisa tivesse acontecido, “um espetáculo inusitado que nem a ditadura [militar de 64] ousou fazer”. Anunciou que entrará, hoje, no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação para defender as prerrogativas da Polícia Legislativa. E, por fim, do alto da indignação estudada, sapecou: ‘Tenho ódio e nojo a métodos fascistas’. Plagiou a célebre frase de Ulysses Guimarães dita na sessão de promulgação da Constituição de 1988: – Eu tenho ódio e nojo à ditadura…”

Às apostas

As contundentes declarações do presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, contra a Polícia Federal, o Ministro da Justiça e a magistratura, de forma geral, deixam margem a duas alternativas de compreensão: ou o senador tem mesmo muita força política ou está desesperado com as acusações a ele.

Oportunidade 

Está em vigor, até a próxima 2ª feira, 31 de outubro, um programa do governo para que contribuintes com débitos junto à Fazenda estadual possam quitá-los em condições bem vantajosas, com enorme desconto de juros e multas. Não se sabe o motivo, mas o fato é que esse incentivo não tem sido divulgado pela Sefaz.

Ao voto 

O governador Renan Filho prioriza nesta semana a campanha de Cícero Almeida, por saber que a vitória do seu grupo na Capital será fundamental às suas pretensões de reeleição, em 2018. Principalmente porque seu grupo político foi derrotado nos principais colégios eleitorais do interior do Estado.

Outra causa 

Além, claro, da vitória de Cícero Almeida, um propósito do PMDB, em geral, e dos Renans (pai e filho), em particular, é desconstruir Rui Palmeira, prejudicando sua imagem para futuras eleições. Preocupa a eles a possibilidade de o atual prefeito ser reeleito e se tornar nome forte, politicamente, para 2018.

Ponto final

De fonte oficial: o Estado só pagará o 13º salários dos servidores em dezembro. Quanto ao reajuste deste ano, continua dependendo da renegociação das dívidas dos Estados junto à União. Ou seja, as perspectivas são mínimas, considerando que a data base é maio e já estamos entrando no mês de novembro.

Agenda

O procurador Roney Leão, aprovado em primeiro lugar no último concurso feito pela PGE de Alagoas, foi nomeado Juiz Federal e tomará posse no dia 4 de novembro, em Brasília, onde exercerá suas atividades. Hoje, 17h30m, ele terá uma festa de despedida na Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas.

Revide

Da presidente do STF, ministra Carmen Lucia: “Todas as vezes que um juiz é agredido, eu e cada um de nós juízes é agredido. E não há a menor necessidade de, numa convivência democrática, livre e harmônica, haver qualquer tipo de questionamento que não seja nos estreitos limites da constitucionalidade e da legalidade”.

 

*O governador Renan Filho e o secretário do Planejamento e da Gestão Pública, Christian Teixeira, comandam hoje a solenidade de entrega da Medalha Sílvio Viana a servidores do Estado. A partir das 19 horas, no Hotel Jatiúca. Traje: passeio completo.

*A multifeira “Brasil Mostra Brasil” será realizada em Maceió, de 25 de novembro e 14 de dezembro, no Centro de Convenções. Hoje os organizadores reúnem a imprensa, às 11h30m, no restaurante Stella Maris Grill, para apresentar detalhes do evento.

*O Centro Universitário Maurício de Nassau Maceió promove hoje o “Encontro de Educadores”, no auditório da Unidade Farol da instituição, na Rua José de Alencar. A partir das 19 horas, com palestra do pedagogo Hamilton Werneck.

*O Instituto Estre, do Grupo Estre Ambiental, realiza hoje nova apresentação de Kiara Terra, uma das mais respeitadas contadoras de histórias do país. Às 8h30m e às 14 horas, no auditório da Esmal, para alunos de escolas públicas da Prefeitura de Maceió.

*Hoje é dia de mais uma apresentação do projeto “Quartas Eruditas”, a partir das 15h30m, com entrada franca, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. O projeto, aberto ao público, é uma parceria entre Diteal, Secult e Instituto de Cultura Ero Dictus.

*O espetáculo “E sonhos não envelhecem: Clube da Esquina”, de Irina Costa, encerram hoje a temporada 2016 do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato. O show será realizado a partir das 19 horas, no palco do Deodoro.  Ingresso a R$ 20,00.

 

* Hoje acontece em Maceió mais uma apresentação do comediante Zé Lezin com o espetáculo “Em ano de política o show é só fuleragem”. Haverá uma única apresentação que acontecerá às 20h30m, no Teatro Gustavo Leite, do Centro de Convenções.

 

 “Não se faz justiça apenas criminalizando o futuro e anistiando o passado”

Roberson Pozzobon

Procurador da República, criticando políticos que defendem mais rigor na Lei de Abuso de Autoridade