Roberto Baia

26 de outubro de 2016

Futuro presidente

O radialista Nelson Filho, é um das pessoas cotadas para presidir a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA). Essa proposta foi lançada no último sábado (22), onde se reuniram, na sede do clube, conselheiros e torcedores do Alvinegro para discutir o futuro da agremiação. Na ocasião, Nelson Filho, atual secretário de Esportes de Arapiraca, foi o nome mais bem cotado para assumir o cargo de presidente. Faltam, apenas, alguns detalhes para a chapa ser anunciada oficialmente.

 

União do clube

É de domínio público que o ASA anda mal das pernas, e está passando por um grande período de dificuldades financeiras. Com a possível presidência de Nelson Filho, especula-se que pode haver uma união no clube, ele, por ser experiente no meio e referência do estado na narração esportiva, teria o poder de juntar grupos distintos que vivem se digladiando dentro do ASA.

 

Único nome

Nelson confirma que o seu nome está sendo avaliado, mas evita admitir que vai ser o candidato único nessa nova eleição. Ele prefere esperar mais um pouco para avaliar os ânimos e a reação dos torcedores do clube arapiraquense. A eleição no clube foi marcada para a próxima quinta-feira, mas até o fechamento desta coluna, na noite de terça-feira (25), não havia anúncio de chapas formadas para a disputa da presidência do ASA. Se eleito, Nelson irá comandar o clube no biênio 2017/2018. 

 

Fecomércio em Arapiraca

 

A Caravana Fecomércio estará nesta quarta-feira, dia 26, em Arapiraca. A caravana irá proporcionar atendimento empresarial e palestras gratuitas para os empresários da cidade. Além das palestras, a Fecomércio estará com o Balcão de Atendimento sobre diversos assuntos de interesse para o empresariado. A Caravana Fecomércio terá a parceria do Sesc, Senac e o Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas Arapiraca). Vários serviços serão ofertados a população em geral gratuitamente. As atividades ficarão concentradas na Praça Bom Conselho, das 14h às 18h.

 

Capacitar empresários

A proposta da Caravana Fecomércio é orientar e capacitar empresários, com uma abordagem diferenciada e adequada às necessidades da empresa e de seus colaboradores. No Balcão de Atendimento, os empresários terão acesso aos profissionais do Senac e da Fecomércio que irão proporcionar orientação empresarial; informar sobre a importância de realizar pesquisa de mercado como ferramenta para conhecer seu cliente; Certificado digital: sua empresa vai precisar. Além de esclarecer sobre a contribuição sindical. O empresário receber dicas também de como conquistar crédito para sua empresa.

 

Outras cidades

As ações terão continuidade no dia 27, em Palmeira dos Índios, com o apoio do Sindilojas Palmeira; no dia 11 de novembro, com a parceria do Sindilojas Penedo e no dia 22 de novembro, em União dos Palmares, com a realização do Sindilojas União. A programação será comum a todos os municípios.

 

 

Messias

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) firmaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para que a concessionária realize, em um prazo de seis meses, benfeitorias no sistema de abastecimento de água do município de Messias. O TAC é resultado de fiscalizações feitas pela Gerência de Saneamento da Arsal entre os anos de 2015 e 2016, pelos quais foram constatadas irregularidades no sistema.

 

 

Foi multada

Autuada em R$ 71 mil pela agência reguladora, a Casal solicitou a redução do Auto de Infração, que ficou em 30% do valor original, e a assinatura do TAC, onde se compromete a realizar manutenções preventivas e conservação do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município. A partir da publicação do TAC no Diário Oficial do Estado da última segunda-feira (24), após seis meses a Arsal fará novas fiscalizações na região para verificar se a concessionária cumpriu o que ficou acordado no documento.

 

 

São Miguel dos Campos

Como desdobramento da campanha “Transição Legal” do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), a 2ª Promotoria de Justiça de São Miguel recomendou, nesta terça-feira (25), uma série de medidas para o candidato eleito do Município, Pedro Ricardo Alves Jatobá, que também ocupa o cargo de vice-prefeito. Elas se referem à instauração e funcionamento da comissão de transição para a mudança de gestão. Amanhã será a vez do órgão ministerial se reunir com o chefe do Executivo Municipal.

 

São Miguel dos Campos

A Promotoria de Justiça orientou ao futuro gestor a observar a Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, bem como a Recomendação nº 001/2016 da Procuradoria Geral de Justiça, no tocante à vedação ao nepotismo no âmbito da administração municipal. Para evitar o risco de responsabilização, o gestor deve recolher declaração assinada por cada um dos futuros cargos em comissão ou funções de acerca da existência ou não de parentesco até o terceiro grau com prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, dirigentes dos entes da administração indireta, presidente da Câmara e vereadores.

 

… Profissionais de Enfermagem que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) participaram de mais um ciclo de atualizações, nesta terça-feira (25), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no Conselho Regional de Psicologia, em Maceió.

 

… A capacitação reuniu enfermeiros dos 46 municípios do Agreste e Sertão, que compõem a II Macrorregião de Saúde. Durante a ação, foram apresentadas as novas técnicas de diagnóstico, propiciando uma detecção precoce da doença.

…“Quanto mais cedo ocorrer o diagnóstico, o paciente terá maiores chances de cura e menos sequelas”, explicou Carmen Nascimento, técnica do Núcleo Estadual de Saúde da Mulher. Na ocasião também foram repassadas as informações sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher.