Roberto Baia

25 de outubro de 2016

O calcanhar de Aquiles

A expressão foi criada para designar o ponto fraco de alguém. Segundo a lenda grega, Aquiles, filho do rei Peleu e da deusa Tétis, tornou-se invulnerável quando, ao nascer, foi banhado pela mãe nas águas do rio Estige. Apenas o calcanhar por onde Tétis o segurou não foi molhado e continuou vulnerável.

Pois bem. O “Calcanhar de Aquiles” também está exposto na política arapiraquense. Na atual administração municipal de Arapiraca, esse ponto fraco está mesmo na área de Saúde, onde a boca miúda fala-se em um “rombo” inimaginável, que deve pipocar a qualquer momento. No olho do furacão está o secretário Ubiratan Pedrosa, que foi indicado para o cargo pelo senador Fernando Collor de Melo.

Agora, é esperar pra ver o que vai acontecer

 

Muito estranho

A propósito, por falar em Fernando Collor de Melo, apesar de ter o seu “dedinho mágico” manipulando a saúde de Arapiraca sequer apareceu para manifestar qualquer apoio ao candidato derrotado da prefeita Célia Rocha, o deputado Ricardo Nezinho.

Estranho. Muito estranho. Até porque Ubiratan Pedrosa, deveria ter se engajado na campanha do candidato da situação. Pois é. Deveria, mas não moveu sequer um palito para ajudar.

 

 

Atraso de salários

Com informações de Roberto Gonçalves: Os servidores públicos da prefeitura Municipal de Olho D’água Grande, no Agreste do Estado realizaram na manhã de segunda-feira (24) um protesto em frente à sede do poder executivo municipal contra o atraso de dois meses dos salários dos servidores. Além do atraso de salários, outras pendências relativas aos direitos trabalhistas motivaram o protesto dos servidores municipais.

 

Protesto

De acordo com a presidente do sindicato dos servidores públicos do município, Silvia Alves Damasceno, a prefeitura também não regularizou o pagamento de 1/3 das férias relativo aos anos de 2014 e 2015. “Paralisamos as atividades há duas semanas em protesto a este descaso com o servidor público”, informou a sindicalista.

 

Só os professores

Silvia Damasceno disse que na última quinta-feira (20) o município efetuou somente o pagamento dos professores com o objetivo de enfraquecer o movimento grevista, mas as demais categorias de todas as outras secretarias, estão, segundo ela, sem receber os salários.

 

Descaso

Para surpresa dos manifestantes, o prédio da prefeitura permaneceu fechado durante toda a manhã de segunda-feira (24), o que demonstra, segundo os manifestantes, o descaso com a população.

 

Não foi reeleita

“A prefeita Suzy Higino (PP), que é esposa do prefeito eleito de Campo Grande, Arnaldo Higino, perdeu as eleições para o candidato Zé Adelson (PSDB) e está perseguindo quem votou na oposição”, revelou um dos servidores públicos. Segundos os manifestantes quem era funcionário contratado e votou contra a prefeita foi demitido e não recebeu os dois meses de salários trabalhados.

 

MP comunitário

Em mais uma atividade promovida junto às comunidades da zona sul de Maceió, o Ministério Público Comunitário promove, no período de 5 a 14 de dezembro o V Curso de Formação em Mediação Comunitária. O evento tem por objetivo contribuir com a capacitação de lideranças comunitárias para a prática de mediação de conflitos.

 

Detalhes do curso

Além do momento de ambientação, quando serão apresentados detalhes do curso, a formação terá nove módulos. Eles vão tratar de direitos humanos e mediação comunitária de conflitos; a importância do ouvir na mediação; questões comunitárias e sociológicas e propostas e experiências em mediação comunitária; diversidade; pessoas, relacionamentos e comunicação; princípios da mediação; princípios da mediação; a prática desenvolvida pelo programa; e direito de família.

 

 

 

… O projeto Odontologia Domiciliar para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), da Prefeitura de Campo Alegre, coordenado pelo odontólogo Franklin Regazzone, premiado nacionalmente em junho deste ano na 13ª Mostra Brasil Aqui Tem SUS, foi esta semana alvo de um documentário para a web, intitulado “Brasil, Aqui Tem SUS”.

 

… O vídeo foi dirigido por equipe do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e será lançado, em janeiro, no acolhimento dos novos gestores, em Brasília.

 

… As filmagens vão acontecer até o fim do ano em outros municípios que venceram a Mostra Brasil Aqui Tem SUS nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

 

… A iniciativa inovadora deste trabalho de Campo Alegre foi apresentada no XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Fortaleza, Ceará, com outros igualmente relevantes dos municípios de Arapiraca, Craíbas, Messias, Girau do Ponciano e Poço das Trincheiras.