Flávio Gomes

22 de outubro de 2016

Uma janela para o futuro

Marcus Pestana, deputado federal do PSDB-MG: “… É preciso, para entender a importância da PEC 241, formar convicção sólida e partir de um diagnóstico correto acerca da gravidade da crise econômica. A aprovação da proposta sinaliza o início de um ciclo de ajustes e reformas para tirar o país do atoleiro. Sua derrota seria um verdadeiro atalho para o abismo. O aspecto central da crise é o desajuste orçamentário e financeiro do setor público. Daí derivam as estratosféricas taxas de juros, a recessão, o desemprego e o baixo crescimento. A herança fiscal do governo Dilma é trágica. Há riscos reais de insolvência fiscal e de calote na dívida. O que seria um desastre. O déficit nominal de 10% do PIB e a trajetória da dívida bruta rumo aos 100% do PIB são sintomas desse roteiro macabro. Muita bobagem foi dita. Com ignorância ou má-fé, muitas distorções retóricas foram lançadas na tentativa de contaminar a opinião pública… Não é verdade que a educação e a saúde perderão recursos. Não é verdade que haverá congelamento de gastos. Outra questão demagogicamente explorada: juros e pagamento de dívida são consequências, e não causas do desequilíbrio. Feito o ajuste fiscal, os juros cairão, e a conta do serviço da dívida também…”

“Tô nem aí”

A disputa pela Prefeitura de Maceió entra na reta final e não se ouviu de Rui Palmeira ou Cícero Almeida qualquer proposta em relação às questões sociais, apesar de a cidade viver problemas crônicos, por várias gestões, como a mendicância, que envolve até crianças. As entidades da área também não se manifestam a respeito.

Justificativa

De Renan Filho, explicando que o governo fazer saneamento através de PPP não significa a privatização da Casal: “O modelo 100% público não funciona, não consegue levar o esgotamento sanitário à população. O poder público tem muitas necessidades e obrigações e infelizmente ele não consegue resolver todos os problemas”.

Olhos abertos

Em novembro o governador irá à China, com assessores da área econômica. Há poucos dias, empresários chineses estiveram em Alagoas buscando opções de investimento e saíram satisfeitos. Eles pretendem construir um hotel cinco estrelas, duplicar a AL 101 Norte e implantar uma grande geradora de energia.

Comemoração

Ao seu estilo, pelas redes sociais a vereadora Heloisa Helena festeja a prisão de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados. Defende que as prisões devem incluir os “de direita” e os “de esquerda” e diz: “E os cupinchas defensores da corrupção contra o impeachment diziam que a Lava Jato ia acabar”.

Pedagogia

Na próxima segunda-feira, dia 24, a AMA promove duas reuniões – pela manhã com os atuais gestores e à tarde com os futuros prefeitos – reunindo Ministério Público e os órgãos que integram o Focco – Forum de Combate à Corrupção. Objetivo: fornecer orientações necessárias para o encerramento do mandato.

Determinação

O Ministério de Saúde está exigindo dos municípios, até 10 de dezembro, a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão em todos os postos de saúde. A intenção é facilitar o acesso à informação de cada paciente, acompanhar o histórico, os dados e o resultado de exames. Em Penedo, o PEC do Conjunto Rosete Andrade entrou em operação.

Posição 

Do juiz Sergio Moro: “Um criminoso que confessa um crime e revela a participação de outros, embora movido por interesses próprios, colabora com a Justiça e com a aplicação das leis de um país. Se as leis forem justas e democráticas, não há como condenar moralmente a delação; é condenável nesse caso o silêncio.”

 

* O senador e líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (MS), avalia a prisão de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara, como “mais uma prisão”. Para ele, é “uma etapa anterior àquela que é, indiscutivelmente, a mais esperada, que é a do Lula”.

*Tem início neste sábado outro Curso de Comunicação Verbal no Instituto Carlos Conce, no auditório da instituição, em Ponta Verde. O tema: “Como falar bem em conversas, reuniões e apresentações”. Inscrições: 3327-7090. Instrutor: Carlos Conce. 

*Na praça central do Maceió Shopping um planetário se propõe a levar o público para uma viagem aos mistérios do universo, através de uma projeção fullHD em 360° sobre a teoria do Big Bang e a formação dos planetas. Somente até este sábado.

*Acompanhada de Adriano Santos, André Barbosa e Paulo Santos, a cantora Nara Cordeiro apresenta neste sábado, no Arte Pajuçara, um show de autêntica Musica Popular Brasileira. Às 20 horas. Ingresso a partir de R$ 20,00. Contato: 99973.9942.

*O programa “Aplauso” deste final de semana tem como tema “Severino Araújo & Orquestra Tabajara. Sábado, das 14 às 16 horas, na Difusora AM; domingo, das 10 horas ao meio-dia, na Educativa FM. Pesquisa e produção de Givaldo Kleber.

*No dia 05 de novembro, a partir das 22 horas, o Iate Clube Pajussara estará realizando o “Baile dos Anos Dourados”, com a Orquestra Celebration. Já estão à venda mesas e individuais na secretaria do clube, para sócios e não sócios. Contato: 99982.1867.

 

*Após a surpreendente vitória sobre o Vasco, o CRB inicia neste sábado, contra o Joinville, uma autêntica série “mata-mata”, precisando ganhar os jogos que restam em casa para tentar chegar à Série A e ainda depender dos outros. No Trapichão, 20 horas.

 

“O modo Cunha de fazer política vai sobreviver a ele”

Helena Chagas

Jornalista, sobre o ex-deputado federal Eduardo Cunha