Flávio Gomes

21 de outubro de 2016

Parceria do medo

De Kennedy Alencar, em seu blog: “O PMDB e o PSDB temem passar a sofrer os efeitos que o PT já enfrentou na Operação Lava Jato. As revelações sobre os petistas aconteceram em escala superior na comparação com o que se sabe até agora a respeito de políticos do PMDB e do PSDB – os dois principais partidos de apoio ao governo Temer… As delações mais preocupantes são as dos executivos da Odebrecht, porque tendem a expor informações novas sobre peemedebistas e tucanos. Há bastidores que dão conta de revelações a respeito de Moreira Franco, secretário que cuida do programa de privatização do governo Temer, e de Geddel Vieira Lima, ministro da Secretaria de Governo, que é o articulador político do Palácio do Planalto. Existem informações de citações ao presidente Michel Temer, mas, por ora, num contexto de repasse de recursos de caixa 2 à presidência do PMDB. Os tucanos também têm preocupações com as delações da Odebrecht, porque há informações sobre caixa 2 e pagamento de propina. Os citados são o ministro José Serra, o senador Aécio Neves e o governador Geraldo Alckmin. Todos esses políticos já se manifestaram sobre as suspeitas da Lava Jato, dizendo que os recursos que receberam foram contabilizados legalmente…”

Nostalgia

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), garantiu se empenhar para a União liberar R$ 3,1 milhões à Ufal, para a conclusão do complexo poliesportivo do Campus de Maceió. É uma espécie de volta às origens: foi na Ufal, como presidente de diretório, que Renan iniciou a sua trajetória política.

Novo tempo

Como ele próprio faz questão de ressaltar, Cícero Almeida é uma pessoa que veio de baixo, do ponto de vista social. Foi eleito vereador e deputado num contato direto com o eleitor pobre. Elegeu-se duas vezes prefeito tendo como vice Lourdinha Lyra, de família rica. Nesta eleição, sem ela, está mal nas classes A e B.

Pressão

O constrangimento por que passam servidores comissionados do governo ganha as redes sociais. O fato: ocupantes de cargos de confiança, sem vínculo efetivo com o Estado, estão sendo obrigados a plotar seus carros particulares com propaganda de Cícero Almeida, candidato a prefeito apoiado pelo governador.

Cobrança

Com argumentos diversos, o Estado vem se recusando a definir se haverá reajuste ou não para os servidores, descumprindo a data base, que é maio. A paciência está chegando ao fim, por exemplo, para os policiais civis, que fazem hoje assembleia para deliberar se fazem greve ou não. Querem piso de R$ 5,5 mil.

Pegou mal

Maurício Quintella, ministro dos Transportes, foi infeliz ao dizer que Dilma Rousseff prejudicou muito a imagem do Brasil no exterior. Pois, como deputado federal e líder do PR, teve bons espaços nos 13 anos de governo do PT, que sempre apoiou. Já havia sido criticado, antes, por votar a favor do impeachment.

Segredo

Anteontem, uma força tarefa da Agência Nacional do Petróleo, Ministério Público Estadual e Sefaz  interditou seis postos de combustíveis e autuou outros 27. Como não divulgou os nomes das empresas envolvidas, surgiram especulações nas redes sociais. Se foi uma ação legal, não tem que esconder nada.

Artimanha

“Estadão”, sobre possível fuga de Lula: “A estratégia lulista contempla a necessidade de manter formadores de opinião e detentores do poder no exterior providos de argumentos políticos que sejam úteis para a eventualidade de que se torne premente a necessidade de preservar a liberdade de Lula. Ou seja, condenado aqui, procuraria refúgio em regime amigo, apresentando-se, assim, como exilado político”.

 

*Depois do desastre político no primeiro turno da eleição, que deve se repetir no segundo turno, o PT vê um cenário trágico para os militantes. Internamente, lideranças importantes estimam perder controle de 50 mil cargos, com 350 prefeituras a menos.

* A Justiça Federal obteve em Alagoas e no Rio Grande do Norte 100% de eficiência no Índice de Produtividade Comparada, utilizado para avaliar o Poder Judiciário. O dado consta do Relatório Justiça em Números 2016 (ano-base 2015), produzido pelo CNJ.

 

*A 66ª edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados (Expoagro) se inicia hoje e segue até o dia 28, no Parque da Pecuária, em Maceió. Além de agronegócios, o evento terá shows artísticos, hoje e amanhã, à noite. Contato: 98122-5500. 

 

* Um dos estandes da Expoagro 2016 será o Espaço Sebrae, com programação voltada aos produtores atendidos por projetos desenvolvidos pela instituição e demais parceiros. Ocorrerão palestras, sorteios e clínicas do Programa de Melhoramento Genético.

 

*A Braskem e o programa de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL) realizam, hoje, um Simulado Setorial com duas escolas e uma creche no Trapiche da Barra, com foco nas rotas de evasão. Haverá outros dois simulados.

 

*A assessoria de comunicação do Sesc anuncia para hoje, como atração da happy hour das sextas-feiras, apresentação da Orquestra Platino, com show de sucessos nacionais e internacionais. A partir das 19 horas, no Sesc Poço. Contato: 0800.284.2440.

 

*Hoje tem happy hour no Maceió Shopping com duas apresentações gratuitas, a partir das 18 horas. Na praça de alimentação I, Renata Finotti canta sucessos da MPB; na praça de alimentação II, Lucilane Fortunato e Olivar Fonseca dão show de voz e violão.

 

 

“Prática reiterada, profissional e sofisticada de crimes”

 Sérgio Moro

 Juiz federal, ao fundamentar a prisão de Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados