Flávio Gomes

18 de outubro de 2016

Vanzolini e o Brasil

Do jornalista Faveco Corrêa: “Parece que o Congresso Nacional incorporou Paulo Vanzolini. Quem não se lembra de ‘levanta, sacode a poeira e dá volta por cima’, do imortal compositor paulista? A aprovação da PEC do Teto é um primeiro sinal de que é possível. O Brasil ‘reconhece a queda, mas não desanima’. Falta mais uma rodada na Câmara e duas no Senado. Mas, a julgar pelas últimas declarações do Renan Calheiros, o Senado deve aprovar esta PEC até o fim do ano. Melhor a gente se apressar antes que a boa vontade de Renan dê com os burros n´água, já que ele é acusado em mais de uma dezena de processos e pode rapidamente ter o fim de outros senadores menos votados, tipo Delcidio do Amaral e Gim Argello. Agora falta, entre outras tantas coisas, a reforma da previdência para que o país não quebre definitivamente e das leis trabalhistas, que engessam as empresas e contribuem para o recorde de mais de 12 milhões de desempregados. O Michel Temer está com a faca e o queijo na mão para conseguir estas vitórias redentoras: tem ampla base de apoio político e ‘jura’ que não vai ser candidato à reeleição em 2018. Portanto, tem condições de capitanear a tramitação dessas e outras medidas ditas impopulares, pois não vai mais depender de votos para sobreviver. Vai ser um aposentado como qualquer outro. Acreditem se quiser


Expectativa

Pela primeira vez no segundo turno, Rui Palmeira (PSDB) e Cícero Almeida (PMDB) estarão frente num debate. Será hoje, 12h20m, na TV Pajuçara. Há curiosidade sobre a presença de Almeida, pois ele desistiu do debate que chegou a ser anunciado pela TV Mar. Interessante: a família de Rui é sócia da TV Pajuçara. 

 

Baixaria

A coligação “Pra frente Maceió”, de Rui Palmeira, encaminhou à Justiça Eleitoral e à Polícia Federal denúncia sobre ligações telefônicas, no final de semana, com acusações contra ele. A maior revolta no comitê do candidato do PSDB é a referência ao envolvimento de Rui na Operação Lava Jato, que ele nega.

 

Questionamento

Outra questão abordada nas ligações telefônicas é a afirmação de que Rui, se for eleito, renunciará ao mandato, em 2018, para ser candidato ao governo, deixando como prefeito o vice, Marcelo Palmeira, enteado do senador Benedito de Lira (PP-AL). Isso, inclusive, está sendo dito no guia eleitoral de Cícero Almeida.

 

Contraponto

O pessoal de Rui Palmeira alega que Cícero Almeida não pode falar em interrupção do mandato para ocupação de outro cargo, pois ele próprio fez isso. Na verdade, Almeida se elegeu vereador por Maceió, renunciou para assumir como deputado estadual e deixou a Assembleia Legislativa para ser prefeito de Maceió.

 

Ducha fria

O grupo de Cícero Almeida estava a festejar a pesquisas do GAPE, divulgada sábado, pela qual seu nível de aceitação aumentou para 37% e o de Rui diminuiu para 47%. Ontem, com a pesquisa Ibope-Rede Globo, divulgada pela TV Gazeta, a frustração: Rui Palmeira com 67% e Cícero Almeida com 37%.

 

Drama

Em entrevista à TV Mar, Jorge Dantas, prefeito de Pão de Açúcar e vice-presidente da AMA, se disse preocupado com a estiagem: “Vivemos a pior seca de todos os tempos, agravada com a degradação do Rio São Francisco”. Fala com conhecimento de causa, por ter nascido no Sertão, onde vive há 60 anos.

Opinião

De Acílio Lara Resende: “A aprovação da PEC 241 representou, finalmente, a primeira vitória do governo Temer. Mas gostaria de dizer, sobretudo, que nenhuma PEC, por si só (ou seja, sem a clara, firme e correta vontade do governante), salvará o país da ruína econômico-financeira em que o meteram.”

 

*A Associação Brasileira de Alzheimer, Regional Alagoas, está incentivando, com apoio social e emocional, familiares de pessoas com Mal de Alzheimer. Interessados em receber informações, aprender e compartilhar podem obter informações em 99920.9097.

* Foi sepultado no sábado passado Israel Saldanha, funcionário aposentado do Banco do Brasil e, por muitos anos, dirigente do CRB. Excelente figura humana. Dentre os filhos, deixa o engenheiro Israel Saldanha Filho, que foi vereador e prefeito em Penedo.

*Por conta dos trabalhos de remoção de trilhos pela CBTU, hoje haverá restrição no fluxo de veículos da Avenida Buarque de Macedo, entre o antigo Hiper Bompreço e o Riacho Salgadinho. Das 6h30m às 18 horas não será permitido estacionamento nesse trecho.


* Desde ontem, e até 6ª feira, 21, Secretarias Municipais de Saúde e Secretaria de Estado da Saúde fazem mobilização, em 15 municípios, inclusive Maceió, para conscientizar a sociedade para a coleta de pneus. A ação conta com o apoio do Exército,

*O Centro Universitário Maurício de Nassau sedia, até 5ª feira, 20, a 4ª Semana do Conhecimento. O evento é promovido pela Abrasel-AL, oferecendo cursos para diversas áreas, reciclando profissionais e aperfeiçoando as técnicas do setor de alimentação

*A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, desenvolve, até 6ª feira, 21, programação especial em função ainda do Dia das Crianças. Estão sendo realizadas diversas atividades recreativas e culturais, gratuitas,

*A torcida do CRB está passando, neste Campeonato Brasileiro da Série B, um autêntico teste para cardíacos. Depois de vários maus resultados em casa o time ganhou do Vasco, fora de casa, e renovou as esperanças dos que acreditam no acesso à Série A.

 

“Independentemente de quem é governo, tem que estar no governo. E nós estamos. A maior preocupação era melhorar o Brasil.”

Jovair Arantes

Deputado do PTB-GO