Edmilson Teixeira

18 de outubro de 2016

Cajueiro

Vice-prefeita cajueirense, Ana Cláudia (PMDB) liderou ontem, um movimento em defesa dos servidores da Saúde, Educação e Administração, além dos aposentados, que segundo ela, estão há dias sem receber da Prefeitura de Cajueiro. A manifestação ocorreu no Fórum da cidade, onde também estavam presentes representantes do Sinteal e Sindprev.

 

Cajueiro 2

 

“Agendamos para esta terça-feira,18, partir das 9h, uma reunião no Fórum com a promotora de Justiça, cuja expectativa agora é para que a Dra. Maria Luísa possa tomar uma posição jurídica, quanto a esse caso; que cada vez mais tem se agravando” disse Ana Cláudia, que também reclama de seus vencimentos em atraso. Ela  afirma, que ao longo desses últimos três anos, tem sido vítima da perseguição;   sobretudo por parte da prefeita Lucila Toledo (PSDB) derrotada agora nas urnas para o ex-prefeito Palmery Neto (PMDB). Ana e Lucila estão rompidas desde os primeiros meses dessa gestão.  

 

Girau do Ponciano

O futuro prefeito de Girau, David Barros (PTB) afirmou que irá se esforçar dia-pós-dia, e noite por noite em torno de seu segundo mandato de prefeito. “Vou me dedicar nesse cargo e procurar fazer o melhor sempre para a população e estarei à disposição de todos quando precisarem!” confessa. David está retornando ao comando da Prefeitura, depois de triturar nas urnas Fabinho Aurélio (PSD), com 13.279 votos, ou melhor; com uma vantagem de 7.283 votos de diferença.

Delmiro Gouveia

Padre Eraldo (PSD) eleito prefeito de Delmiro ao derrotar nas urnas o deputado federal Carimbão (PHS), ficou irritado ao saber que um site da região sertaneja, teria divulgado uma relação contendo seus três principais secretários de governo. O vitorioso que se encontra viajando, disse ao site Correios Notícia, que quem define seu secretariado é ele. “Se esse repórter especulador quiser definir algum secretário, que se candidate, e seja eleito” ironizou. Disse que somente no dia 28 de dezembro anunciará; mas que até agora não tem nenhum nome certo em sua equipe, a exceção do vice-prefeito.

Capela


O médico capelense, Dr. Jorge Soares foi um dos homenageados na última quinta-feira, à noite no Teatro Deodoro, com o troféu Gogo da Ema. O evento foi promovido pela revista Magazine, que dedicou a premiação na modalidade Saúde, pelos relevantes  serviços prestados à medicina de Alagoas. “Isso nos deixa muito orgulho, sobretudo pelo fato de ter sido reconhecido por um órgão de comunicação, liderado pela jornalista Francinúbia Farias”, disse Soares.

Saúde

Ontem pela manhã, representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) e da Sesau formaram um grupo técnico, visando discutir estratégias de apoio aos 102 municípios alagoanos, no que diz respeito à implantação do prontuário eletrônico do cidadão…

 

Saúde 2

É que o prazo de dois meses dado pelo Ministério da Saúde, para a implantação, se encerra em 10 de dezembro e as Secretarias Municipais de Saúde que não cumprirem com a exigência poderão sofrer sanções de corte de recursos do Piso de Atenção Básica (PAB) Variável, impactando de forma negativa nas finanças municipais.

 

Saúde 3

 

Ficou definido na reunião que o grupo técnico fará uma análise do diagnóstico por meio da consolidação dos formulários – disponibilizados pela Diretoria de Atenção Básica do MS – que devem ser preenchidos pelos municípios até o próximo dia 20. Após este levantamento, o grupo técnico trabalhará um plano de ação para auxiliar os gestores na implantação dos prontuários eletrônicos e propor ao Ministério a extensão do prazo.

 

Rio Largo

Em parceria com o IFAL, a Prefeitura está implantando o projeto “Mulheres Mil/Pronatec”. Serão ofertados os cursos de agente de alimentação escolar, cuidador infantil, cuidador de idoso e camareira. Ao todo serão oferecidas 140 vagas. A aula inaugural ocorrerá no dia 27 no auditório do Colégio Municipal Judith Paiva. Já o início das aulas será no dia 31 na Escola Francisco Leão e o encerramento do módulo central acontece no dia 26 de dezembro.

Rio Largo 2

O projeto tem como o objetivo estimular a inclusão educacional, produtiva e social de mulheres em situação de vulnerabilidade. Isso para possibilitar o acesso à educação profissional e tecnológica do alunado não tradicional. A ação  ofertará cursos e programas de educação profissional e tecnológica, com elevação de escolaridade e formação cidadã; articular mecanismos e conexões para a inserção das egressas no mundo do trabalho, estimulando o empreendedorismo, as formas associativas e solidárias e a empregabilidade.

Emendas  

Prefeitos eleitos e reeleitos já estão se articulando no transcorrer deste mês, a fim de lutar por recursos na capital federal. Isso porque a liberação de emendas parlamentares para estados e municípios promete movimentar Brasília esta semana. O que se sabe é que a nossa bancada federal vem sendo muito exigida para garantir recursos da União para as mais diversas áreas. Os parlamentares têm até o próximo dia 20 para apresentar suas emendas individuais ou coletivas. 

Índios 

No último sábado a
 Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude  promoveu  o I Seminário dos Jogos Indígenas de Alagoas com o propósito de debater e discutir os Jogos Indígenas 2017. Com a parceria do Gabinete Civil, Iteral e da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos, o dia começou com apresentação cultural e seguiu com a mesa de abertura com os representantes das instituições, apresentações dos jogos mundiais 2015, com palestra do facilitador Ricardo Soares sobre organização de eventos e a discussão entre as tribos para realização dos jogos.