Flávio Gomes

11 de outubro de 2016

“Uma mulher desagradável”

Do advogado José Paulo Cavalcanti Filho: “Calma, leitor amigo. Como dizia Chopin, ‘não me compreenda tão depressa’. Já dava para suspeitar que se trata de Dilma. Só que a frase do título não é minha. Tanto que está entre aspas. É do ex-primeiro ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho. E está no novo livro de José António Saraiva, Eu e os Políticos – lançado no último fim de semana, em Portugal, e já esgotado.  Saraiva, por quase 30 anos diretor do mais importante semanário de Lisboa, o Expresso, aproveitou as intimidades com políticos importantes da terrinha para entregar amantes, desafetos e indiscrições. Sonho com algo assim no Brasil de hoje. Iria ser divertido. Voltando ao livro de Saraiva, no capítulo dedicado a Passos Coelho, consta que, para ele, Dilma seria ‘Uma mulher presunçosa, arrogante, desagradável, roçando a má educação’. Após o que refere gafes que cometeu por lá. Como a que se deu na reunião ibero-americana de Cádis, em novembro de 2012. Quando Dilma passou horas conversando com o presidente de Portugal, Cavaco Silva, em espanhol (!!!). Comenta Passos Coelho: “Como se não soubesse quem ele era. Cavaco estava estupefato, sem saber o que fazer: Dilma era presidente do Brasil há dois anos e não o conhecia?”.

À reflexão

Hoje, Dia da Criança, é boa ocasião para gestores públicos repensarem a postura da maioria deles quanto ao descaso com crianças e adolescentes. Gastos supérfluos são abundantes, enquanto menores perambulam nas ruas, mendigando ou se prostituindo. Para resolver isso, oficialmente nunca há dinheiro suficiente.

Debate

Eleitores que estejam indecisos terão nos debates para o segundo turno da eleição em Maceió oportunidade de fazer sua opção entre Rui Palmeira e Cícero Almeida. O primeiro deles será promovido pela TV Mar, canal 25 da NET. Será no dia 20, a partir das 21 horas, com mediação do jornalista Mauro Wedekin.

Além de Paulão (PT), Gustavo Pessoa (PSOL) e JHC (PSB) resolveram ficar de fora da disputa do segundo turno em Maceió. Não vão apoiar ninguém. Já os Diretórios do PTC, PEN e PSDC, que, coligados, tiveram como candidato a prefeito Paulo Memória,  decidiram apoiar a reeleição do prefeito Rui Palmeira.

Caso médico

Até ontem, início da noite, preocupava o estado de saúde do deputado estadual João Beltrão (PRTB), internado na Santa Casa de Maceió. Beltrão teve infecção, a partir de complicações de erisipela, e os rins foram afetados. Ele deixou a UTI, mas causa apreensão o fato de ele ser diabético.

Distorção

Em 2012, a vereadora Simone Andrade foi eleita com cerca de 3.200 votos, enquanto outros obtiveram mais de 4.500 votos e não se elegeram. Este ano, Simone obteve 5.90 votos e perdeu a vaga para Luciano Coutinho, com 3.663. Tudo por conta do voto de legenda. O registro é do semanário “Primeira Edição”.

Plus

A Faculdade Maurício de Nassau Maceió agora é credenciada pelo MEC como Centro Universitário, por abranger mais de uma área de conhecimento. Amanhã, às 19 horas, na unidade Farol, haverá um ato oficial, por conta disso, com presença do presidente do Conselho do Grupo Ser Educacional, Janguiê Diniz.

Opinião

Do blog “O Antagonista”: “Lula quer processar João Doria. Segundo a Folha de S. Paulo, seus advogados estudam medidas judiciais contra o prefeito eleito pelas entrevistas em que ele disse que ‘gostaria de visitar o ex-presidente na prisão’ e que levaria chocolates e até um cisne de presente’.”

 

*Hoje, feriado nacional, repartições públicas municipais, estaduais e federais estarão fechadas. Bancos não terão expediente. Maceió Shopping, Parque Shopping e Pátio Maceió funcionarão em horário normal. Lojas do Centro abrirão de 8 às 14 horas.

 

*Neste Dia das Crianças, o projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato anuncia como atração o espetáculo “Flora e Alecrim – As peripécias do Macaco Tico e Dona Onça Pintada”, com a Companhia do Imaginário.    Às 19 horas,  no Teatro Deodoro.

 

*“Levando a Vida na Gaita” é o show do músico Luciano Harmônica Falcão, amanhã, no projeto “Quinta no Arena”, às 19h30m, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso. O show visa atingir todas as faixas etárias para demonstrar a versatilidade da gaita de boca.

 

*Encerram-se amanhã as inscrições do IV Edital de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, com premiações que alcançam R$ 3 milhões para longa-metragem, curta-metragem, telefilme, animação e documentários. Contato: www.cultura.al.gov.br.

* Amanhã será aberta a 35ª Jornada Norte-Nordeste de Dermatologia, com participação de profissionais que atuam no ambulatório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, da Ufal. O evento tem atividades previstas para até o próximo sábado.

*Amanhã será aberta a exposição “Vento Nordeste”, do artista visual Rosivaldo Reis, a partir de 19 horas,  na Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro. O artista utilizou latas de refrigerante e cerveja para retratar as coisas do Nordeste.

 

*Mantendo o técnico e a base do time, num trabalho iniciado em novembro do ano passado, o CSA tende a colher resultados mais positivos em 2017. No Alagoano deste ano o clube fez 12 pontos a mais que o campeão CRB e conseguiu acesso à Série B.

 

“Todo mundo vai ter de ceder um pouco”

 Raul Veloso

 Economista, defendendo a reforma previdenciária do governo Michel Temer