Roberto Baia

11 de outubro de 2016

Está bem

Paulo Lourenço, conhecido em Arapiraca e em todo Estado de Alagoas como Paulo do Bar, continua internado no Hospital Regional de Arapiraca e, de acordo com a direção médica, seu estado de saúde permanece estável e deverá receber alta nos próximos dias.

Paulo do Bar é incentivador e cultural e uma das figuras mais respeitadas e queridas na área cultural arapiraquense.

 

Candidaturas pendentes

Com informações do jornalista Roberto Gonçalves: Um total de doze prefeitos eleitos no pleito de 02 de outubro em várias regiões do estado de Alagoas, aguardam decisões da Justiça Eleitoral no tocante a legitimidade de suas candidaturas.

De acordo com informações divulgadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vitoriosos nas urnas, dez deles tiveram passe livre dos juízes de suas comarcas para disputar o voto dos eleitores em suas bases. Mas os registros foram impugnados por coligações adversárias ou pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) Outros dois ainda aguardam o julgamento de suas candidaturas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE).

 

Prefeitos

Os prefeitos eleitos em Branquinha, Jairinho Maia (PSDB); Carneiros, Geraldo Filho (PMDB); Chã Preta, Rita Tenório (PMN); Colônia Leopoldina, Manuílson Andrade (PSDB); Olho D’Água das Flores, Nen de Humberto, (PR); Olho D’Água Grande, Zé Adelson (PSDB); Passo do Camaragibe, Vânia do Passo (PSD); São José da Tapera, Zé Antônio (PSB); Teotônio Vilela, Joãozinho Pereira (PSDB); e Traipu, Eduardo Tavares (PSDB) Esses eleitos, tiveram os registros de candidatura deferidos pela Justiça Eleitoral, mas questionados por adversários.

 

Expectativa

 Já os eleitos em Pão de Açúcar, Dr. Flávio (PMDB); e Campo Grande, Arnaldo Higino (PRB), estão com candidatura pendente de julgamento. “Vamos nos esforçar para julgar estes processos o mais rápido possível”, explicou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral Sebastião Costa Filho. A previsão é de que até o final do mês todos os casos devem estar resolvidos. Dois outros casos chamam atenção em Alagoas.

 

Candidato único

O promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto será candidato único na eleição para procurador-geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que ocorrerá no dia 30 de novembro, das 9h às 17h, no Auditório Edgar Valente de Lima Filho, no prédio-sede da Procuradoria Geral de Justiça.

 

 

Operação da PF

A Polícia Federal realizou uma operação na manhã de ontem em Arapiraca, onde cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra suspeitos de compra de votos na região do Agreste alagoano.

A operação, denominada “Pinote”, é, na verdade, um desdobramento de apreensão que aconteceu no último domingo, dia 2 de outubro.

 

Busca e apreensão

De acordo com informações da PF, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois deles em empresas – um na casa de um dos donos dessas empresas, e outro em um posto de combustíveis, onde a polícia apreendeu dinheiro, santinhos e um veículo no dia da eleição. Os nomes dos suspeitos e as empresas alvos da operação não foram divulgados pela Polícia Federal.

 

Dia das Crianças

As lojas âncoras e as lojas de brinquedos do Centro de Maceió vão funcionar em horário especial, das 9h às 14h, no próximo dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. A data também comemora o Dia das Crianças. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) informa que os shoppings Parque, Pátio e Maceió vão funcionar em horário normal.

 

Interior

O Arapiraca Garden Shopping também estará funcionando. Já as lojas, a praça de alimentação e a Central JÁ do Shopping Farol não funcionarão. Os cinemas permanecerão com programação normal.

O Sindilojas Penedo, Palmeira e Arapiraca, entidades filiadas à Fecomércio, informaram que o comércio das cidades será fechado. O Sindilojas Arapiraca orienta que, caso o empresário deseje abrir o seu estabelecimento, deverá entrar em acordo com o sindicato laboral (3521- 5879).

 

 

 

Associação legal

O Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da 24ª Promotoria de Justiça da Capital (Fundações), em parceria com a Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal) está promovendo, a partir de segunda-feira, e se encerra nesta terça-feira, 11, a quarta edição do “Projeto Associação Legal”.

 

 

… O evento está sendo realizado no Auditório Virgínio Loureiro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e terá continuidade amanhã.

 

… A “Intersetorialidade – De mãos dadas: 1º Setor – 2º Setor – 3º Setor pela paz e bem-estar social” é a temática da vez. Trata-se de uma discussão sobre planejamento e articulação para realização de ações coletivas e mobilização de estratégias e competências para a execução dos objetivos comuns.

 

… “Para atender à demanda de seus beneficiários, o Terceiro Setor necessita de apoio do poder público e da iniciativa privada, o que é viabilizado por meio de parcerias. Preocupada com essa cooperação, que tem sido de fundamental importância para a sociedade, esta Promotoria idealizou o 'Projeto Associação Legal', que visa à capacitação de dirigentes, membros e conselheiros de entidades de interesse social, líderes comunitários e demais interessados no desenvolvimento de tão necessária intersetorialidade para a sociedade”, disse a promotora de Justiça Failde Mendonça, organizadora do evento.