Flávio Gomes

11 de outubro de 2016

Audálio e a Constituição

Do jornalista e escritor Audálio Dantas, alagoano que participou da elaboração da Constituição de 1988 como deputado do PMDB-SP, em entrevista à Agência Sindical: “A Assembleia Nacional Constituinte nasceu das lutas contra a ditadura e pela redemocratização. Essas jornadas mobilizavam amplos setores da população, esquerda, sindicalismo, partidos ligados à questão democrática e entidades das mais variadas formações… Naquele tempo, a principal bandeira dos jornalistas era o fim da censura, com a consequente conquista da liberdade de expressão e a garantia de ter esse direito assegurado no texto constitucional. Entendo que os jornalistas participaram de duas formas: enquanto cidadãos, muitos de nós estávamos nas fileiras da luta pela redemocratização; e enquanto profissionais, que cobriam a Constituinte, falavam dos seus bastidores e noticiavam os trabalhos e decisões. Os jornalistas parlamentares, como Freitas Nobre e Cristina Tavares, foram valorosos e merecem ser lembrados. Muitos jornais, mesmo os que tinham apoiado a ditadura, passaram a noticiar o movimento pela redemocratização. Era um movimento forte, amplo, e não havia como a imprensa ignorar. A Constituição é constantemente desrespeitada, servindo, inclusive, de cortina de fumaça para ocultar ilegalidades e o recente golpe em nosso País”.

Pressão 

Da coluna “Labafero”, do site Cada Minuto: “Informações dão conta que o governador Renan Filho criou um grupo no whatsapp, intitulado ‘somos todos 15’, para cobrar, ele próprio, a adesão dos secretários e assessores mais próximos à campanha de Cícero Almeida a prefeito de Maceió neste segundo turno.”

Determinação

O empenho de Renan Filho em favor da vitória de Cícero Almeida poderá ser sentido no guia eleitoral, que recomeça hoje. Por ordem do governador há uma nova equipe fazendo o programa de Almeida na TV. Pelo que se diz nos bastidores, a orientação é descontruir a candidatura de Rui Palmeira, a qualquer custo.

Rejeitado

Depois de uma reunião do Partido dos Trabalhadores, sábado, para decidir sobre o segundo turno da eleição em Maceió, divulgou-se que a legenda preferiu não apoiar nem Rui Palmeira nem Cícero Almeida. A realidade, lamentável para o histórico recente do partido, é que nenhum dos candidatos quis o apoio do PT.

Reforço

Antes mesmo de o deputado federal JHC se manifestar sobre seu apoio no segundo turno o prefeito Rui Palmeira ganhou o apoio dos dois vereadores eleitos pela coligação dele: Francisco Sales (PPL) e Samyr Malta (PSDC). Com isso, Rui amplia mais o número de vereadores eleitos na campanha do segundo turno.

Prioridade

Prefeito eleito de Arapiraca, Rogério Teófilo desmarcou vários compromissos ontem e hoje em Alagoas, para viajar a Brasília procurar a bancada federal do Estado em busca de emendas em favor do seu município no Orçamento da União da 2017. Assim ele começa, de fato, a trabalhar pelo mandato que começa em janeiro.

Vitorioso

O deputado federal Rodrigo Cunha participou diretamente da campanha de oito prefeitos eleitos em Alagoas, incluindo Rogério Teófilo. No segundo turno, reforça seu apoio a Rui Palmeira. No período eleitoral Rodrigo tem difundido a campanha “Eu Eleitor”, iniciativa sua, de conscientização do cidadão na hora do voto.

Opinião

Do “Estadão”: “É preciso que, afastados os obstáculos criados pela ideologização do pré-sal na era lulopetista, o governo elabore um calendário de leilões para atrair os investimentos privados. Será necessário também rever a política de conteúdo local, que continua a tolher a liberdade da Petrobrás de escolher os melhores fornecedores”.

 

*A Câmara Municipal de Maceió entregou ontem aos artistas plásticos Pedro Cabral e Solange Chalita a Comenda Pierre Chalita, conferida a pessoas e instituiçõesque se destacam no âmbito artístico e cultural. Iniciativa da vereadora Teresa Nelma.

*A Controladoria Geral do Estado realiza hoje capacitação sobre Prestação de Contas com as 47 instituições beneficentes cadastradas no Programa Nota Fiscal Cidadã. As instituições irão prestar contas do recurso recebido por meio de sorteio. 

*A Aliança Comercial de Maceió proporcionará hoje, véspera de feriado, atividades no calçadão do Centro de Maceió voltadas para a criança. No Espaço Kids haverá jogos e brinquedos à disposição das crianças, no horário das 9 às 13 horas.

* Hoje, das 9 às 17 horas, haverá, no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, o “Museu Théo Brandão no Outubro Rosa”, com ações relacionadas à autoestima das mulheres que enfrentam o tratamento de câncer. Participa o coral do Grupo Renascer.

* O Programa Mesa Brasil do Sesc Alagoas e a Ufal promovem hoje o Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional, de 9 às 16 horas, no Auditório Nabuco Lopes, do Campus A.C. Simões. Haverá palestras, mesas redondas e oficinas.

* A 5ª Gerência Regional de Ensino, sediada em Arapiraca, vai lançar, hoje, mais uma edição do projeto “Leitura e escrita: uma forma de repensar conceitos”. O evento de estímulo literário e à produção textual será no Ginásio de Esportes da Escola Pedro Reis.

*O CSA conseguiu o acesso à Série C, mas o ASA perdeu de 3×0 do Guarani, em Campinas, e deixou passar a chance de ir à Série B. O CRB, pelo que (não) vem jogando, definitivamente agora luta para ficar na Série B, pois o sonho de Série A acabou.

 

“Não se pode falar que é golpe, está dentro do estado democrático de Direito”

Dias Toffolli

Ministro do Supremo Tribunal Federal, sobre a Operação Lava Jato