Roberto Baia

11 de outubro de 2016

Ainda afastado

A desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, que está assumindo a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, manteve a liminar que afastou o prefeito de Canapi, Celso Luiz Brandão. Ele responde por improbidade administrativa, por ter, segundo o Ministério Público de Alagoas (MP/AL), promovido inúmeras irregularidades na gestão de verbas previdenciárias e descumprido decisão judicial que determinava o repasse mensal de verbas ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Canapi/AL (Iprev).

 

 Prejuízo ao erário

O MP afirma que deveriam ter sidos repassados ao Iprev R$ 2.285.025,32, valor referente a contribuições previdenciárias, descontadas na folha de pagamento mensal dos servidores efetivos. A acusação alega que a falta de repasses causou prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito para Celso Luiz.  A desembargadora entendeu que a decisão de primeiro grau não gera qualquer lesão, por isso manteve o afastamento do gestor.

 

 

Cavalgada em Feira Grande

Cavaleiros e amazonas de Feira Grande participarão nesta quarta-feira (12) da 13ª Edição da cavalgada em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. O evento organizado pelos feira-grandenses Paulo Alves, Dorge Aristides, Júnior Alves e Major Manu, sairá do Parque Paulo Alves, às 9 horas, e encerrará no povoado Tabocal com uma missa em ação de graças à Padroeira do Brasil.

O tradicional bate cela ocorrerá na fazenda Santana, logo após a cavalgada segue para a cidade e vai até o sítio Brejo Grande, onde haverá churrasco e leilão de prêmios.

 

Maceioenses endividados

O endividamento do consumidor de Maceió aumentou pelo quarto mês consecutivo, segundo demonstra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada pelo Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisa e Desenvolvimento (IFEDP) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

 

Desde junho, os indicadores têm apontado um aumento gradativo no consumo e, entre agosto e setembro, houve uma elevação de 1,29% no endividamento. Em relação ao atraso no pagamento e à inadimplência, o aumento foi inexpressivo (0,03%). 

 

 

Números das dívidas

As famílias inadimplentes representam 18,1% dos endividados. Deste universo, 6,6% informaram ter condições de pagar totalmente suas dívidas no mês que vem; 31,3% pagarão parcialmente e 56,7% continuarão sem pagar. Hoje, o tempo médio que as famílias permanecem com contas em atraso é de 64,5 dias. Já o comprometimento médio da renda dos consumidores é de 28,4%.  

 

Arapiraca

O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, retornou à cidade de Arapiraca, nesta terça-feira (11), para ver de perto os trabalhos artísticos e literários de estudantes das 30 escolas que compõem a 5ª Gerência Regional de Educação (Gere).

 

As atividades foram desenvolvidas no ginásio de esportes e no estacionamento da Escola Estadual Professor Pedro Reis, no bairro Baixão, como parte da segunda edição do projeto “Leitura e escrita: uma forma de repensar conceitos”.

No local foram montados estandes para exibição dos trabalhos dos alunos das unidades de ensino da rede pública estadual em Arapiraca e de mais 29 municípios da região.

 

Dia da Leitura

 

A iniciativa ficou a cargo da coordenação da 5ª Gere, que tem à frente a professora Wilany Félix e as técnicas Leônia Oliveira, Edilma de Mendonça e Égide Amorim, com apoio do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

O projeto também é alusivo ao Dia da Leitura, que será comemorado nesta quarta-feira, dia 12 de outubro.

Para a realização do projeto, cada uma das 30 unidades de ensino selecionou um trabalho elaborado pelos alunos para a mostra em nível regional.

 

 

Eleições da AMA 1

Os partidos já começam a se organizar e estabelecer quem serão os novos nomes para comandar a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Segundo o jornalista Wadson Regis, a AMA é uma grande vitrine política para prefeitos. “Ser presidente da AMA é garantia de presença constante em Brasília, onde tudo acontece na política”.

 

 

Eleições da AMA 2

Para o próximo biênio, variados nomes ensaiam candidaturas. Na verdade a maioria pretende cargos na estrutura. Entre eles está o prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, ele já foi presidente da UVEAL, é amigo do governador e conta com políticos de mandato, na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

 

 

Eleições da AMA 3

Outro nome na disputa é o prefeito eleito de Quebrangulo, Marcelo Lima. Ele deixou a direção da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) e mantém boas amizades e alianças no meio político. Tem como bons colegas prefeitos, deputados, os três senadores. Os dois candidatos já estão fazendo as devidas alianças. Ambos são do PMDB e se a harmonia na AMA prevalecer Marcelo e Hugo “devem polarizar e chegar juntos à presidência”.

  

… De 13 a 19 de outubro, cinco cidades do Norte e Nordeste brasileiro receberão o projeto Pé de Página – Circuito Sesc de Literaturas, que visa promover, por meio de uma itinerância em âmbito nacional, autores de diversas categorias da literatura brasileira.

 

… Serão mesas redondas com temas literários desde o universo dos contos infantis até versos e prosas de requinte literário.

 

… A exemplo de outros circuitos já existentes no Sesc, como o Palco Giratório, em Artes Cênicas, e o Sonora Brasil, em Música, o projeto Pé de Página irá estimular o intercâmbio na rica produção literária brasileira contemporânea.