Roberto Baia

7 de outubro de 2016

Carroça de burro

“Vou fazer a campanha para deputado federal em uma carroça de burro”. A declaração é de Cícero Valentim que apesar do entusiasmo folclórico tem um passado político que merece respeito. Valentim tem em sua conta quatro mandatos de vereador de Arapiraca, já foi deputado estadual, e elegeu irmão Petrúcio Valentim, vereador de Arapiraca.

Como Arapiraca ficou órfã na Câmara Federal com a desistência de Célia Rocha para disputar mandato em Arapiraca, o nome de Valentim deve ser levado em consideração para o pleito que será realizado em 2018.

 

Saiu abalado

Não resta nenhuma dúvida do desgaste político do governador Renan Filho (PMDB) com o resultado das eleições municipais realizadas no último domingo, 2. Renanzinho perdeu em cidades importantes como Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia, Campo Grande, Feira Grande, Lagoa da Canoa, dentre outras de regiões do Sertão ao Litoral Norte.

Agora, é juntar os cacos, abrir um longo diálogo com lideranças políticas interioranas para não ter novas surpresas nas eleições de 2018.

 

Adelmo de Junqueiro

O agropecuarista Adelmo Pereira, mais conhecido como Adelmo de Junqueiro, faleceu na madrugada de quarta-feira, 5, em um hospital de Maceió. Seu corpo foi sepultado na manhã de quinta-feira, 6, com a presença de familiares e amigos. Além de agropecuarista, Adelmo também tinha inúmeros empreendimentos no Estado, a exemplo do Plaza Hotel, em Arapiraca.

 

Prestou homenagem 1

 Representando o governador Renan Filho (PMDB), o vice-governador Luciano Barbosa (PMDB) esteve na manhã desta quinta-feira (6), na cidade de Junqueiro, para acompanhar o sepultamento do empresário e agropecuarista Adelmo Pereira.

 

Prestou homenagem 2

 

Na chegada a Junqueiro, o vice-governador Luciano Barbosa lamentou mais uma vez o falecimento de Adelmo de Junqueiro e transmitiu a mensagem de pesar aos familiares, amigos e moradores da cidade. “O Agreste, e mais precisamente a cidade de Junqueiro, perdeu um grande empreendedor. Um homem trabalhador, visionário e que contribuiu bastante com o desenvolvimento desta região e também de Alagoas”, disse o vice-governador.

 

O grande perdedor

 

O deputado estadual Jairzinho Lira poderá encontrar dificuldades para buscar reeleição no pleito estadual de 2018. Lira acabou sendo prejudicado com o resultado das últimas eleições onde não conseguiu eleger prefeitos em três cidades, dentre elas Lagoa da Canoa, onde a candidata foi sua esposa Fabiana Lira, e Feira Grande, onde seu irmão Veridiano Almir perdeu por uma larga vantagem de votos para o seu cunhado Flavio do Chico da Granja.

 

Apoio importante

A propósito, a expressiva vitória do empresário Flavio do Chico da Granja para a prefeitura municipal de Feira Grande só foi possível graças ao empenho da família e de abnegados amigos, que acreditaram no seu potencial para desbancar o prefeito Veridiano Almir, que concorreu à reeleição.

Um dos nomes que tem sido levado em considerado e arrancado elogios por parte do prefeito eleito é do empresário e agropecuarista Dorge Aristides, que além de incentivar e acreditar na sua candidatura foi responsável direto por atrair eleitores para o barco oposicionista.

 

População carente

Dorge Aristides afirma que sem o apoio dos amigos do campo, principalmente de pessoas jovens e idosas que acreditaram em seu candidato, jamais conseguiria levar a mensagem do também empresário Flavio do Chico da Granja, cujo programa de governo está voltado para a população carente das áreas urbana e rural.

 

 

São Luiz do Quitunde

O Ministério Público Federal em Alagoas e o Ministério Público Estadual (MP/AL) decidiram pedir o bloqueio das contas públicas do município de São Luiz do Quitunde, referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A liminar, que já havia sido concedida em 2015, foi novamente executada porque o gestor que assumiu o lugar do prefeito afastado descumpriu obrigação de comprovar o regular pagamento dos profissionais da educação no município.

 

Prometeu e não cumpriu

 A liminar foi concedida integralmente pelo juiz, ainda em 2015. Mas, em audiência judicial, depois do afastamento do gestor pela Justiça, o novo prefeito se comprometeu a pagar os salários atrasados e encaminhar relatórios mensais das folhas de pagamento da educação do Fundeb 60 e 40, razão por que o MPF concordou com a suspensão do bloqueio das contas. No entanto, o município jamais cumpriu a obrigação assumida.

 

 … O Dia das Crianças do Residencial Agreste contará, no próximo dia 8, com o talento e carinho da equipe de artesãos da Fábrica de Sonhos (FDS), projeto cultural voltado à valorização dos artistas de Arapiraca.

… Com o apoio do idealizador do projeto, Daniel Rocha, a FDS está confeccionando em torno de 300 bate-bates para serem entregues à meninada do Residencial, Sítio Fazenda Velha, na quadra R-23.

… Parte dos brinquedos artesanais feitos pelos artistas da Fábrica de Sonhos serão doados para a Matriz de São José com a finalidade de serem entregues às crianças dos mais de 500 casais fieis dessa igreja.