Flávio Gomes

6 de outubro de 2016

Vergonha nacional

Do jornalista Jorge Oliveira, protestando por de Dilma Rousseff ter conseguido mais uma aposentadoria, em apenas 24 horas, logo após ser afastada pelo impeachment: “A ex-presidente não precisou enfrentar filas nem agendar o dia para comparecer ao INSS, como fazem todos os candidatos à aposentadoria. Acionou apenas Carlos Gabas, que serviu de estafeta para a ex-chefe furar a fila e conseguir aposentadoria um dia depois do impeachment. Assim, um grupo devotado de servidores, sob as suas ordens, trabalhou com dedicação exclusiva para beneficiar a Dilma, que agora tem três aposentadorias: a de anistiada, a de ex-presidente e a do INSS, uma vergonha nacional para quem ainda se divulga honesta e se diz vítima de um golpe. Furar a fila do INSS, isto sim, é um golpe contra milhares de brasileiros que tentam diariamente vencer a burocracia do órgão para fazer valer os seus direitos nem sempre respeitados… O que surpreende a todos nós, de verdade, é saber que durante seis anos essa senhora governou o Brasil, uma das maiores economias do mundo, dessa forma: transgredindo a lei, acumpliciando-se com a corrupção e praticando atos bizarros, mesquinhos e truculentos como esses de furar uma fila do INSS…”

Chabu

Em alguns municípios Renan Filho impôs alianças do seu interesse contrariando o pai, senador Renan Calheiros, o mais profissional dos políticos de Alagoas. Talvez os resultados ruins, com efeitos em 2018, façam o presidente do Congresso Nacional se empenhar por Cícero Almeida, o que não ocorreu no 1º turno.

Liderança

Ao assumir o cargo de ministro do Turismo o deputado federal Marx Beltrão (PMDB) reforça sua força política. Ele substitui o pai, deputado estadual João Beltrão, como operador político da família, que festeja a eleição de cinco prefeitos. Marx articulou a vitória de prefeitos em vários municípios, além dos “seus”.

Sem cogitação

Cristhian Teixeira, secretário estadual do Planejamento e Gestão Pública, desconhece, oficialmente, a proposta da Fecomércio para o governo antecipar o pagamento do 13º salário. E questiona: “Alguns Estados estão com salários atrasados e anunciando que não pagarão 13º. E aqui querem que antecipem…”

Bola fora

Está sendo veiculada uma campanha publicitária do governo estadual sobre ações do Estado pela paz em Alagoas. Ironicamente, uma das personagens que ilustram a peça é Nayara Andrade, policial militar denunciada pelo MP sob a acusação de participar da morte de um jovem de periferia, desaparecido há dois anos.

Lei da selva

Causou repugnância, manifestada pelas redes sociais, a morte de um homem, vítima de tiros, que era conduzido de São Luiz do Quitunde para a Unidade de Emergência, em Maceió. Consta que ele, ferido, estava algemado e sem escolta, num carro com apenas o motorista. O carro parou na estrada e ele foi executado.

Revitalização

O Ministério do Meio Ambiente está realizando encontros com os governos estaduais da bacia do Rio São Francisco, para obter propostas para o Programa de Revitalização Novo Chico. Hoje haverá reunião na sede local do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, no Edifício The Square, em Maceió.

Opinião

Cláudio Lamachia, presidente da OAB: “Foi acertada a mudança na regra eleitoral que passou a proibir doações de empresas a partidos e candidatos. A redução substancial do preço das campanhas é uma grande vitória para a sociedade brasileira. Sem a pirotecnia do marketing, os candidatos precisaram realçar suas ideias e propostas.”

 

* Morreu ontem o empresário Adelmo Pereira, proprietário de empreendimentos no interior de Alagoas, especialmente na área rural. Era irmão do falecido empresário João José Pereira, ex-prefeito de Junqueiro, e tio da deputada estadual Jó Pereira.

*Foi sepultado ontem no Cemitério São Luiz, em Fernão Velho, Maceió, o jornalista José Pantaleão, aos 65 anos. Além de repórter cinematográfico de várias emissoras, inclusive do SBT, era também músico profissional. Pessoa muito querida.

*Inicia-se hoje a II Semana de Empreendedorismo Universitário, que se encerra no sábado, 8, no Maceió Mar Hotel. O evento é promovido por estudantes que atuam na Empresa Júnior de Engenharia Química e Engenharia Ambiental, da Ufal.

*Encerram-se hoje as inscrições do concurso público para 24 vagas de professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Alagoas. Interessados devem obter mais informações no endereço http://concurso.ifal.edu.br.

*O espetáculo “Um Trem de Histórias, do Cravo, Contador de Histórias”, é a atração de hoje do Projeto Quinta no Arena. Direção e dramaturgia de Homero Cavalcante, com Arnaldo Ferju e Gidelson Silva. Às 19h30, no Teatro de Arena Sérgio Cardoso.

*O Programa de Educação Tutorial do curso de Psicologia da Ufal promove, hoje, mais uma edição do “Psicologia em tela”, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Início às 14 horas, com exibição do filme “Garota, Interrompida”.

*Matematicamente ainda há chances, até porque está muito embolada a disputa pelo G-4 da Série B, mas até o mais otimista torcedor do CRB não crê mais em acesso à Série A. Também, um time que na reta final perde cinco partidas seguidas dentro de casa…

 

“Lula disse recentemente que ‘não tem 2018 se a gente não tiver 2016’. Tomara que ele esteja certo.”

Flavio Faveco Corrêa

Jornalista