Roberto Baia

2 de outubro de 2016

Restrição da comunicação

Sidinéia Tavares_ interina

 

A coligação “Unidos por uma nova Arapiraca” do candidato a prefeito e suplente de deputado, Rogério Teófilo (PSDB), poucos dias após o pleito eleitoral, que ocorre neste domingo (02) , está tentando restringir o trabalho da comunicação arapiraquense. É um dos raros momentos em que os que geralmente são fontes de informação viram notícia. O jornalista de Arapiraca Roberto Gonçalves, com blog no Portal Cada Minuto, entre outros sites, foi acusado pela coligação de utilizar o blog apenas para campanha de um candidato a prefeitura da cidade.

 

Restrição da comunicação 2

Em sua defesa, e com apoio de diversos profissionais da área, Roberto Gonçalves afirma que ao expor e informar à população os acontecimentos no decorrer da campanha eleitoral do candidato, ao qual é acusado de favorecer, o que não significa que esteja preterindo sobre os demais. Assim, apenas exerceu o seu direito/dever de informar à população do que ocorre na cidade, “sem invencionismos e sem parcialidade”.

 

Sem campanha na véspera

O desembargador do TRE, Fábio Henrique Cavalcante Gomes, revogou a liminar concedida por ele na última quarta-feira (28), que restabelecia a campanha na 25ª Zona Eleitoral. Com a nova decisão, os atos de campanha voltam a ficar proibidos nos municípios de Novo Lino, Campestre e Colônia Leopoldina até o fim da eleição.

 

Período encerrado

As campanhas foram suspensas até às 22 horas deste sábado, horário que acaba todo processo de campanha. Não foi permitida a realização de caminhadas, carreatas, passeatas e a utilização de carros de som. Nada disso, porém, será liberado em razão da suspensão imposta pelo juiz.

 

Limoeiro de Anadia e Boca da Mata

Pequenos produtores que atuam na piscicultura intensiva dos municípios de Boca da Mata e Limoeiro de Anadia foram contemplados, ontem (30) pelo governo de Alagoas, com a doação de 10 mil alevinos de tilápias cada município.

Boa parceria

A doação beneficiou os produtores das comunidades de São João, em Limoeiro de Anadia, e Santo Antônio, em Boca da Mata. A ação faz parte do cronograma estabelecido pelo governo para beneficiar famílias de piscicultores nos municípios alagoanos, parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Covevasf).

Emprego e renda

Atualmente a comercialização do pescado é realizada em feiras livres, no comércio local dos municípios que têm instalados os módulos, e ainda, nas próprias comunidades, onde os consumidores se dirigem até os produtores. Após a doação dos alevinos, a Tilápia passa por etapas de engorda, despesca, comercialização e consumo.

 

Prevenção no trânsito

A SMTT Arapiraca divulgou ontem, sexta-feira (30), que vai monitorar o trânsito e os locais de votação com 82 agentes de autoridade de trânsito neste domingo (2), dia das eleições municipais. Os agentes de trânsito serão distribuídos em 48 escolas municipais e estaduais, além de instituições de ensino superior de Arapiraca.

Prevenção no trânsito 2

Além dos 82 agentes de trânsito, a SMTT vai disponibilizar cinco viaturas, quatro Águias (motos) e dez veículos que irão contribuir na mobilização do trabalho dos agentes de trânsito. A segurança das 48 escolas será feita por seguranças municipais e policiais militares.

 

Colégios eleitorais

Entre os locais com maior número de eleitores estão o Colégio Quintela Cavalcante (6.333 eleitores) com dois pontos de interdição na Avenida Ventura de Farias, no bairro Baixão; Escola Manoel Lúcio da Silva (4.689 eleitores); Uneal – Universidade Estadual de Alagoas (4.649 eleitores); Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho (4.902 eleitores) com um ponto de interdição na esquina das ruas Boa Vista e Estudante José de Oliveira Leite.

 

… A juíza Fabíola Melo Feijão determinou o bloqueio de R$ 660 mil das contas do município de Porto Real do Colégio, devido ao atraso no pagamento de servidores públicos. Essa inadimplência, ainda segundo o SINDSPRAL, acarreta uma situação desumana e degradante para todos os representados.

 

A decisão foi publicada no Diário da Justiça desta sexta-feira (30). O Sindicato dos Servidores do Serviço Público Municipal de Porto Real do Colégio (SINDSPPRAL/AL) alegou que ainda não foram pagos os salários de agosto deste ano.

 

… Segundo o órgão, o prefeito vem fracionando o pagamento do salário dos professores e deixando de pagar os demais funcionários, chegando a acumular dois meses de seus vencimentos.