Flávio Gomes

30 de setembro de 2016

Era Cunha não acabou

Da jornalista Helena Chagas: “Será que, a esta altura, não seria o caso de – inclusive nós, da imprensa – deixar o Eduardo Cunha para lá? Parar de dar voz a ameaças sem provas, insinuações, jogadas marqueteiras com o claro objetivo de chantagear? No dia em que ele quiser falar tudo, que fale, contando uma história com começo, meio, fim e provas. Só assim estará ajudando o país e dando um passo para sanear o sistema político. Esse é um bom debate. Mais ainda porque é óbvio que, sob esse clima de ‘eu sei o que você fez no verão passado’, nada vai andar. Nem as reformas da economia necessárias ao país, que precisam de um mínimo de estabilidade política para serem discutidas e aprovadas, e muito menos as urgentes e imprescindíveis mudanças no sistema político. Não adianta cassar Eduardo Cunha se continua tudo igual sem ele… A duras penas, e com uma boa ajuda do Supremo Tribunal Federal, a Câmara se livrou do sujeito que simbolizava o que havia de pior no modo de fazer política no país. Mas era ilusão imaginar que, com isso, hábitos e modos iriam mudar.”

 

Porém

O governo Renan Filho foi avaliado, no início do ano, como o melhor do Brasil. Mas, apesar disso, a situação de Alagoas é a pior possível no Ranking de Competitividade dos Estados, organizado pelo Centro de Liderança Pública: figura em último lugar, com 15,9 pontos – São Paulo, em primeiro, tem 88,9 pontos.

 

Reta final

Sem atos públicos, debates nem horário eleitoral a partir de hoje, os candidatos a vereador e a prefeito têm de buscar voto, até o domingo, na base do corpo a corpo. Há os que optam pelas articulações de bastidores – no bom e no mau sentido. Dinheiro para despesas de última hora é a maior preocupação da maioria deles.

 

Procuradores

Hoje, 30 de setembro, é o Dia do Procurador do Estado de Alagoas. Por conta disso, a APE/AL promoverá atividades em sua sede, a partir das 9h30m. Dentre elas, homenagens aos procuradores aposentados José Brandão Vieira e Benigna Fortes, além de lançamento de livro do procurador e jornalista José Cavalcanti Barros.

 

Enfim

Alunos da Ufal se manifestaram, finalmente, contra a possível deliberação de greve dos professores. Tais greves se repetem anualmente e só trazem prejuízos a eles, estudantes. Por conta dessas constantes paralisações em instituições públicas de ensino superior está havendo grande evasão para faculdades particulares.

 

Proposta

Encerra-se hoje, em São Paulo, o 44º Congresso da Associação Brasileira das Agências de Viagem, com participação de empresários e gestores públicos de Alagoas. A Prefeitura de Maceió lançou no evento a campanha “Maceió, sua cidade resort”. O ponto alto da campanha é um vídeo, para veiculação nas redes sociais.

 

Novidade

No prédio onde funcionava o Detran, no antigo Campus Tamandaré, no Pontal da Barra, será implantado um complexo turístico de alto luxo, inclusive hotel. Pouco se sabe a respeito, mas o que se comenta no Palácio República dos Palmares é que a negociação está na fase final. Os detalhes são guardados a sete chaves.

Opinião

De Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, ao defender que Michel Temer assuma a condição de porta-voz do seu próprio governo: “A população vê no presidente um pouco do que foi o imperador, do que foi lá trás na monarquia alguém que tinha condições de definir o rumo da vida das pessoas.”

 

*Termina hoje a campanha “Primavera Premiada”, do Maceió Shopping, que este ano vai sortear dois carros zero quilômetro. Cada R$ 30,00 em compras vale um cupom para participar.  A promoção é uma parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

*O Museu da Imagem e do Som de Alagoas, em Jaraguá, recebe hoje, às19h30m, o show “Choro de Alegria” do Trio Cai Dentro. O grupo é formado Bruno Palagani, Willbert Fialho e Mikla Waltari. Haverá participação especial de Mila do Acordeon.

 

*A cantora Madalena Oliveira apresenta hoje o show “Primavera Musical”, com repertório de sucessos nacionais e internacionais, A partir das 21 horas, no Restaurante Vila Chamusca, na Rua Paulina Maria de Mendonça, Jatiúca. Contato: 99993.1050.

*O Centro de Belas Artes de Alagoas abriu turma para a Oficina de Artesanato – Boi de carnaval e Bumba Meu Boi, ministrada pela mestre do Registro do Patrimônio Vânia Oliveira. As matrículas são gratuitas e terminam hoje. O curso começa na 2ª feira, 3.

*Encerram-se hoje as inscrições de trabalhos acadêmicos no Circuito Penedo de Cinema, voltado a estudantes, professores e técnico-administrativos do ensino superior e que integra o 6º Encontro de Cinema Alagoano. Contato: festivaldecinema.al@gmail.com.

* Até hoje a ONG Chama Vida executa o projeto “Chamar a Vida Pela Arte”, com uma exposição no Parque Shopping Maceió. A mostra conta com obras de 23 artistas plásticos em diversos artigos e ficará disponível no primeiro piso do shopping.

*A Edufal promove, até hoje, o tradicional Feirão de Livros, no Campus A. C. Simões, em Maceió. Há cerca de 4 mil livros e mais de mil títulos. O evento acontece na Praça de Conveniência, em frente às agências bancárias, das 9 às 19 horas.

 

“Não há democracia sem estado de direito, sem normas que se apliquem a todos, inclusive os mais poderosos”

 

Michel Temer

 

Presidente da República